The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.

Olhares paralelos sobre a evolução da sociedade e da arquitetura

Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by carolina.andrade, 2019-10-03 12:32:39

Influências

Olhares paralelos sobre a evolução da sociedade e da arquitetura

147


Morando em bairros mais centrais e mais densos, e também expostos, e um trânsito caótico, parte da sociedade vem redescobrindo o uso do transporte coletivo. As maiores cidades estão construindo ou aumentando suas redes de transporte de massa, como metrôs, trens, monotrilhos, corredores de ônibus, alcançando mais regiões e permitindo que mais gente possa optar pelo transporte coletivo. É certo que muito precisa ser feito, principalmente melhorar a qualidade e o conforto, de forma que o transporte coletivo se transforme efetivamente em uma opção melhor do que o automóvel. E também é importante pensarmos em diversificar as nossas modalidades de transporte: ciclovias, compartilhamento de carros, e a combinação de todos os diferentes sistemas. E não podemos esquecer o meio mais antigo de todos: o caminhar a pé, que para isso precisamos de calçadas largas e bem mantidas, de passagens cobertas para enfrentar o frio, o sol e a chuva. E por que não pensar mais ousadamente: escadas e esteiras rolantes, passagens climatizadas, elevadores urbanos para superar os grandes desníveis, etc.?
148
A arquiteta Rosilene Fontes confirma que a década de 2000 foi marcada pelos espaços menores, pela derrubada das paredes, a aber- tura de vãos, terraços espaçosos com portas- -balcão maiores. O office-home, mesmo para
quem não trabalha em casa, foi integrado com elegância à sala de estar, a cozinha deixou de ser domínio dos empregados e passou a ficar aberta para a sala e para o terraço social, cumprindo também o papel de sala de jantar.


149


150


151
Inspirado nos edifícios de Fisher Island, em Miami, e nas casas do Mediterrâneo, o Los Andes é uma nova aposta da Lindenberg


152
Seguindo a estética do Los Andes, o Pátio Villa Lobos também tem poucos andares e lembra uma vila


153


154


155
A simplicidade das linhas retas do Lindenberg Tucumã abriga apartamentos de luxo


156


Outra das grandes mudanças recentes diz respeito ao serviço doméstico. Se nas décadas passadas era normal que apartamentos de classe média tivessem quartos de empregada (até mais de um), isso vai tor- nando-se cada vez mais raro. Cada vez menos famílias têm empregados domésticos dormindo em suas casas, e cada vez menos empregados querem isso. Todos querem ter sua casa e sua intimidade, e é muito bom que nossa sociedade esteja mudando e permitindo que mais gente tenha direito a ela.
O planejamento urbano também está se transformando nos últimos anos. Várias cidades já vêm discu- tindo a ideia de que deve existir um número máximo de garagens por apartamento – até pouco tempo atrás só se pensava em número mínimo de vagas. Estão sendo também discutidos estímulos para as cha- madas “fachadas vivas”, edifícios com aberturas para as ruas com comércio e serviços, fundamentais para manter vivas as ruas. Ao que parece, vem aí um novo modelo de cidade, mais denso, multifuncional, amigável ao pedestre.
“Como os espaços estão menores, é preciso sa- ber aproveitá-los com inteligência e valer-se da tecnologia”, avalia ela.
Mesmo que o próprio Adolpho Lindenberg
tenha dito em uma entrevista: “Na década de 1950 construímos centenas de residências em estilo colonial, por achar que o estilo era mais adequado aos nossos clima e cultura.
157
No litoral norte de São Paulo, no edifício Porto Seguro todos os apartamentos dão vista para o mar


158


É certo também que são muitos os desafios deixados pelo passado, que precisamos enfrentar. São milhões de pessoas vivendo em favelas, em loteamentos irregulares e clandestinos, em cortiços, sob fios de alta tensão e em terrenos contaminados. Ao mesmo tempo, são muitos os monótonos bairros-dor- mitórios, os grandes condomínios que não se abrem para as ruas, produzindo espaços urbanos pouco qualificados. O desafio para os próximos 60 anos passa pela produção de espaços públicos de qualidade nas cidades brasileiras.
Nas décadas de 60, 70 e 80 construímos edi- fícios em estilo neoclássico ou mediterrâneo. Hoje, no entanto, inclino-me a julgar que o ideal a ser seguido pelos nossos arquitetos de-
veria ser o de uma arquitetura autenticamente brasileira, adequada ao nosso clima e às nossas tradições, independentemente dos modismos internacionais”.
159
O neoclássico revisitado no Lindenberg Jardim Paulista: a estética de ontem aplicada à de hoje


160
Villas Lindenberg: com jeito e tamanho de casa e toda a segurança dos apartamentos


161


162


163
seis décadas de arquitetura empresarial
P or incrível que pareça, até o início do século 20 São Paulo era uma cidade sem nenhuma importância no cenário político e econô- mico do Brasil. Todas as atenções estavam voltadas para a capital,
o Rio de Janeiro, e a hoje maior e mais importante cidade da América Latina não passava de uma província sem grandes atrativos. O dinheiro estava nas grandes fazendas de café espalhadas pelo interior do Estado, que usavam São Paulo como ponto de passagem da ferrovia que levava o “ouro negro” para embarcar em Santos.


