The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.
Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by Humaniza Nth, 2023-07-14 16:13:48

Relatório de Gestão NH - 2016

Relatório Resultados NTH 2016

Relatório 2016 Relatório de Gestão 2016 Núcleo Técnico e Científico de Humanização DRA. IZABEL RIOS COORDENADORA Elaboração: Pedro Resende, Daniele Saito, Gabriela Zemel, Kelly Lacerda e Victor Furuguem.


Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira Profa. Dra. Izabel Cristina Rios Ana Maria Fernandes Ambrogi Danielle Yuri Takauti Saito Eliana Tiemi Uemura Gabriela de Souza Zemel Kelly Almeida Lacerda Tabanela Pedro Afonso Braz de Resende Elena Maria do Nascimento Roseli Simões da Silva Lima Victor Muneyuki Furuguem Dr. Massayuki Yamamoto (Superintendência) Terezinha Simões da Cruz (Diretoria Clínica) Diretora Clínica: Superintendente: Coordenadora do NTH e Rede Humaniza FMUSPHC: Equipe do NTH: Apoio Administrativo do NTH: Colaboradores da Coordenação da Rede Humaniza FMUSPHC:


SUMÁRIO: Fonte: Elos da Saúde 1. Gestão da Rede Humaniza FMUSPHC 2. Gestão do NTH 3. Programa Acolher HC 4. Projeto de Acolhimento na CDM 5. Plano de Comunicação Institucional em Humanização 6. Linha de Educação em Humanização 7. Participação em Atividades Institucionais 8. Arte e Cultura 9. GTH Voluntariado 10. GTH FMUSP 11. GTH PA 12. Grupo de Pesquisa 13. Projeto Experiência do Paciente em Humanização 14. Cultura de Humanização 15. Código H 16. Ouvidoria Geral HCFMUSP 17. Aviso de Grave e Óbito HCFMUSP, 2016


1. Gestão da Rede Humaniza FMUSPHC NTH | Comissão de Humanização, 2016


Responsáveis Equipe do NTH: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios (coordenadora), Ana Maria Fernandes Ambrogi, Danielle Yuri Takauti Saito, Eliana Tiemi Uemura, Gabriela de Souza Zemel, Kelly Almeida Lacerda Tabanela, Pedro Afonso Braz de Resende, Victor Muneyuki Furuguem, Elena Maria do Nascimento e Roseli Simões da Silva Lima. Colaboradores da Coordenação da Rede Humaniza MUSPHC: Dr. Massayuki Yamamoto (Superintendência) e Terezinha Simões da Cruz (Diretoria Clínica). Articuladores e Coordenadores de GTH e participantes: Jussara Siqueira de Oliveira Zimmermann (GTH-ICr), Roberta Mari de Oliveira Pereira (GTH-InRad), Ilse de Carvalho Sales Vasconcelos (GTH-IPq), Dra. Vera Lúcia Bonato (GTH-InCor), Dra. Arlete Camargo de Melo Salimene (GTH-IMREA), Miriam de Fátima Angélico Vieira Santos (GTH-IOT), Maria Helena da Cruz Sponton (GTH-ICESP), Katia Cilene Oliveira da Silva e Nísia do Val Rodrigues Roxo Guimarães (GTH-ICHC), Edimiciana Vieira Rocha (GTH-HAS), Ligia Minami (GTH-HU), Maria Cristina Coelho de Nadai (GTH-LIM), Beatriz Pereira e Dra. Dulce Maria Senna (GTH-CSE), Gabriela de Souza Zemel (GTH-PA), Danielle Yuri Takauti Saito (GTH-V), Fátima Solange Pasini (Ouvidoria Geral) e Maria Madalena do Nascimento Pereira (NGP).


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC O Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) é a instância de coordenação e gestão da Rede Humaniza FMUSPHC – que soma 14 Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) e a Comissão de Humanização. ETHOS DA HUMANIZAÇÃO Princípios: respeito à vida e à dignidade da pessoa humana. Valores: responsabilidade para com o bem do outro e do coletivo; consideração à subjetividade e direitos das pessoas. Conceito-chave: aprimoramento das relações interpessoais pelo agir comunicativo. Comportamentos: colaboração, acolhimento, diálogo e empatia. Métodos: práticas de inclusão das pessoas (profissionais, pacientes e sociedade) nas ações de atenção e gestão em saúde. O agir ético em todas as práticas de saúde.


