The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.
Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by Designer educacional, 2024-02-02 08:20:05

GEOGRAFIA 2

GEOGRAFIA 2

GEOGRAFIA 2 CCEJA+


CCEJA+ Seja bem-vindo(a) ao material de estudo CCEJA+ - Certificação de Competências de Jovens e Adultos! Estamos muito felizes em tê-lo(a) aqui, pronto(a) para embarcar em uma jornada de aprendizado e superação. Sabemos que a decisão de retomar os estudos e buscar a Certificação é uma escolha corajosa, e queremos parabenizá-lo(a) por esse passo importante em direção ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. CCEJA+ é uma oportunidade única para aqueles que desejam conquistar o diploma do Ensino Fundamental, e com dedicação e comprometimento, você poderá alcançar esse objetivo tão desejado. Entendemos que cada pessoa tem sua própria história e desafios, mas acredite, você é capaz! Nossa equipe preparou este material com muito cuidado e atenção, buscando fornecer todo o suporte necessário para você. Ao longo dessa jornada, você encontrará orientações de aprendizagens, exercícios e conteúdos que irão ajudá-lo(a) a revisar e aprimorar seus conhecimentos em todas as áreas do exame de Certificação de Competências. Lembre-se sempre de que todo progresso é válido, cada passo dado é uma vitória! Não desanime diante dos obstáculos, pois eles fazem parte do processo de aprendizagem. Acredite em si mesmo(a), confie em suas habilidades e mantenha o foco em seus objetivos. Com esforço e dedicação, tenha certeza de que você irá surpreender-se. Esteja certo(a) de que toda a equipe do Imperador Educacional está torcendo por você, e estaremos aqui para apoiá-lo(a) em cada etapa do caminho. Aproveite ao máximo este material de estudo, dê o seu melhor e lembre-se de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa que abrirá muitas portas em sua vida. Mãos à obra! Sua jornada começa agora, e o sucesso está ao seu alcance. Estamos confiantes de que você conquistará grandes realizações! Vamos juntos alcançar essa vitória!


TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 1 1.PONTO DE ENCONTRO Olá, jovem estudante. Nossa parceria é muito forte! Juntos, ainda temos muitas trilhas para percorrermos. Mais uma vez, convido você a embarcar na nossa viagem de aventura, liberar a imaginação e saborear o fruto do conhecimento. Desta vez, o nosso percurso será para o alto. Vamos desbravar a Atmosfera Terrestre. Como nunca, testaremos o nosso medo de altura e chegaremos a lugares com centenas de quilômetros de distância do solo. Mas não se preocupe, a viagem é segura e estarei sempre contigo. 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA Para iniciarmos a nossa viagem, preciso te perguntar algumas coisas e quero que saiba que as suas respostas devem partir do conhecimento que você já traz consigo. 1 Você já se perguntou o que é a Atmosfera? De qual material ela é öĢľę¾ß¾ςϰ{ŏ¾ēϰĢϰłãŏϰŊ¾ę¾ěüĢςϰ`ϰüĢęãęϰĻĢßãϰęĢßÿżÙ¿ϒē¾ςϰ Pegue o seu caderno e registre as suas respostas para essas perguntas. Ah, e não esqueça, você deve registrar exatamente o que pensa. 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA ffiãľŊ¾ϰŢãűμϰŏęϰżēģłĢöĢϰÙüÿěçłϰßÿłłãϰĽŏãϰϛuma imagem vale mais que mil palavras”. E ele estava certíssimo. As imagens nos ajudam a conhecer lugares e compreender fenômenos que nem sempre seria possível apenas com um texto. Por isso, mesmo, te convido a observar a Figura 1. TRILHA 5 Tema: Atmosfera Terrestre.


TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 2 Figura 1 – A Atmosfera Terrestre Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/ estudo/atmosfera- -terrestre-e-a-dinamica-climatica-do- -planeta/. Acesso em: 18 set. 2020. "ãĻĢÿłϰßãϰĢØłãľŢ¾ľϰ¾ϰÿę¾÷ãęϰό8ÿ÷ŏľ¾ϰ΋ύμϰľãłĻĢěß¾ϰãęϰłãŏϰcaderno os seguintes questionamentos: 1 A vida na Terra seria possível sem a Atmosfera? Por quê? Como você imagina a Terra sem a existência da Atmosfera? Se preferir, responda o último questionamento com um desenho, feito no seu próprio caderno. 4. EXPLORANDO A TRILHA Para avançarmos nessa aventura, você precisa conhecer um pouco mais sobre a Atmosfera Terrestre. Para isso, sugiro que leia os textos e se tiver acesso a internet assista aos vídeos disponíveis através dos links. Caso não possa acessar os links, no seu livro didático há excelentes informações também, consulte-os!


TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 3 Texto 1 – A Atmosfera Terrestre Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes variações entre o dia e a noite. Pelo fato da atmosfera existir é possível que haja vida no planeta. Gases que compõem a atmosfera: Os gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da gravidade. São eles: 1. Nitrogênio: representa cerca de 78%. 2. Oxigênio: representa cerca de 21%. 3. Argônio: representa cerca de 0,93%. 4. Dióxido de carbono: representa cerca de 0,039%. 5. Outros gases (neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio): representam cerca de 0,031%. Figura 2 – Camadas da Atmosfera Terrestre


TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 4 Na atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d’água, que não é um gás. O vapor d’água diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para a atmosfera. Camadas da atmosfera terrestre: Com base no critério da variação de temperatura, a atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas. São elas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/atmosfera-terrestre.htm. Acesso em: 18 set. 2020. (Adaptado). Texto 2 – A Poluição Atmosférica A poluição do ar acontece quando há lançamento de alguma substância na Atmosfera, por ação antrópica (do homem) ou natural, torna-a direta ou indiretamente prejudicial à saúde humana ou ao meio ambiente. Como exemplo, o dióxido de enxofre lançado no ar, por veículos ou instalações industriais, pode provocar ou agravar problemas respiratórios ao serem inalados, além de contribuir para a formação da chuva ácida. A poluição atmosférica pode ser um processo natural, como é o caso da produção do gás metano pelo processo de digestão de alguns animais e atividades vulcânicas, ou humano, como na utilização de veículos automotores ou em processos industriais. Doenças, alteração da qualidade da água, chuvas ácidas, inversão térmica, intensificação do efeito estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da poluição atmosférica causada pela ação do homem. Disponível em: http://educacao.globo.com/artigo/poluicao-atmosferica.html Acesso em: 18 set. 2020. (Adaptado). Saiba mais assistindo os vídeos disponíveis em: A atmosfera – camadas da Terra. Ciências para crianças – YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q. Acesso em: 18 set. 2020. O que causa aquecimento global – YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI. Acesso em: 18 set. 2020.


5 Camada Faixa de altitude Temperatura média Fenômenos que ocorrem Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera Exosfera TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA Estamos muito bem até agora. Nossa trilha é um sucesso. Parabéns pelo empenho! Agora você deve organizar e ampliar o seu conhecimento sobre a atmosfera terrestre. Para isso, pegue o seu caderno e construa um quadro sinótico, conforme modelo indicado, onde registraremos informações sobre as cinco camadas atmosféricas. Para isso, além de utilizar o conhecimento que já adquiriu, você deverá fazer consultas em livros, revistas e sites da internet, se possível. Quadro 1 – Características das camadas atmosféricas 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA Chegamos em um momento especial da nossa trilha. É hora de expressar-se pela linguagem poética. Nessa nova etapa, você deverá inspirar-se ě¾ϰÙü¾ľ÷ãϰό8ÿ÷ŏľ¾ϰ΍ύϰãϰÙľÿ¾ľϰŏęϰĻĢãę¾μϰÙĢęϰĻãēĢϰęãěĢłϰĽŏ¾ŊľĢϰãłŊľĢöãłμϰ sobre o tema “Poluição Atmosférica”. Certamente, você fará uma bela produção, que poderá ser na modalidade de cordel. Para isso, vale a pena lembrar-se de fenômenos e situações cotidianas. Se preferir, além de registrar os versos no seu caderno, grave um vídeo recitando-os e compartilhe com o professor.