Guarujá, anos 1960, Casa Grande Hotel, um casarão colonial de frente para a Praia da Enseada é a tradução do conforto e sofisticação em hospedagem
164

165


166

As coisas foram mudando aos poucos com a chegada dos imigrantes que vinham para trabalhar nas fazendas, outros, com perfil comercial, abriam pequenos negócios na cidade. Quase ao mesmo tempo em que a elite cafeeira decide mudar-se para a cidade, e construir casarões no centro, nas vizinhan- ças dos Campos Elyseos, onde ficava o Palácio do Governo. Devido a essas mudanças e ao crescimento da população, a cidade foi espalhando-se em várias direções, sendo o “triângulo histórico” – que compreende os Largos São Francisco, São Bento e a Praça da Sé – escolhido para receber empresas, bancos, financeiras, escritórios.
O primeiro edifício a ser construído na cidade, que até então só tinha prédios com, no máximo, quatro andares, foi o Sampaio Moreira, na Rua Líbero Badaró. O “arranha-céu” tinha 12 pavimentos, 50 metros de altura e uma fachada que resume o estilo eclético que imperava em São Paulo. Por anos, o Sampaio Moreira foi considerado o mais alto edifício do País, sendo supe- rado pelo Martinelli, inaugurado em 1934. O novo concorrente ocupava a esquina das ruas São Bento, São João e Líbero Badaró, tinha 105 metros de altura e 30 andares feitos de alvenaria de tijolo e estrutura de concreto: Um verdadeiro “arranha-céu”.
Foi assim que começou a ocupação do Centro Histórico de São Paulo, que por décadas foi o coração pulsante da locomotiva São Paulo. Até que, em 1970, o Centro, mesmo com sua estrutura consolidada e ocupado por gran- des corporações, começou a sentir os primeiros sintomas de abandono. O futuro apontava para a Avenida Paulista, projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, uma extensa via plana no alto de um espigão, no estilo das avenidas europeias, a primeira via asfaltada da cidade, e ocupada pelos casarões dos barões do café, que desde os anos 1950 se incomodavam com o comércio que começava a rodear a avenida, e procurava bairros mais exclusivos para se instalar, ainda em casarões ou, extrema ousadia, nos edifí- cios de altíssimo luxo erguidos por Lindenberg.
A interpretação da Lindenberg para a escola ideal está na arquitetura do Colégio Santo Américo
167


São cinco edifícios comerciais construídos pela Lindenberg na Avenida Paulista, o Quinta Avenida é um deles
168

169


170


Já no final dos anos 1960, começo de 1970, ao construir o Brazilian Financial Center, a Lindenberg teve a ideia de colocar uma praça de serviço em seu lobby, uma tendência que veio a se firmar quase 30 anos mais tarde
171


172

173


Ousado como sempre, Adolpho Lindenberg tinha levantado alguns edifícios comerciais no Centro, como o Condomínio Edifício Grande São Paulo, da Líbero Badaró, que tinha como diferencial a garagem vertical, ou seja, um elevador levava o automóvel até o andar, o carro era manobrado, estacionado e estava resolvido o problema de estacionamento.
Mas foi na Avenida Paulista que a concha da Construtora Adolpho Lindenberg começou a brilhar ao ser convidada para construir as sedes das principais ins- tituições financeiras do País, que até então ocupavam a Rua da Boa Vista, no Centro da cidade. O imponente Banco Mercantil, da família Bueno Vidigal, foi o primeiro a se mudar, levando a tiracolo sua financeira, a Finasa (comprada pelo Bradesco), a sede paulistana do Banco de investimentos Bozano Simon- sen, que pertencia a Júlio Bozano e a Mario Henrique Simonsen, que acabou sendo comprado pelo Santander e a sede do Banco Real, da família Faria, hoje também incorporado ao Santander.
174

Construído para uma das maiores metalúrgicas de cobre do Brasil, o edifício Eluma é um marco na Avenida Paulista
175