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC • Comissão de Humanização momento de gestão participativa para discussão de diretrizes institucionais de humanização e compartilhamento de boas práticas. Participantes: membros do NTH, um representante da Diretoria Clínica e outro da Superintendência, a Ouvidora Geral, um representante do NGP e coordenador e vice coordenador de cada GTH. NTH, 2016 o Periodicidade: quinzenal; o Total de encontros em 2016: 14 reuniões (março a novembro) – 18 apresentações / temas discutidos. • Assessoria aos Grupos de Trabalho de Humanização cada GTH é assessorado por um assistente do NTH, o qual auxilia no desenvolvimento e implantação dos projetos corporativos de humanização e participa proximamente das atividades locais promovidas pelo GTH. Atividades e Resultados: • Planejamento Estratégico da Gestão Rede Humaniza FMUSPHC anualmente realiza-se o planejamento estratégico, com indicadores e metas, para gestão e coordenação da Rede Humaniza.


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC Número de membros da Comissão de Humanização presentes nas reuniões de 2016, conforme formato da reunião (aberta ou fechada), em números absolutos. Número de membros convidados por reunião = 17 9 11 7 10 13 6 11 5 11 8 11 9 9 11 0 2 4 6 8 10 12 14 Fechada (03/03) Fechada (17/03) Aberta (31/03) Fechada (28/04) Fechada (12/05) Aberta (02/06) Fechada (16/06) Aberta (30/06) Fechada (28/07) Aberta (24/08) Fechada (21/09) Aberta (05/10) Aberta (16/11) Fechada (30/11) Nº membros Comissão Reuniões abertas: apresentações de programas/projetos/ações da Rede Humaniza com possibilidade de participação de pessoas externas à Comissão de Humanização. Reuniões fechadas: pauta do NTH com participação restrita aos membros da Comissão de Humanização.


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC Índice de presença nas reuniões da Comissão de Humanização, por GTH, em 2016. Nº de reuniões realizadas =14 Meta é no máximo 2 faltas – 85,7% de presença


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC • O NTH é responsável pela correção dos relatórios enviado por cada GTH da Rede Humaniza, pela consolidação dos relatórios e cálculo dos resultados. São fornecidos feedbacks periodicamente aos GTHs. O NTH consolida os relatórios de humanização, o qual compõe o Plano Operativo FFM/FZ - elaborado pelo NIS e enviado à SES. • Periodicidade: os relatórios são quadrimestrais. • Total de Ações 2016: 1º quadrimestre = 825; 2º quadrimestre = 867; 3º quadrimestre = 882.


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC • Resultados de 2016 1.287 ações de humanização mapeadas na Rede Humaniza FMUSPHC. Total de ações de humanização por categoria de classificação na Rede Humaniza FMUSPHC em 2016. N= 1.287 ações


1. GESTÃO DA REDE HUMANIZA FMUSPHC O NTH acompanha os resultados da Rede Humaniza FMUSPHC por indicadores, conforme análise dos relatórios enviados pelos GTHs quadrimestralmente. Indicadores operacionais N° ações contínuas/n° total de ações N° ações de acolhimento/n° total de ações (meta de 20% do total) N° ações de ambiência/n° total de ações N° ações de arte e cultura popular/n° total de ações N° ações de práticas inclusivas de gestão/n° total de ações Nº ações de educativas e educação permanente/nº total de ações (meta de 20% do total) Nº ações de práticas de cuidado/nº total de ações (meta de 20% do total) N° ações práticas de bem-estar e qualidade de vida/n° total de ações N° ações contínuas de acolhimento/n° total de ações contínuas N° ações contínuas de ambiência/n° total de ações contínuas N° ações contínuas de arte e cultura popular/n° total de ações contínuas N° ações contínuas de práticas inclusivas de gestão/n° total de ações contínuas Nº ações contínuas de educativas e educação permanente/nº total de ações contínuas Nº ações contínuas de práticas de cuidado/nº total de ações contínuas N° ações contínuas de práticas de bem-estar e qualidade de vida/n° total de ações contínuas Índice de presença nas reuniões da Comissão de Humanização


2 . Gestão do NTH NTH |NCI, 2016


Responsáveis Coordenação: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios. Equipe: Ana Maria Fernandes Ambrogi, Danielle Yuri Takauti Saito, Eliana Tiemi Uemura, Gabriela de Souza Zemel, Kelly Almeida Lacerda Tabanela, Pedro Afonso Braz de Resende. Apoio administrativo: Elena Maria do Nascimento, Roseli Simões da Silva Lima e Victor Muneyuki Furuguem.