TRILHA 5 | Tema: Atmosfera Terrestre. 6 Figura 3 – Poluição Atmosférica Disponível em: http:// www.arionaurocartuns. com.br/search/label/ar. Acesso em: 18 set. 2020. 7. A TRILHA NA MINHA VIDA Ufa! Já caminhamos bastante, mas a nossa trilha não acabou. Até aqui, você teve a oportunidade de conhecer muito sobre a atmosfera terrestre e as consequências da ação do homem sobre ela. Certamente, em algum momento, no decorrer da nossa aventura, você lembrou-se de alguns ãĻÿłģßÿĢłϰČ¿ϰŢÿŢãěÙÿ¾ßĢłϰěĢϰłãŏϰßÿ¾ϒßÿ¾ϰĽŏãϰãŨãęĻēÿżÙ¾ęϰÙē¾ľ¾ęãěŊãϰ como o homem pode causar a poluição atmosférica. Agora é o momento de descrever esses episódios em seu caderno. De uma maneira bem espontânea e detalhada, relate quantas experiências quiser. 8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL Você tem responsabilidade com a conservação do meio ambiente. Sabe que uma atmosfera “saudável” é condição indispensável para a manutenção da vida na Terra. Exatamente por isso, antes que nossa viagem chegue ao żęμϰŢĢÙçϰö¾ľ¿ϰϾľŊãϰßãϰŏę¾ϰÙ¾ęϾěü¾ϰϾľ¾ϰãłŊÿęŏē¾ľϰĻãłłĢ¾łμϰãęĻľãł¾łϰãϰ governos a poluírem menos a Atmosfera Terrestre. Para isso, você deverá realizar a sua produção em formato de vídeo, spot, card, charge, podcast, Ù¾ľŊ¾űϰĢŏϰϾěŽãŊĢλϰRãęØľãϒłãϰĽŏãϰŢĢÙçϰ¾ŊäϰĻĢßãϰłãϰÿěłĻÿľ¾ľϰãęϰęŏÿŊ¾ϰÙĢÿł¾ϰ já existente, mas o conteúdo do material deve ser inédito e feito por você.


7 Caso opte por um material digital, compartilhe-o com os professores e colegas de turma. Seja bem criativo e faça sua mensagem chegar ao maior número possível de pessoas! 9. AUTOAVALIAÇÃO ffiüã÷¾ęĢłϰ¾Ģϰżęϰßãϰę¾ÿłϰŏę¾ϰ¾ŢãěŊŏľ¾πϰZãłŊ¾ϰŊľÿēü¾ϰĻãľÙĢľľãęĢłϰēŏ÷¾ľãłϰ ßãłÙĢěüãÙÿßĢłϰãϰãěÙĢěŊľ¾ęĢłϰßãł¾żĢłϰĽŏãϰŢĢÙçϰłŏĻãľĢŏϰęŏÿŊĢϰØãęλϰy¾ľ¾- béns, você é um excelente companheiro de viagem! Antes da nossa despedida, preciso que você faça uma avaliação do nosso percurso. Pegue seu caderno e registre com carinho as suas respostas para as seguintes questões: ¾ύϰ ĢÙçϰÙĢěłã÷ŏÿŏϰßãßÿÙ¾ľϰŏęϰŊãęĻĢμϰãęϰÙ¾ł¾μϰϾľ¾ϰö¾űãľϰ¾ϰ trilha? Comente. Øύϰ ĢÙçϰöãűϰŊĢßĢłϰĢłϰľã÷ÿłŊľĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰěĢϰłãŏϰÙ¾ßãľěĢςϰ Comente. ÙύϰffiĢęϾľŊÿēüĢŏϰĢłϰľã÷ÿłŊľĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰãϰę¾Ŋãľÿ¾ÿłϰ produzidos, com os colegas e o professor? Comente. ßύϰ`ϰĽŏãϰę¾ÿłϰŊãϰÙü¾ęĢŏϰ¾ŊãěÜÕĢϰßŏľ¾ěŊãϰãłŊ¾ϰŊľÿēü¾ς ãύϰ|ãē¾Ŋãϰ¾łϰßÿżÙŏēß¾ßãłϰãϰßãł¾żĢłϰãěöľãěŊ¾ßĢłϰßŏľ¾ěŊãϰ a trilha.