Residencial Augusta, o primeiro apart-hotel do Brasil
176

Residencial L’Ermitage, construído nos anos 1980, antes de os flats residenciais virarem moda
177


178


179
O Parque Iguatemi, erguido nos anos 1970, também tinha espaços para comércio nos primeiros andares


A arquitetura bancária proposta por Lindenberg traduzia a ideia de tradi- ção e solidez, com paredes largas, lobbies imponentes, pés-direitos altíssi- mos, chão de mármore, gradis de ferro trabalhados. Mas não era do feitio da Lindenberg ficar restrita a uma única área. E assim que a Avenida Nações Unidas, a Marginal Pinheiros, ficou pronta, a construtora ergueu o Edifício Mendes Caldeira, na esquina com a Avenida Rebouças. Pouco antes ele ha- via construído na Rua Hungria o Torre Molinos, prédio comercial de estilo mediterrâneo, que abrigava dezenas de novas confecções paulistanas que co- meçavam a fazer sucesso. E assim foram instalando seus edifícios de concreto aparente e vidro, todos com ar condicionado, pelas alamedas nos Jardins, a Avenida Faria Lima, depois a Vila Olímpia, o Ibirapuera, a Vila Mariana... Como dizia Adolpho Lindenberg: “Seguíamos para onde a cidade estava crescendo”.
Foram cerca de 60 edifícios comerciais construídos na década de 1970, já a década seguinte foi menos pródiga em termos de empreendimentos, uma vez que o País atravessava uma das piores crises de sua história. É dessa década o Beka, um pequeno prédio com a fachada toda de vidro e a primeira parede verde, hoje ecologicamente corretíssima, e o Edifício Paulista Atrium, na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, com fachada de vidro do teto ao chão, e escritórios com cerca de 90 metros quadrados.
O que os anos 1980 trouxeram de bom para a arquitetura comercial foi o uso da pele de vidro, substituindo o tradicional vidro por um novo produto feito de vidro mas que recebia uma película metálica que rebatia a luz do sol, diminuindo, assim, a incidência do calor nos ambientes, o que resultava em economia de energia elétrica e ar condicionado. Além de emprestar moder- nidade aos projetos, as peles de vidro eram fáceis de limpar e manter e agili- zavam o sistema de construção reduzindo custos. Essas torres envidraçadas, inspiradas no modelo americano de arquitetura comercial, eram ecologica- mente mais saudáveis, mesmo provocando discussões entre os arquitetos a favor e contra. Institucionalizada nos anos 1990, a Lindenberg levou a pele de vidro para alguns edifícios residenciais de alto luxo com grande sucesso.
A primeira empresa a acreditar no potencial da Avenida das Nações Unidas foi a Mendes Caldeira, que se instalou na esquina da Avenida Rebouças
180

181


182

183
Um mini-shopping center era ideia revolucionária nos anos 1970, quando a Lindenberg construiu o Cal Center, na Rua Iguatemi, hoje Avenida Faria Lima


184

185
Depois de levar a concha vermelha da Lindenberg para a Avenida Paulista, foi a vez da Avenida Faria Lima ser ocupada por edifícios da grife, como o Centro Empresarial Mario Garnero


Portentoso e sólido como deve ser um banco, o edifício ocupado hoje pelo Bradesco foi erguido para o Banco Mercantil de São Paulo
186

187


Adolpho Lindenberg sempre gostou de um desafio, e entre edifícios e casas que construía abriu espaço em suas pranchetas para projetar hotéis, indús- trias e escolas. É dele o projeto do Colégio Santo Américo quando esse se mudou do bairro de Santa Cecília para o Morumbi, o hotel Casa Grande na Praia da Enseada, no Guarujá, um típico exemplo do colonial brasileiro; são dele os hotéis Tropical de Manaus, de estilo colonial e Tropical Santarém e sua curiosa planta em forma de meia-lua; os hospitais Açominas, em Mi- nas Gerais e o Cruz Azul, na Avenida Lins de Vasconcelos, em São Paulo e plantas industriais para a Sambra, no Paraná, e a Cobrasma, empresas que já encerraram suas atividades, entre outros projetos.
Inovador, o Condomínio edifício Grande São Paulo, na Rua Líbero Badaró, tinha vagas para até seis carros em cada andar
188