2. GESTÃO DO NTH O NTH empreende políticas institucionais para a humanização na assistência e no ensino, em benefício de usuários, estudantes e profissionais da saúde e do ensino. • Planejamento Estratégico da Gestão do NTH anualmente realiza-se o planejamento estratégico, com indicadores e metas, para gestão e organização das atividades do NTH. • Reuniões de planejamento e acompanhamento do NTH quinzenalmente realiza-se reuniões de equipe para discussão de projetos, resultados e estratégias de trabalho. • Acompanhamento e gestão por indicadores dos programas e projetos corporativos de humanização.


2. GESTÃO DO NTH • Programa “Acolher HC – Escuta qualificada para os pacientes que procuram o HCFMUSP” – versão 2016 realizou-se a revisão do material técnico que propõe uma metodologia de implantação do Acolhimento com avaliação de risco em Unidade de Emergência Referenciada e Acolhimento aos pacientes que chegam aos ambulatórios e enfermarias. MATERIAIS TÉCNICOS: • Relatórios de Gestão da Humanização HCFMUSP – Núcleo Técnico e Científico de Humanização anualmente elabora-se o relatório com resultados da gestão do NTH. Os relatórios configuram prestação de contas à administração superior do HCFMUSP e também à sociedade – todos relatórios são públicos e divulgados no site da Rede Humaniza.


2. GESTÃO DO NTH Indicadores táticos Índice de Satisfação em Humanização Média da nota de recomendação da Enfermaria/Ambulatório (Questionário de Experiência do Paciente em humanização) Índice de satisfação com o Programa Acolher HC Média da nota de recomendação da Enfermaria/Ambulatório (Avaliação da Satisfação do Usuário com o Acolhimento) Nº de pessoas atingidas pelo grupo de acolhimento/Nº de pessoas previstas (Índice de Alcance) Nº de pessoas referenciadas no acolhimento das UERs/Nº de pessoas atendidas pela equipe de acolhimento Indicadores operacionais Nº de encontros de acolhimento realizados/Nº de encontros previstos O NTH acompanha os resultados e realiza a gestão por indicadores dos programas e projetos corporativos de humanização.


3. Programa Acolher HC ImageMagica | 2015


Responsáveis Equipe do NTH: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios (coordenadora), Ana Maria Fernandes Ambrogi, Danielle Yuri Takauti Saito, Eliana Tiemi Uemura, Gabriela de Souza Zemel, Kelly Almeida Lacerda Tabanela, Pedro Afonso Braz de Resende e Victor Muneyuki Furuguem. Equipe da Enfermaria de Gastroenterologia e Cirurgia & Transplantes do Aparelho Digestivo (ICHC): Prof. Dr. Ivan Ceconello, Prof. Dr. Luiz Carneiro d´Albuquerque e Prof. Dr. Flair José Carrilho (responsáveis pelas enfermarias). Tatiana da Cunha Rana (responsável pelo Programa nas enfermarias), Darcy Mitsue Kakiuti, Neide Mielo Kurashima, Lucimara O. Teodoro, Rogério Fonseca, Erica Rossi Augusto Fazan, Danusa de Souza Ramos, Lucilene Boullon Justo, Maira Andrade Nacimbem Marzinotto, Thanya Alejandra Saxton Scavia, Karin Klack e Andreia Maria Albuquerque. Equipe da Enfermaria de Reumatologia (ICHC): Profa. Dra. Eloísa Bonfá e Profa. Dra. Rosa Maria Rodrigues Pereira (responsáveis pela enfermaria). Sandra Dias dos Santos (responsável pelo Programa na enfermaria), Karin Lika Degaki, Maria Jussara Puga da Silva, Maria Gorete, Juanita Marcatti e Paloma Moraes. Equipe da Enfermaria de Urologia (ICHC): Prof. Miguel Srougi (responsável pela enfermaria). Maria de Lourdes Possari (responsável pelo Programa na enfermaria), Ana Regina dos Santos, Ana Cristina O. A. Vieira, Ana Rosa O. Rodrigues, Elci de Almeida Fernandes e Vânia de Souza Costa.