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 1 1. PONTO DE ENCONTRO Bem vindos a mais uma aventura! A trilha os levará a conhecer as maravilhas e a importância das águas no nosso Planeta. Vamos mergulhar nas águas oceânicas, mares, rios e lagos. Assim, conheceremos a importância da água em nossas vidas e conheceremos o seu trajeto até as nossas casas. 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA A água é essencial para a existência humana. Você já pensou ou conhece o “trajeto” da água até chegar às torneiras de sua casa? As águas compõem grande parte do nosso planeta: 70% de todo Planeta Terra é composto por ¿÷ŏ¾ϰόĢÙã¾ěĢłμϰę¾ľãłμϰ÷ãēãÿľ¾łμϰŢ¾ĻĢľϰßãϰ¿÷ŏ¾ύλϰ 1 Você já ouviu falar sobre a preservação e a reutilização das águas? Precisamos da água para sobreviver e ela deve ser bem tratada para que não nos traga doenças que comprometam a nossa saúde. Como é utilizada a água em sua casa? Qual a melhor água para bebermos? Em sua casa há fornecimento de água?  ¾ęĢłϰŊãěŊ¾ľϰľãłĻĢěßãľϰÎłϰĽŏãłŊĹãłϰĻľĢĻĢłŊ¾łλϰ€ãϰŊÿŢãľϰßÿżÙŏēß¾ßãμϰ¾ŊäϰĢϰ żě¾ēϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰŢ¾ęĢłϰãłÙē¾ľãÙãľϰŊĢß¾łϰ¾łϰßŐŢÿß¾łλϰ Água é saúde! TRILHA 6 Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos.


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 2 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA A água é o mais importante recurso natural do mundo. Sem ela a vida não poderia existir e o seu fornecimento em quantidade e qualidade é fundamental para a perfeita manutenção da vida humana. Contudo, apesar de todos os esforços para armazenar e diminuir seu consumo, a água está se tornando um bem escasso e sua qualidade se deteriora cada vez mais rápido (FREITAS; ALMEIDA, 1998). Disponível em: https://www.colegiointegracaoonline.com.br/2016/03/projeto- -agua-um-liquido-precioso-6o-ano-i-e-ii-ef/ Acesso em: 09 de mar. 2021. 1 `ØłãľŢãϰ¾łϰÿę¾÷ãěłϰό8ÿ÷ŏľ¾łϰ΋μϰΌμϰ΍ϰãϰΎύλϰ`ϰĽŏãϰپ߾ϰŏę¾ϰßãē¾łϰ representa pra você? 2 ffiĢęϾľãϰ¾łϰÿę¾÷ãěłϰό8ÿ÷ŏľ¾łϰ΋ϰãϰΌύϰãϰãŨĻēÿĽŏãνϰĽŏ¾ēϰ¾ϰ importância da água em cada situação? 3 ffiĢęϾľãϰ¾łϰÿę¾÷ãěłϰό8ÿ÷ŏľ¾łϰ΍ϰãϰΎύνϰĽŏ¾ÿłϰ¾łϰłãęãēü¾ěܾłϰãϰ diferenças entre elas? Figura 1 Disponível em: https://brasilescola.uol. com.br/biologia/ciclo- -agua.htm Acesso em: 26 fev. 2021.


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 3 Figura 2 Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/ be/e/energia%20hidreletrica2. jpg Acesso em: 26 fev. 2021. Figura 3 Disponível em: https:// www.bing.com/images/ search?view=detailV2&ccid=oh2YuC%- 2fu&id=05540ST Acesso em: 26 fev. 2021. Figura 4 Disponível em: https://www.bing. com/images/search?view=detailV2&ccid=T Acesso em: 26 fev. 2021. Precisamos cuidar desse bem precioso e para cuidar é importante conhecer mais sobre esse tema, vamos lá?!