189


O novo milênio levou a Lindenberg para o interior. Grandes cidades como Campinas e Ribeirão Preto clamavam pelo padrão Lindenberg e ainda permi- tiam a implantação de um novo conceito, os empreendimentos de mixed-use, que reuniam em um único terreno moradia, trabalho e conveniência, ou seja: uma torre para residência, uma torre para escritórios, e um mall para servi- ços e lazer, todos com entradas independentes. Surgia, assim, a linha Trio by Lindenberg, que teve o Trio Ribeirão Home como primeiro lançamento, em 2010, seguido pelo Trio by Lindenberg, em Piracicaba, lançado em 2013, um edifício de uso misto que combina comercial, residencial, convenções e lojas. Nessa mesma época começou a ser construído o Timboril, também em Pira- cicaba, um condomínio residencial de alto padrão, com apartamentos de 213 metros quadrados e todos os diferenciais em termos de lazer e tecnologia que fazem cada Lindenberg único.
Edifício Mauro Paes de Almeida, 13 andares e quase dois mil metros quadrados de área locável, na Rua Padre João Manuel
190

191


Outro selo de qualidade Lindenberg foi lançado nesse começo do século 21: o Win-Work. Torres comerciais de arquitetura contemporânea, plantas corporativas, janelões do teto ao chão com vista, terraços abertos sobre a cidade, e toda a tecnologia e automação que os escritórios atuais necessitam. A coleção Win-Work se espalha por São Paulo e já desceu a serra chegando a Santos, com imenso sucesso.
Se em 1954 o engenheiro Adolpho Lindenberg teve a visão de fazer casas de estilo colonial, depois construir edifícios neoclássicos que se transformaram em sinônimo de padrão de qualidade, hoje ele aposta na nova geração, acre- dita nas mudanças que os novos tempos pedem, buscando soluções inteli- gentes para essas mudanças. E continua reinventando a empresa que criou.
Win Work é uma nova coleção de edifícios comerciais criados pela Lindenberg, cons- truídos com tudo o que um escritório moderno precisa, inclusive vista panorâmica como no Win Work Pinheiros
192