Responsáveis Equipe da Enfermaria de Cuidados Paliativos (ICHC): Dr. Ricardo Tavares de Carvalho (responsável pela enfermaria). Luciana Suelly Cavalcante (responsável pelo Programa na enfermaria), Lilian Aparecida Polito Barbosa, Livia Takara e Rogério Adriano Abe. Equipe da Enfermaria de Clínica Médica (ICHC): Prof. Dr. Milton de Arruda Martins (responsável pela enfermaria). Karen Aparecida Couto (responsável pelo Programa na enfermaria), Juliana Buenos Macedo, Christina Barbosa, Ana Maria Poli, Abilio Gonçalves das Neves, Irani Assunção, Flaviana Lemes Marcelo Ferreira de Oliveira, Miriam Portella dos Santos e Sandra Cristina G. Pereira. Equipe da Enfermaria de Lesado Medular (IOT): Prof. Dr. Alexandre Fogaça (responsável pela enfermaria). Rosangela Suarti dos Reis (articuladora do Programa no IOT). Claudia Cylene de Souza Meirelles (responsável pelo Programa na enfermaria), Luciano Henrique da Silva Ribeiro Valle Katia Campos dos Anjos Regina Mitiko Yassuda Claudio Shiniti Kobayashi Ana Paula Jurtick Pires de Andrade. Equipe do Ambulatório de Obstetrícia (ICHC): Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco Responsável (responsável do ambulatório). Dra. Fernanda Spadotto Baptista (responsável pelo Programa no ambulatório), Nelsi Francisca Rodrigues da Silva, Patrícia Andrade Batista, Nathália Bertolassi do Nascimento, Jeane Valerio de Matos Souza, Alessandra Moreira Sonego, Catiane Ferreira da Silva Leoni, Maria Otilia Favorecido Rivas Regis, Tercília Virginia Aparecida Barbosa, Eveline Oliveira de Castro, Ana Maria da Silva Sousa, Iranildes Aparecida da Silva, Nídia Denise Pucci, Fernanda Cristina F. Mikami, Manilson B. Bezerra, Renata Bolibio.


Responsáveis Equipe do Ambulatório de Otorrinolaringologia (ICHC): Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e Dr. Ítalo Roberto T. de Medeiros (responsáveis do ambulatório). Maria Vicência da Conceição e Nilton Raimundo da Silva Júnior Oliveira (responsáveis pelo Programa no ambulatório), Rosa Maria Rodrigues, Laura Garcia Espartosa e Vasconcelos Andressa Borges. Equipe da Unidade de Emergência Referenciada do ICHC: Coordenação médica: Dra. Leila Suemi Harima Letaif e Dra. Beatriz Perondi.| Coordenação de enfermagem: Carlos Luis Benites Canhada. Equipe médica: 14. | Equipe de enfermagem: 60 (funcionamento rotativo) | Equipe SOS Emergência: 37 colaboradores. Equipe da Unidade de Emergência Referenciada do ICr: Coordenação médica: Dr. Cláudio Schvartsman e Dra. Adriana Pasmanik Eisencraft. | Coordenação de enfermagem: Maria Cristina Trajano e Gileyd Aparecida Coutinho. | Coordenação Humanização: Jussara S. Oliveira Zimmermann. Equipe médica: 71 médicos residentes (funcionamento rotativo). | Equipe de enfermagem: 02.| Equipe do serviço social: 05 (assistentes sociais e visitadoras).


Responsáveis Equipe da Unidade de Emergência Referenciada do IOT: Coordenação médica: Dr. Jorge dos Santos Silva e Dr. Marcos de Camargo Leonhardt. | Coordenação de enfermagem: Vanessa Cristina Dias. | Coordenação do serviço social: Rosangela Suarti dos Reis e Merilu Marins Moeira. Equipe médica: médicos residentes* (funcionamento rotativo). |Equipe do serviço social: 18 (funcionamento rotativo). | Equipe de enfermagem* (funcionamento rotativo). * Números não fornecidos até a data de fechamento deste relatório. Equipe da Unidade de Emergência Referenciada do InCor: Coordenação médica: Dr. Múcio Tavares de Oliveira Júnior. |Coordenação administrativa: Ana Carolina de Rezende | Coordenação de enfermagem: Alice Tanaka. | Coordenação da recepção: Márcio Miguel. Equipe médica: 33 (funcionamento rotativo). | Equipe de enfermagem: 25 (funcionamento rotativo). | Equipe administrativa/recepção: 05. |Equipe SOS Emergência: 4 colaboradores.


3. PROGRAMA ACOLHER HC Desenvolvimento de atenção individual ou em grupo para os pacientes que chegam aos serviços, compreensão de suas demandas e orientação de respostas no âmbito do HC ou da Rede SUS por meio da formação de equipes de acolhimento adequadas, organizadas e capacitadas de cada serviço: I. Unidade de Emergência Referenciada (UER); II. Ambulatório; III. Enfermaria. • Início: • “Acolhimento com Avaliação de Risco nas Unidades de Emergência Referenciadas do HCFMUSP” – iniciado na UER-ICHC em 2013; • “Acolher HC – Escuta qualificada para os pacientes que procuram o HCFMUSP” – iniciado em 2013 nas Enfermarias de Gastroclínica e Gastrocirurgia e no Ambulatório de Otorrinolaringologia. • Ampliação: • Em 2014 o Programa foi implantado nas unidades: UER-IOT | UER-InCor | Enfermaria de Transplante de Fígado; • Em 2015 o Programa foi implantado nas unidades: Enfermaria de Reumatologia | Enfermaria de Urologia | Enfermaria de Cuidados Paliativos | UER-ICr; • Em 2016 o Programa foi implantado nas unidades: Enfermaria de Clínica Médica e Enfermaria Lesado Medular (IOT)