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 4 4. EXPLORANDO A TRILHA Vamos conhecer mais sobre a água no nosso planeta? Leia os textos a seguir: Texto 1 – Água no corpo humano No corpo humano, a água é fundamental para a realização de diversas funções do organismo, além, é claro, de fazer parte da composição corpórea. O corpo humano apresenta cerca de 70% de água, essa quantidade varia de acordo com a fase da vida do indivíduo, sendo maior nos primeiros seis meses de idade. A água é fundamental para a realização de diversas funções, suas principais são: Termorregulação: A água atua na manutenção da temperatura do nosso corpo. A liberação de suor garante a redução da temperatura do nosso corpo. 4  fl²PʑMuitas substâncias são transportadas de forma dissolvida. O plasma sanguíneo, por exemplo, é rico em água e garante o transporte de vários nutrientes pelo corpo. Participação em reações químicas: Como muitas reações acontecem apenas em meio aquoso, a água é essencial nesses processos. Proteção: A água protege nosso corpo de várias formas, uma vez que faz parte, por exemplo, da composição da lágrima, que protege os olhos; do líquido amniótico, que protege o feto no útero da mãe; e do líquido sinovial, que atua como lubrificante protegendo as articulações [...]. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-agua.htm Acesso em: 05 fev. 2021. Texto 2 – Água no Planeta Nós habitamos o planeta Terra, também conhecido como “Planeta água”. Essa denominação deve-se ao fato de que cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água, correspondendo a, aproximadamente, 1,4 bilhão de km3. A Terra é constituída por água em seus três estados físicos: Líquido, Gasoso e Sólido [...]. Os oceanos representam mais da metade da água disponível na Terra [...]. Os rios, lagos, águas subterrâneas (águas continentais) e geleiras são de suma importância para os seres vivos por fornecerem água doce. Do total de água que cobre a superfície terrestre, cerca de 97,5% correspondem à água salgada, e apenas 2,5% corres-


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 5 pondem à água doce [...]. A água doce disponível corresponde às massas de água destinadas ao consumo do ser humano [...] A distribuição de água doce no mundo varia conforme a presença de ecossistemas nas diferentes regiões, portanto, não é uniforme. Sendo assim, algumas áreas apresentam maior disponibilidade de água que outras [...]. ȪŤ fl0°ffi P Primeiro, é preciso ressaltar que nem toda água doce é potável. A água de fácil acesso, como a de rios e lagos, não necessariamente apresenta boa qualidade. Para que seja considerada potável, a água necessita estar livre de contaminação. A água própria para o consumo é chamada de água potável e não apresenta riscos à saúde [...]. Para que seja considerada potável, a água também precisa atender alguns requisitos, como ser inodora, incolor e ter sabor indefinível, e também não pode apresentar organismos patogênicos (organismos que causam doença). Ȫ#° flPA reposição de água doce no mundo só é possível devido ao ciclo da água. Mas o que isso quer dizer? Ciclo da água corresponde ao conjunto e transformações da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Durante essa circulação, a água pode ser encontrada em diferentes estados físicos. Figura 5 – Ciclo da água Disponível em: https:// brasilescola.uol.com.br/ biologia/ciclo-agua.htm Acesso em: 05 fev. 2021.