193


Nesses 60 anos, muitos profissionais passaram pela Construtora Adolpho Lindenberg.
. Adalberto Porfirio Silvestre . Adão Pires de Jesus . Ademar de Freitas Barbosa . Adenildo Pereira Lima . Adolpho Lindenberg . Adolpho Lindenberg Filho . Adriana Di Mario . Adriano de Oliveira Moreira . Agostinho Pereira Sampaio . Ahmad Alli Majdoub . Airton Buzan . Alan da Silva Alves . Alan Mota de Lira . Alberto Manoel Pereira . Alberto Mattos de Souza . Alecsandra Aparecida Araujo Barbosa . Alecxandro Silva Chaves . Alessandro Pereira Rodrigues . Alex Fukugauchi Bravo . Alexandre Marcos Amorim . Alexandre Mastrocessario Silva . Alexandre Tavares de Gouvea . Alexis de Jesus Souza . Aline Cristina Nagy . Aline Pereira Reginaldo . Alinne Telloli Trassi Martins . Allison Francisco Rezende . Almir da Rocha Alves . Amanda Cristina Beneton . Amanda Nunes Reis . Ana Carolina dos Santos Furão . Ana Claudia da Silva Sousa . Ana Laura de Mendonça Anselmo . Ana Paula de Oliveira Tominaga . Ana Paula Franco . Ana Paula Luggeri Anselmo Rodrigues de Vasconcellos . Ana Paula Ribas D’Avila Rocha . Anderson da Silva Reis . Anderson Lira . Anderson Martins de Almeida . Anderson Rodrigues da Silva . André Alonso Pires . André do Nascimento Ferreira . André Ferreira . André Lazaro Palomo . André Luiz Calejan . André Luiz Gomes dos Santos . André Pecci Brandão . Andrea Carvalho Fonseca . Andrea da Conceição . Andrea Evangelista Terezzino . Andrea Pacheco Silva . Andreia Albuquerque da Silva . Andreia Alves da Silva . Andreia Erika Hotta . Andreia Perez Garcia Giacomelli . Angel Miguel Latorre Real . Angélica Pigola . Antonio Alicindo Ribeiro . Antonio Augusto Menezes Lopes . Antonio Charles Nader . Antonio Dorival Profito . Antonio José de Moraes . Antonio Soares Cavalcante . Antonio Soares Vieira . Aparecido Donizete Correa Gonçalves . Arnaldo Vidigal Xavier da Silveira . Artemis dos Santos Teles . Beatriz Bezerra e Francisco . Beatriz Serafim Modesto . Benedito Alves da Costa . Bernardeth Terezinha de Arantes . Braz Everaldo de Oliveira . Bruna Bianca Afonso Deiab . Bruna Cristina da Silva . Bruna Dabus Soares Fonseca . Bruno Alves Pecci . Bruno de Lima Cunha . Bruno Lozada Simões . Bruno Silveira Diniz . Caio Delcole Coelho de Oliveira . Caio Mathias Cirillo . Camila Aparecida Vallim de Melo . Camila Costa Rodrigues . Camila Perassoli de Meo . Camila Sartorelli Venturini . Carla Cristiane Silva Muralo . Carla Isabel Marques Fernandes . Carlos Alberto de Sylos . Carlos Alexandre da Silva . Carlos Augusto Alves dos Santos . Carlos Eduardo Ferreira Lagos . Carlos Gomes Veros . Carlos Humberto Nascimento da Costa . Carmem Lúcia Carelli Lopes . César Martinez Correa . Christiana Braga Furtado . Christiane Gomes Andrade e Silva . Cíntia Kawamura Sato . Cíntia Mayumy Ogoshi da Silva . Claudia Campos Carvalho . Claudia Mattos de Souza . Claudio Hiromi Azuma . Clay Regazzoni Monteiro . Cleiton Gomes da Silva . Cristiane Bezerra da Silva . Cristiane da Cruz Sousa Silva . Cristiane Dias Santos . Cristiane Ribeiro de Oliveira . Dafne Souza Tonini . Daiane Apolinário Barboza . Daiane Cristina Vitoriano Rodrigues . Daniel Augusto Mello Moser . Daniel Pinto Barros . Daniel Prudencio de Mendonça . Daniel Santos de Oliveira . Daniel Stapf dos Santos . Daniel Toti . Daniele Franco Nobre Carmo . Danilo Moraes Sardinha . David Clecius da Silva Pereira . Débora Monteiro da Rocha Ferreira . Débora Morales Baptista. Deise Monique Nakashima . Denilson dos Santos Lima . Denilson Soares dos Santos . Diego Augusto Picerni Sarmento . Diego Camargo Uzzun . Diego dos Santos Frasão . Diego Gomes Basílio Fernandes . Dimitrios Viana Revinthis . Diogo Marques Sabetta . Diogo Sá Moraes de Toledo . Diogo Santiago Esmolares . Domingos Jordão da Silva . Donato Menezes de Oliveira . Douglas Cosme Françati . Douglas de Lima Santos . Ed Carlos Lima Barbosa . Edcarlos Rodrigues Prates . Ederson Queiroz de Freitas . Edgar Borges de Oliveira . Edgard Gomes Martins . Ediceu Souza Nunes . Edilene Monteiro de Barros . Edivaldo Assunção de Jesus . Ednaldo