3. PROGRAMA ACOLHER HC LINHA DO TEMPO DE IMPLANTAÇÃO NAS UNIDADES 2013 Enfermarias: Gastroclínica e Gastrocirurgia Ambulatório de Otorrinolaringologia 2014 2015 UER InCor UER IOT Enfermaria Transplante de Fígado Enfermaria Reumatologia Enfermaria Urologia Enfermaria de Cuidados Paliativos UER UER ICr ICHC Em fase de implantação 2016 Ambulatório de Obstetrícia Farmácia (CDM) Enfermarias e Ambulatórios ICr UAN, CC e Saúde Suplementar AGD Enfermaria de Clínica Médica Enfermarias Lesado Medular - IOT


3. PROGRAMA ACOLHER HC ATIVIDADES: • NTH assessora o desenvolvimento do Programa Acolher HC nas Unidades e periodicamente realiza visitas de monitoramento; • Realização de Visitas de Monitoramento programáticas – nas UERs, enfermarias e ambulatórios; • Acompanhamento dos resultados e construção dos indicadores consolidados e de cada unidade; • Realização de Encontros semestrais de discussão e devolutiva com coordenadoras e equipes do Acolhimento; • Vídeo institucional do Acolhimento depoimentos de usuários que participaram do Programa Acolher HC. Número de visitas de monitoramento em 2016: Unidades de Emergência Referenciadas: 48; Enfermarias: 14; Ambulatórios: 04. 02 encontros realizados em 2016: 15 participantes em Julho e 26 participantes em Novembro.


3. PROGRAMA ACOLHER HC Para implantação do Programa Acolher HC são formadas parcerias entre o NTH e profissionais de saúde das Enfermarias e Ambulatórios, os quais são treinados para desenvolvimento do acolhimento. Unidades Nº Pessoas da Equipe Acolhimento Nº Assistentes do NTH Nº Encontros realizados Total de Pessoas atingidas Enfermarias Gastroenterologia e Cirurgia & Transplantes do Aparelho Digestivo - ICHC 15 1 26 225 Ambulatório de Otorrinolaringologia - ICHC 7 1 75 379 Enfermaria de Cuidados Paliativos - ICHC 5 1 15 52 Enfermaria de Reumatologia - ICHC 8 1 15 83 Enfermaria de Urologia - ICHC 7 1 24 163 Enfermaria de Clínica Médica - ICHC 11 1 3 20 Ambulatório de Obstetrícia - ICHC 17 1 6 56 Enfermaria Lesado Medular - IOT 6 2 7 26 Total geral 76 pessoas envolvidas 4 assistentes envolvidos + 1 coordenação 171 encontros realizados 1004 pessoas atingidas Parcerias e resultados do Programa Acolher HC nas Enfermarias e Ambulatórios, em 2016, por unidade e geral.


Avaliação do acolhimento nas Enfermarias e Ambulatórios, na opinião de pacientes e acompanhantes, nos meses de janeiro a dezembro de 2016, em números relativos, n= 837. 3. PROGRAMA ACOLHER HC RESULTADOS:


Nota de recomendação das Enfermarias, na opinião de pacientes e acompanhantes, nos meses de janeiro a dezembro de 2016, em números relativos, n= 475. 3. PROGRAMA ACOLHER HC RESULTADOS: 73,10% 20,17% 5,86% 0,65% 0% 0% 0% 0% 0,22% 0% 0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0


Avaliação do acolhimento nas Enfermarias e Ambulatórios, na opinião de pacientes e acompanhantes, entre os meses de janeiro a dezembro* de 2016, por unidade e geral. 3. PROGRAMA ACOLHER HC RESULTADOS: N (respondentes) Unidade Índice de Alcance Índice Encontros realizados Índice de Insatisfação com o acolhimento Índice de satisfação com o acolhimento Nota (recomendação) 38 C. Paliativos 30% 72,93% 0% 100% 9,88 165 9º andar (Gastros) - 53,20% 0,77% 99,23% 9,56 65 Reumatologia 51,26% 80,56% 0,67% 99,33% 9,54 161 Urologia 32,47% 48,05% 0,71% 99,29% 9,66 20 Clínica Médica 3,51% 100,00% 1,11% 98,89% 9,87 26 Lesado Medular - IOT 100,00% 100,00% 0,00% 100,00% 9,65 475 Média Enfermarias 43,45% 75,79% 0,54% 99,46% 9,69 315 AORL 94,29% 80,00% 3,55% 96,45% - 55 Obstetrícia 93,33% 100,00% 0,00% 100,00% - 845 Média Total 68,87% 77,89% 2,05% 97,95% 9,69 * Algumas unidades adotaram mais recentemente o Programa Acolher. Foram considerados os dados do período existente.