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 6 Ȫ5° flK ° flfli  ffià»P A água, além de ser essencial para a sobrevivência dos seres vivos, é utilizada para diversas atividades importantes ao desenvolvimento de uma sociedade [...]. O uso consuntivo corresponde ao uso direto da água (afetando a quantidade de água disponível), como ocorre no abastecimento humano, na dessedentação de animais, na irrigação, entre outras atividades. O uso não consuntivo corresponde ao uso indireto da água (afetando a qualidade da água disponível), como ocorre no uso destinado ao lazer, na navegação e na geração de energia. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 70% do consumo de água corresponde ao setor agrícola. Já o setor industrial vale-se, aproximadamente, de 22% do consumo de água; seguido pelo abastecimento doméstico, que consome cerca de 8% de água, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Ȫ& ° flflP A questão da água já é tema de debate entre diversos países, comunidade científica e sociedade em geral, que já sente os efeitos causados pela escassez de água e pelas enchentes que provocam inúmeras tragédias. As mudanças climáticas já são sentidas em boa parte do planeta (apesar de serem, por vezes, contestadas). Muitos países já vivem a realidade da falta de água. Segundo o relatório da Unesco, de 2018, cerca de 30% da população mundial vive em áreas que são afetadas ou pelas inundações ou pela seca extrema. [...] São diversos os fatores relacionados à possível falta de água no mundo, como o desperdício, o aumento populacional, a urbanização, as mudanças climáticas, a poluição, o desmatamento, e a intensificação da industrialização. Esses são, portanto, preocupantes e pauta de diversas conferências a respeito do meio ambiente.De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável [...]. Apesar de não estar igualmente distribuída, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta que há, no mundo, água suficiente para suprir a demanda da população que cresce cada vez mais, especialmente nos países em desenvolvimento [...]. Preservar a água é fundamental para a manutenção da vida[...]. Uma mudança de hábito é extremamente necessária, a começar por pequenas ações, como: não tome banhos demorados e feche as torneiras enquanto escova-se os dentes; não jogue lixo no vaso sanitário; não use sabão, excessivamente, na lavagem de roupas, para evitar maior uso de água; reaproveite a água utilizada para lavar as roupas e use-a para outras atividades de limpeza; não lave calçadas com água


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 7 corrente; feche a torneira enquanto as louças forem ensaboadas; utilize sabão ou detergentes biodegradáveis; não jogue óleo de frituras ou restos de comida em pias ou vasos sanitários; aproveite água da chuva e não jogue lixo nos lagos e rios. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20%C3%A9%20encontrada%20e. Acesso em: 05 fev. 2021. (Adaptado). 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA A trilha é assim...um caminho encantado e com muito aprendizado. Vai ser fácil resolver as questões. Aproveita, bebe um pouco de água para hidratar! 1 &ęϰ¾ē÷ŏę¾łϰłÿŊŏ¾ÜĹãłμϰ¾ēäęϰß¾ϰżēŊľ¾÷ãęμϰ¾ϰ¿÷ŏ¾ϰϾľ¾ϰØãØãľϰ ou para lavar alimentos, louças e talheres também precisa ser fervida ou clorada, isto é, tratada com produtos à base de cloro. Esse tratamento é obrigatório quando a água: ¾ύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰŢãęϰßãϰŏę¾ϰãłŊ¾ÜÕĢϰßãϰŊľ¾Ŋ¾ęãěŊĢλϰ ØύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰöĢÿϰ¾ě¾ēÿł¾ß¾ϰãęϰē¾ØĢľ¾ŊģľÿĢłλϰ ÙύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰěÕĢϰŢãęϰßãϰŏę¾ϰãłŊ¾ÜÕĢϰßãϰŊľ¾Ŋ¾ęãěŊĢλϰ ßύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰäϰÙĢěłÿßãľ¾ß¾ϰßãϰØĢ¾ϰĽŏ¾ēÿß¾ßãϰϾľ¾ϰÙĢěłŏęĢλ Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/3682969. Acesso em: 05 mar. 2021. (Adaptado). 2 łłÿě¾ēãϰ ϰě¾łϰ¾żľę¾ŊÿŢ¾łϰŢãľß¾ßãÿľ¾łϰãϰ8ϰě¾łϰö¾ēł¾łλϰZĢϰłãŏϰ caderno corrija as falsas. ¾ύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰ&ęϰěĢłłĢϰĻē¾ěãŊ¾ϰãěÙĢěŊľ¾ęĢłϰ¿÷ŏ¾ϰěĢłϰŊľçłϰ estados físicos: estado líquido, estado sólido, estado gasoso.