Araújo dos Santos . Edneia Cunha Claro . Edrei Marcelo Rodrigues dos Santos . Edson Mangetti Pereira da Silva . Edson Meireles da Costa . Edson Rodrigues de Sá Junior . Eduardo Antonio Bragaglia Filho . Eduardo Fortunato Candido . Eduardo Moreira do Carmo . Eli de Amorim Cardoso . Eliane Gonçalves Mendes . Elis Roberta Boeno Carneiro . Elisa Silva Maretti . Elisangela Sobreira dos Santos . Elizangela Rodrigues do Nascimento . Emerson Capistano Silva . Emerson Macedo Oliveira . Emilene Miossi . Erbes Duarte Novaes Junior . Ernando Pimentel Constantino . Evaldo Gavilan . Evelin de Rezende Matos Viana . Fabiana Guandalini . Fabiana Ramos Pereira . Fabiano Martins Lupinacci . Fábio da Silva Baccaro Junior . Fábio Duarte . Fábio Jose de Almeida . Fábio Jose Fagundes . Fábio Pinto da Silva . Fabrício Ribas Chicca . Felipe Barreto Rios . Felipe Costa Simões . Felipe Fernandes de Oliveira . Felipe Monteiro Honorato . Felipe Oliveira Viana . Felipe Paolucci Herculino . Felipe Vilaça Maia de Oliveira . Felippe Roberto Correia . Fernanda de Almeida e Silva . Fernanda de Lima Sbrana . Fernanda Gandra de Almeida . Fernanda Garcia Macedo . Fernanda Grimberg Vaz de Campos . Fernanda Mendes Vieira . Fernanda Silvano Oliveira . Fernando Antonio Florian de Carvalho . Fernando do Nascimento Pereira . Fernando Fernandes Bueno . Fernando Lindenberg Gravina . Fernando Manoel Cardoso Gonçalves . Fernando Shioji Murakami . Filomeno Rodrigues Rocha . Flavia Aniela Mathias . Flavia Campos da Fonseca . Flavia de Souza Rodrigues . Flavia Nunes . Flávio Gomes do Nascimento . Flávio Haddad Buazar . Francisco Antonio Pereira . Francisco Arcangelo Chaves . Francisco Cleiton Silva Souza . Francisco das Chagas Ferreira . Francisco das Chagas Lima . Francisco das Chagas Silva . Francisco Jacinto dos Santos . Francisco José Lopes Macedo . Francisco Vanderles Bezerra Sesse . Gabriel Nascimento Santos . Gabriel Nunes Pelikian . Gabriela Rocha . Geane Gercina dos Santos Silva . Genilson Pereira da Silva . Geraldo Agustinho da Silva . Geraldo Santana . Gerson Pereira Domingues . Gilberto Pereira Junior . Gilmendes Barbosa dos Santos . Gilson Francisco Costa e Silva . Gilvano Gomes da Costa Souza . Girlandio Silva dos Santos . Glaycon Levy Rodrigues Gabriel . Guilherme Braz Francisco . Guilherme Fernandes Munhoz . Guilherme Manzi . Guilherme Pereira Sanchez . Gustavo Freitas de Natale . Gutenberg dos Santos Martins . Helber Correa de Lima . Hellen de Lima Santos . Heloisa Coelho Espinasso . Henrique Borges de Camargo . Henrique de Pedro . Henrique Tadeu dos Santos . Heonio do Nascimento . Herbert Dantas dos Santos . Hermeson Cirino de Castro Pereira . Higor Natan Teixeira . Hugo Leonardo Dias Massa . Irapuan Lopes da Silva . Irisvaldo Jesus dos Santos . Isabel Luqueze Galvão . Isaías Wesley Pimentel. Ismael Baptista . Ivan Zarif Neto . Ivanilda Alves de Oliveira Sousa . Isabela Scheefer Curvo Leite . Jacinto Francisco de Moraes . Jailson dos Santos Nogueira . Jailson Pereira Dias . Jairo Dolabela da Silva . Janaína Credidio Turco . Jeferson Fideles da Silva . Jeferson Rodrinelli Gonçalves dos Reis . Jefferson Marques Serafim . Jesse Furquim Eugenio . Jessica Barros Teixeira de Siqueira . Jessica Diogo Cerruti . Jessica Lambardi . Joana Marcia Silva Sousa Rodrigues . João Batista Figueredo . João Carlos Andolfo . João Evangelista Pereira da Silva . João Mauricio Merege . João Paulo Ometto Franco . Joaquim Pereira Leite . Jocy Nolasco Leal . José Aderaldo Santana . José Alberto Rodrigues de Sousa . José Anderson Oliveira dos Santos . José Antonio Gomes . José Augusto Freitas da Silva . José Carlos Bento . José Carlos da Silva . José Carlos das Neves Sousa . José Carlos Rodrigues da Silva . José Cassio Vieira Lucas . José Claudenildo de Lima Silva . José Elias Makhoul . José Felipe da Silva . José Fernando Rodrigues . José Garcia Nunes Dias . José Geraldo Martins . José Ivaldo Belizário da Silva . José Luiz Chinaglia Moreno Filho . José Luiz Fernandes . José Milton de Souza . José Neves dos Santos . José Nunes de Barros Filho .