3. PROGRAMA ACOLHER HC Para o Acolhimento com Avaliação de Risco são formadas parcerias com profissionais de saúde das Unidades de Emergência Referenciadas (UERs) do HCFMUSP. Equipe UER-ICHC UER-IOT UER-InCor UER-ICr Médica 2 2 2 2 Enfermagem 3 2 2 2 SOS Emergência 5 0 4 0 Serv. Social / Recepção 2 2 1 0 Portaria / Segurança 4 4 4 4 Total 16 10 13 8 Nº de pessoas que atuam diariamente na porta das UERs para o acolhimento com avaliação de risco, por UER do HCFMUSP, em 2016. Observação: O modo de funcionamento das equipes de acolhimento variam de acordo com as necessidades locais. Equipe SOS Emergência UER-ICHC UER-IOT UER-InCor UER-ICr Total de colaboradores da Equipe SOS Emergência 37 ---- 4 ---- Nº de colaboradores da Equipe SOS Emergência, por UER do HCFMUSP, em 2016. ---- não existe


3. PROGRAMA ACOLHER HC UER Média mensal de atendimentos pela Equipe de Acolhimento Média mensal de pacientes orientados a procurar a Rede SUS após avaliação da Equipe de Acolhimento ICHC 1.198 325 IOT 1.802* 390* InCor 1.062 402** ICr 1.481 398 Resultados do Acolhimento com Avaliação de Risco nas Unidades de Emergência Referenciada do HCFMUSP, em 2016, por Unidade de Emergência Referenciada. *janeiro a novembro de 2016 ** julho a dezembro de 2016 RESULTADOS:


4. Acolhimento na CDM CDM | 2016


Responsáveis: Superintendência, Diretoria Clínica, Comitê de Integração de Assistência Farmacêutica e Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH). Apoio: Núcleos Especializado em Arquitetura Hospitalar (NEAH), Infraestrutura e Logística (NILO) e Comunicação Institucional (NCI). Equipe do NTH: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios (coordenadora), Ana Maria Fernandes Ambrogi, Danielle Yuri Takauti Saito, Eliana Tiemi Uemura, Gabriela de Souza Zemel e Kelly Almeida Lacerda Tabanela.


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM O Projeto de Acolhimento na CDM é uma iniciativa da Superintendência, Diretoria Clínica, Comitê de Integração de Assistência Farmacêutica e Núcleo Técnico e Científico de Humanização. Esse Projeto conta com o apoio dos Núcleos Especializado em Arquitetura Hospitalar (NEAH), Infraestrutura e Logística (NILO) e Comunicação Institucional (NCI). Objetivo: novo fluxo de atendimento, renumeração dos guichês, alteração do layout e identidade visual para melhorar a satisfação dos usuários da CDM. Fonte: https://hconline.hc.fm.usp.br/n498_2016.htm 1. Programa Acolher HC 2. Projeto de Comunicação Visual 3. Projeto Arte e Cultura 4. Biblioteca Solidária 5. Oficinas de Humanização I. Equipe de Acolhimento e Apoio Comunicacional II. Educação Popular PROJETOS DO NTH NA CDM:


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM 1. Programa Acolher HC • Levantamento de voluntários para atuarem na equipe de acolhimento; • Reunião com articuladora de humanização ICHC, IOT e InCor; • Levantamento de readaptados para atuarem na equipe de acolhimento; • Reunião com readaptados indicados para avaliação de perfil; • Reunião com Farmácia para apresentação do Programa Acolher HC; • Elaboração apresentação; • Solicitação de Data show para projeção das apresentações; • Treinamento equipe de acolhimento; • Aplicação Questionário de Experiência do Paciente em Humanização – 188 questionários aplicados com usuários da CDM; • Implantação do Programa Acolher na CDM; • Acompanhamento Programa; • Monitoramento resultados. Principais atividades:


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM 1. Programa Acolher HC – I. Equipe de Acolhimento e Apoio Comunicacional • Levantamento de voluntários para atuarem na equipe; • Levantamento de alunos para atuarem na equipe; • Levantamento de colaboradores para atuarem na equipe; • Treinamento equipe; • Supervisão da atuação da equipe de apoio comunicacional; • Acompanhamento resultados. Principais atividades: 1. Programa Acolher HC – II. Educação Popular • Elaboração de material de apoio para a equipe (texto); • Organizar equipe (equipe que atuou na educação popular anterior + equipe IOT); • Treinamento equipe de educação popular; • Elaboração da escala da equipe; • Supervisão atuação na educação popular; • Monitoramento resultados. Principais atividades:


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM 2. Projeto de Comunicação Visual • Alinhamento entre NTH e NEAH; • Faixa de orientação aos usuários sobre a restrição do acesso (mediante apresentação de receita); • Auto colante na parede (Objetivo: Orientação de fluxo - indicação dos respectivos serviços); • Identificação numérica dos guichês de atendimento (Objetivo: Orientação de fluxo); • Registro de fotos antes das modificações; • Alinhamento entre NTH e CDM (Reunião Dra. Ana para definição do conceito do folder e fluxo de atendimento para comunicação do paciente); • Produção material informativo - folder; • Reunião Dra. Ana - revisão do material do folder e orientação ao paciente; • Produção de banners. Principais atividades:


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM 3. Projeto Arte e Cultura • Visita técnica para análise da ação dos Amigos do Nariz Vermelho; • Visita técnica para análise da ação do ImageMagica; • Levantamento de voluntários para fazerem intervenções; • Campanha com funcionários para elaborar agenda de palestras de educação em saúde; • Elaboração de agenda com atividades de 2° a 6° das 13h às 16h; • Monitoramento resultados. Principais atividades: 4. Biblioteca Solidária Principais atividades: • Retirada geladeira doada para colocar livros e revistas; • Campanha de doação de livros e revistas; • Organização do espaço para biblioteca solidária; • Monitoramento resultados.


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM 5. Oficinas de Humanização: Farmácia que Acolhe • Planejamento encontros; • Coordenação encontros; • Monitoramento resultados. Principais atividades: Outras Atividades: Jeito HC • Tratativas com NGP ; • Alinhamento do projeto entre NGP e Farmácia; • Acompanhamento do planejamento do treinamento; • Acompanhamento do treinamento.


4. PROJETO DE ACOLHIMENTO NA CDM Parceiros N° de pessoas Voluntários 03 Alunos graduação FMUSP 06 Colaboradores ativos 04 da Equipe SOS InCor 0* Colaboradores readaptados 0** Em função da demanda de pessoas para atuarem no Projeto de Acolhimento na CDM, o NTH buscou diversas alternativas para constituir equipes de trabalho: o Voluntários interessados e com perfil para atuarem nos projetos; o Alunos da graduação da FMUSP; o Colaboradores HCFMUSP readaptados; o Colaboradores HCFMUSP ativos. *Educação Popular previsão de início em fevereiro de 2017 **Nenhum dos 03 readaptados indicados tinham o perfil adequado


5. Plano de Comunicação Institucional em Humanização


Responsáveis Equipe do NTH: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios (coordenadora), Kelly Almeida Lacerda Tabanela, Pedro Afonso Braz de Resende e Victor Muneyuki Furuguem. Apoio: Vera Lúcia Nogueira Vellutini (NCI), Regina Lúcia Pedro da Silva (NCI) e Ana Claudia Ananias (NCI).


5. PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM HUMANIZAÇÃO Com periodicidade mensal, são publicados nos canais de comunicação do HCFMUSP diferentes artigos divulgando programas, projetos e ações dos vários integrantes da Rede. Todos os artigos são assinados pelos autores e responsáveis por tais ações, dando visibilidade não só às ações, mas também às pessoas nelas envolvidas. Além de configurar um canal de transparência e compartilhamento do trabalho com a sociedade. Canais de Comunicação utilizados pelo NTH: • Site da Rede Humaniza FMUSPHC; • Facebook da Rede Humaniza FMUSPHC; • HC Online; • Portal da RedeHumanizaSUS; • Elemídia; • Listas de e-mail; • Twitter HCFMUSP. N° de artigos publicados nos Canais de Comunicação: 19 artigos Alcance de público do Site em 2016: 4.230 usuários 13.425 visualizações de páginas Alcance de público do Facebook em 2016: 130.919 visualizações das publicações


5. PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM HUMANIZAÇÃO • Comunicação “Aconteceu na Rede Humaniza” divulgação interna de ações e projetos realizados pelo NTH e GTHs que compõem a Rede Humaniza para funcionários do HC. Ao todo, tivemos a adesão de 10 GTHs da Rede Humaniza FMUSPHC. NTH/GTHs Rede Humaniza N° de notícias elaboradas Aproveitamento NTH 8 100% ICr 8 100% ICESP 8 100% InRad 8 100% IOT 8 100% HAS 1 13% PA 6 75% IMREA 8 100% InCor 7 88% ICHC 8 100% IPq 0 0% Voluntariado 7 88% Número de notícias elaboradas, por unidade, de maio a dezembro de 2016, em números relativos e absolutos. Início: maio de 2016; Periodicidade: mensal; Resultados: 08 comunicações; Totalizando 77 notícias divulgadas.


5. PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM HUMANIZAÇÃO • Book com artigos da Rede Humaniza FMUSPHC 2016 o Total de 19 artigos. • Projeto “Novo Site da Rede Humaniza FMUSPHC” o Objetivo: integração ao padrão institucional; o Parceria: NCI; o Em andamento – previsão de conclusão em 2017. Modelo do artigo que compõe o Book


6. Linha de Educação em Humanização Arte Despertar, 2015


Responsáveis Equipe do NTH: Profa. Dra. Izabel Cristina Rios (coordenadora) e Danielle Yuri Takauti Saito. Apoio para realização das Oficinas: Katia Cilene Oliveira da Silva (ICHC), Carlos Luis Benites Canhada (ICHC), Ana Maria Fernandes Ambrogi (NTH) e Eliana Tiemi Uemura (NTH). Parceria nas Oficinas: Associação Arte Despertar.


6. LINHA DE EDUCAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO Oficina em Humanização: é uma das estratégias didático-pedagógicas utilizada pelo NTH que preconiza o ensino por meio de metodologia ativa de ensino. • Oficinas de casos hipotéticos do ambiente hospitalar para equipe multidisciplinar: tem como objetivo promover reflexão acerca do comportamento humano em situações do cotidiano de trabalho da equipe multidisciplinar do ICHC. • Oficinas de humanização para sensibilização da equipe SOS: em pareceria com a Associação Arte Despertar, as oficinas tem o objetivo de sensibilizar os profissionais das Equipes SOS do ICHC por meio de recursos artísticos. N° de encontros realizados N° de pessoas atingidas 7 56 N° de encontros realizados N° de pessoas atingidas 8 56 A Linha de Educação em Humanização do NTH tem o objetivo de desenvolver, implantar e aprimorar projetos educacionais a fim de produzir conhecimento e práticas segundo diretrizes da humanização.


• Workshop IMREA: o Aula: Humanização da Assistência Hospitalar no HCFMUSP; o Aula: Modelo de Gestão da Humanização & Categorias de Classificação das Ações de Humanização; o Oficina de Classificação de Ações de Humanização com 63 pessoas inscritas. • Curso de Contação de História: O NTH em parceria com a Associação Arte Despertar e apoio do NGP, organizou o curso de contação de histórias para que os profissionais possam aprender a técnica da narrativa de literatura oral a fim de aprimorar novas habilidades comunicacionais. N° de participantes N° de encontros Carga horária total 21 8 24h 6. LINHA DE EDUCAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO Realização: Associação Arte Despertar e Danielle Yuri Takauti Saito (NTH). Realização: Dra. Arlete Camargo de Melo Salimene (IMREA), Júnia Galvão Ammirati (IMREA), Dra. Ana Virgínia Santiago Araújo (IMREA), Pedro Afonso Braz de Resende (NTH), Gabriela de Souza Zemel (NTH) e Kelly Almeida Lacerda Tabanela (NTH).


Visitas Técnicas: Objetivo: apresentar ao público externo que tenha interesse em conhecer a organização do modelo de trabalho da Rede Humaniza FMUSPHC, processos e procedimentos realizados pelo NTH, bem como determinados projetos e/ou programas institucionais de Humanização. Responsável: Gabriela de Souza Zemel (NTH). Visitante Assunto de interesse Duração da visita Hospital Getúlio Vargas Filho – Niterói/RJ Acolhimento com avaliação de risco na UER do ICHC e ICr 6h Hospital Pérola Byington Acolhimento com avaliação de risco na UER do ICHC 4h 6. LINHA DE EDUCAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO • Workshop InRad: o Aula: Modelo de Gestão da Humanização & Categorias de Classificação das Ações de Humanização; o Oficina de Classificação de Ações de Humanização com 17 participantes. Realização: Roberta Mari de Oliveira Pereira (InRad) e Gabriela de Souza Zemel (NTH).


Click to View FlipBook Version