TRILHA 6 | Tema: Águas oceânicas, mares, rios e lagos. 8 ØύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰffiãľÙ¾ϰßãϰ΍ωΎϰß¾ϰłŏĻãľöāÙÿãϰß¾ϰˆãľľ¾ϰäϰÙĢØãľŊ¾ϰĻĢľϰ¿÷ŏ¾λ ÙύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰϰϾłł¾÷ãęϰß¾ϰ¿÷ŏ¾ϰĢŏϰßãϰĽŏ¾ēĽŏãľϰĢŏŊľ¾ϰ substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão. ßύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰϰ¿÷ŏ¾ϰßĢłϰĢÙã¾ěĢłϰäϰł¾ē÷¾ß¾νϰÙĢěŊäęϰęŏÿŊĢłϰł¾ÿłϰ minerais. Um deles é o cloreto de sódio. ãύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰęϰßĢłϰö¾ŊĢľãłϰĽŏãϰĻĢłłÿØÿēÿŊ¾ęϰĢϰłŏľ÷ÿęãěŊĢϰãϰ¾ϰ manutenção da vida na Terra é a existência da água. öύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰZ¾łϰĻē¾ěŊ¾łμϰ¾ϰ¿÷ŏ¾ϰϾľŊÿÙÿϾμϰĻĢľϰãŨãęĻēĢμϰłĢęãěŊãϰ da fotossíntese. ÷ύϰόϰϰϰϰϰϰϰϰϰϰύϰϰãŨÙľãÜÕĢϰěãÙãłłÿŊ¾ϰß¾ϰ¿÷ŏ¾ϰϾľ¾ϰãēÿęÿě¾ľϰľãłāßŏĢłϰ das células, ou seja, transportar para fora do corpo as substâncias que devem ser eliminadas. Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/12272691. Acesso em: 05 mar. 2021. 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA Vamos ampliar o nosso conhecimento? Você agora é o pesquisador. A água ĽŏãϰÙüã÷¾ϰ¾Ŋäϰ¾ϰłŏ¾ϰÙ¾ł¾ϰόŊ¾ěĽŏãłμϰŊĢěäÿłμϰĻÿ¾łϰãŊÙλύϰŢãęϰßãϰŏę¾ϰöĢěŊãλϰ {ŏ¾ēϰόĽŏ¾ÿłύϰľÿĢόłύϰ¾Ø¾łŊãÙãęϰ¾ϰłŏ¾ϰÙÿß¾ßãϰĢŏϰēĢÙ¾ēÿß¾ßãςϰ&ęϰłŏ¾ϰÙÿß¾ßãϰ ou localidade realiza o tratamento e a distribuição de água? Se sim, qual a empresa que faz o tratamento? Vamos além? Na sua família ou comunidade se faz o reaproveitamento de água? Como? 7. A TRILHA NA MINHA VIDA Chegou a sua vez de relatar todo o percurso que você aprendeu, tem dúvidas ou precisa pesquisar mais. Anote em seu cadernoϰ¾łϰßÿżÙŏēß¾ßãłϰ e as palavras novas que aprendeu. O que faltou para você aprender sobre o ciclo hidrológico? O espaço é seu. Redija!