A todos os atuais e ex-funcionários, o nosso muito obrigado
José Osmar da Silva . José Ribeiro Soares . José Rosendo da Silva . José Zeferino Moreira Junior . Josiane Marcelino Jose . Josino Soares da Silva . Josipio Isaias Pereira . Joyce Ferreira do Nascimento . Joyce Maria Vocci . Juliana de Almeida Arruda . Juliana Geraldes Graziani V. L. Farias . Juliana Kairalla Garcia Viotti . Juliana Lopes de Araujo . Juliana Nobrega Catanzano . Juliana Sapelli de Almeida . Julio Cesar Franco . Julio Depizol Castilho . Junior Oliveira Silva . Karim Fidélis de Lima Cavalcante . Karina Cardoso Ferreira Marques . Karina Monteiro . Katia Cilene Penna Lucarelli . Kellen Rodrigues . Kelly Gomes Pereira . Kelly Santos Marques Merli Graciolli . Kerolyne Araújo de Paulo . Kleber Eudes Marciano . Lair Alves da Silva Willers . Laís Vallim . Larissa Moreira Guimarães . Laryssa Batista Vieira Lima Burgos . Leandro Barbara de Almeida . Leandro Ortega Aguiar . Leandro Paiva Goes . Leandro Santos das Neves . Leandro Silva de Alcântara . Leandro Soares . Leodir Luís Willers . Leonardo Rezende . Letícia Marcela Franca de Oliveira Rosa . Lídia Maria Silveira Castro . Lilaine Eustáquio de Santana . Liliane Tieme Maeda . Lizandra Barros Santana . Luana Tavares de Souza Teixeira . Lucas de Camargo Granado . Lucas Enéas de Vasconcellos . Lucas Rodrigo Ribeiro . Lucas Tadeu Silva . Lucas Vasques de Araújo . Luciana Barros Millen . Luciana Carvalhaes Freitas . Luciana Dantas Ribeiro . Luciana Pontes de Castro . Luciana Prieto de Paula . Luciana Sau . Luciana Traldi . Luciane de Souza Teixeira . Luciano Aparecido Camilo . Luiz Alberto Chiachio Verinaud . Luiz Antonio de Oliveira Junior . Luiz Carlos Nunes . Luiz Carlos Silva . Luiz Claudio Prado Moura Miguel . Luiz Fernando Andrade Costa . Luiz Filipe Gomes . Luiz Gustavo Cardoso Santos . Luiz Nogueira de Souza . Luiz Pasqual Ribeiro . Luiz Paulo Gomes de Gois . Luiza Sá Moreira de Oliveira . Lumy Tahara . Lutty Guilherme Fortes . Maira Eloísa Ramalho . Manoel Gonçalves Dias Junior . Manoel Irene Barros . Manoel Joaquim de Souza . Manoel Lopes de Oliveira Filho . Manoel Machado Meireles . Manoel Ribeiro da Silva . Maraisa Emerick Vilhena . Marcel Augusto Zaniti . Marcel Chalem . Marcel Mariano Gouvea Martins . Marcela Botero Medina . Marcela Farina Mograbi . Marcelo Almeida Bezerra da Silva . Marcelo Haddad Buazar . Marcelo Leite dos Santos . Marcelo Ramos Vilela . Marcelo Savi Guaranha . Márcio Roberto Figueiredo . Marco Antonio da Silva Ramos . Marco Aurélio Mendonça . Marco Aurélio Pompermayer . Marcos Afanasiev de Alburquerque . Marcos Caldeira Lindenberg . Marcos de Moraes . Marcos Guerra . Marcos Paulo Souza Vieira . Marcos Roberto Pinto . Marcos Santa Fé de Souza . Maria Célia Giordano . Maria do Carmo Fernanda de Oliveira Bersano Silva . Maria Francisca da Mota Silva . Maria Helena Marques Ferreira . Maria Pryscilla Vitoria de Moura . Mariana Affonso da Silva . Mariana Theodoro Mazza . Mariana Toso Piazza . Marianna Vetorazzo Haddad . Marília Martins Madeira . Marta Gomes Soares Nery . Mathuzalem Alves de Queiroz . Maurício Belo do Nascimento . Maurício Piazzon Barbosa Lima . Maurício Ribeiro de Melo . Maykon Ortega Fleming . Mayla Cristina Finco Coli . Melina Ribeiro Florio . Melissa Rovere Meloni . Michelle Pires de Oliveira . Milton Correia de Souza . Moisés Manoel de Oliveira . Mônica Alves dos Santos . Natália Kairuz de Aguiar Silva . Natália Vacari Moura . Nathália Correa Araújo Venturini . Nathaly Oliveira Fritoli . Nathalye Vitti . Nelson Alves Fagundes . Nelson dos Santos . Neolani Bonfim de Almeida . Nikolas Varandas dos Santos . Nilbete dos Santos Silva . Nilson de Ramos Mendes . Nilson de Souza Ribeiro . Octávio Maringoni Mayer de Andrade . Olivaldo Guedes de Vasconcelos . Osmar Neves dos Santos . Osni Gomes . Pablo Figueiredo . Patrícia Cabral Moreira Vilete . Patrícia de Freitas Okumoto . Patrícia dos Santos Silva . Patrícia Dossi Mihalik . Patrícia Ribeiro Fraga . Paulo Borges de Oliveira . Paulo César Barbosa Pereira . Paulo Cézar Esteves Rodrigues . Paulo Eduardo Lopes Fialho . Paulo Henrique da Silva Matos . Paulo Marconi da Silva . Paulo Moisés Mangueira Junior . Paulo Pereira . Paulo Renato Correa do Amaral . Paulo Roberto Barros Millen . Paulo Setúbal Van Deursen . Pedro Carlos Gonçalves Dias . Pedro Gonçalves dos Santos . Pedro Henrique Moraes Joaquim Basílio . Pedro Luiz Crespi Filho . Pedro Moreira da Silva Neto . Priscila Asprino Pinheiro . Priscila Pinheiro de Souza . Rafael Barboza da Silva . Rafael Cardoso Nunes . Rafael de Oliveira Souza . Rafael Dorival Profito . Rafael dos Santos Cerqueira . Rafael Gomes Simões . Rafael Moreira Marcilio . Rafael Sanches Pimentel . Rafael Santos da Silva . Rafael Tornai Ribeiro . Rafaela Pellegrini . Rafaela Teresa Sartori de Camargo . Raimundo de Oliveira Moreira . Raimundo Nonato de Sousa . Rajla Maciel Soares . Rangel Vieira da Silva . Reinaldo Balisa da Costa Junior . Reinaldo Pereira Jardim . Rejiani Ramos de Brito . Renan Carolino da Silva . Renata Caggiano Sanches . Renata de Godói Carneiro . Renata Lassen Vita . Renata Villatoro Ikeda . Renato Fantagussi dos Anjos Junior . Renato Gama Foot Guimarães . Ricardo Buturi . Ricardo César dos Santos Avejonas . Ricardo Lira da Silva . Ricardo Romero . Ricardo Silva Jardim . Roberta Azarias dos Santos Gonçalves . Roberta Prazeres Pereira dos Santos . Roberto Domingues de Souza Filho . Roberto Gonzalez . Robertson de Sá Gallo . Robson Eduardo Santos Silva . Robson Moreira Bastos . Robson Rodrigues da Silva . Rodrigo Dias da Silva . Rodrigo Petras de Araújo . Rodrigo Teixeira Ferreira dos Santos . Rodrigo Veloso da Silva . Roger Dantas do Nascimento . Rogério dos Santos . Rogério Lopes de Carvalho . Romolo Biancifiori . Romualdo Antonio de Santana . Rosana Hipólito . Rosane Rosenzveig . Rosilene Leite Fontes . Rubens de Franca Pereira . Rubens Romeiro Prieto Junior . Samir Savóia . Samuel Mota Martins . Sandra Cristina Lima de Oliveira . Sandra Girão Estevez . Sebastião de Souza Elói . Sebastião Lúcio Rodrigues . Sebastião Martins da Silva . Sérgio Alves Luiz . Sérgio Felipe Marques de Araújo . Sérgio Garrido Cincura . Sérgio Lima Gratival Filho . Sérgio Luiz da Silva . Severino Cabral de Lima . Sheilla Cristina Moreira Mendes . Shirley Souza Araújo . Sidney Tavares Maia . Sônia Maria Pereira Galvão da Silva . Suelaine Silva Ferreira . Sueli Cardoso da Silva . Sylvestre Stallone da Silva Mariano . Tamires Suellen dos Reis . Tatiana Airoldi Ribeiro . Tatiana Horta Felizola . Tatiana Paula de Oliveira Pereira . Telma Cavalcante . Thaís Farabello Baptista . Thaís Letícia da Silva . Thaís Martuscelli Ferreira . Thaís Pellison . Thalita Cobo Viviani Salles . Thalita Silvestre Gonçalves . Thalyta Gianesella Oliveira . Thaysa Bono das Neves . Thiago Bovo . Thiago da Silva Santos . Thiago Ferreira Gonçalves Dias . Thiago Henrique Ferreira da Silva . Thiago Marcelo Carneiro . Thiago Rocha Esperidião Silva . Thiago Tanaka Ikeda . Tiago Augusto Ferreira . Tiago de Oliveira Ferreira . Tiago Durante Martin . Tomás Mesquita Freire . Tuahny Odara de Vasconcelos Matheus . Vagner Antonio Torres . Valdir de Oliveira Pacheco . Valéria Ferreira da Costa Cella . Valmir Alves de Lima . Valmor Wagner Ribeiro . Valteilton Guimarães dos Santos . Vanderley dos Santos Oliveira . Vanessa Cristina da Silva . Vanessa Manelli Alves . Vanessa Marchetti Gomes . Vanessa Pereira Silva . Vanessa Ribeiro Teixeira . Vanessa Vicente de Oliveira . Vaumar Freitas de Souza . Vera Gonçalves da Mota . Veridiana Helena de Almeida . Victor de Leles . Vinicius Takaki Lunardi . Vivian Domingues Ignacio . Viviana Monari José . Viviani Christina de Almeida . Wagner Bento Pereira . Wagner Franco de Faria Junior . Wanderson Avelino Barbosa . Weber Santos da Silva . Wellington Augusto de Oliveira . Wendel do Amaral . Wesler Souza da Silva . Wesley Lopes Dias . Weslley Fellipe Vieira Gonçalves . Weslley Rodrigues de Sousa . Wilson Roberto Guimarães . Wilson Talarico Nogueira . Wylcio de Araújo Guimarães .


196


Click to View FlipBook Version