Chuva Hoje Amanhã 10 dias Ensolarado Chuva 9 8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL Hora de criar, de colocar em prática toda a sua criatividade, mostrando, ¾Ŋľ¾ŢäłϰßãϰŢāßãĢϰόĻãĽŏãěĢϰÙŏľŊ¾ϰϔϰěĢϰę¿ŨÿęĢϰ΍ϰęÿěŏŊĢłύμϰÙĢęĢμϰãęϰłŏ¾ϰ casa, você reaproveita a água. O reuso da água é um processo pelo qual ela passa para que possa ser utilizada novamente. Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e para a economia das empresas, cidadãos e governo. Vamos ao vídeo? Capriche! Caso não tenha um smartphone, faça um desenho em um cartaz ou no caderno explicando como você e sua família reutilizam a água! Capriche no desenho. 9. AUTOAVALIAÇÃO ffiüã÷¾ęĢłϰ¾Ŋäϰ¾Ľŏÿϰãϰ¾ěŊãłϰßãϰżě¾ēÿű¾ľϰěĢłł¾ϰŊľÿēü¾ϰ÷ĢłŊ¾ľÿ¾ϰĽŏãϰŢĢÙçϰ respondesse as seguintes perguntas: ¾ύϰ ĢÙçϰľãłãľŢĢŏϰ¾ē÷ŏęϰŊãęĻĢϰĻľĢ÷ľ¾ę¾ßĢϰϾľ¾ϰľã¾ēÿű¾ľϰ as atividades? Quanto e como? Conseguiu realizá-las no tempo programado? Caso negativo, explique o porquê. ØύϰffiĢěłÿßãľ¾ϰĽŏãϰ¾ϰŊľÿēü¾ϰŊãϰ¾ČŏßĢŏϰ¾ϰÙĢěüãÙãľϰĢłϰŊãę¾łϰ ¾ØĢľß¾ßĢłςϰˆãŢãϰ¾ē÷ŏę¾ϰßÿżÙŏēß¾ßãςϰ{ŏ¾ÿłςϰ{ŏ¾ÿłϰĢłϰ assuntos da trilha você mais gostou? Por quê? Ùύϰ ĢÙçϰ¾Ùü¾ϰĽŏãϰÙĢěłã÷ŏãϰ¾ĻēÿÙ¾ľμϰě¾ϰłŏ¾ϰŢÿß¾μϰ¾łϰ aprendizagens dessa trilha e compartilhar com seus colegas? Comente.


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 1 1. PONTO DE ENCONTRO Olá estudante! A nossa viagem nesta trilha será fantástica! Vamos caminhar por vários lugares e paisagens, observando as várias formas de relevo do nosso planeta. Junto com o estudo do relevo, vamos conhecer as Ţ¿ľÿ¾łϰÙĢØãľŊŏľ¾łϰŢã÷ãŊ¾ÿłϰόŢã÷ãŊ¾ÜÕĢύϰĽŏãϰãęØãēãű¾ęϰ¾łϰϾÿł¾÷ãěłϰĻĢľϰ onde passamos. Vamos realmente trilhar pelo tema “Relevo e suas relações com o clima e a vegetação”! Ah! leve um casaco, as diferenças climáticas podem nos surpreender! Vamos lá! 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA Quando viajamos e observamos a paisagem, nos deparamos com formas de relevo, sabia? Você mora no campo ou na cidade? Quais tipos de relevo ÙĢěüãÙãςϰN¿ϰłŏØÿŏϰãęϰ¾ē÷ŏęϰęĢěŊãςϰ€ŏ¾ϰÙÿß¾ßãϰżÙ¾ϰěŏęϰĻē¾ě¾ēŊĢϰĢŏϰ numa planície? Ela é banhada pelo mar? Você já observou como há diferentes tipos de plantas e em diferentes tamanhos? Há diferentes tipos de ŽĢľãłŊ¾łλ ffiĢěüãÙãϰ¾ē÷ŏę¾ςϰ{ŏ¾ěßĢϰżÙ¾ęĢłϰßĢãěŊãłμϰ÷ãľ¾ēęãěŊãϰŏŊÿēÿű¾ęĢłϰÙü¿łλϰ Os chás de ervas são muito saborosos e saudáveis. Já bebeu chá? Conhece alguma erva que faça chá? Se não sabe todas as respostas, não se preocupe. Registre estas questões em seu caderno e vamos ampliar os nossos conhecimentos através desta trilha que vai nos levar a caminhos com magníżÙ¾łϰϾÿł¾÷ãěłλ TRILHA 7 Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação.


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 2 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA Texto 1 – O que é Relevo? O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres. [...] podemos definir o relevo como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra. [...] A ciência que estuda as composições e variações nas formas de relevo é a Geomorfologia, que é um ramo do conhecimento que possui uma interface com duas ciências: a Geografia e a Geologia. [...] Para melhor estudar e compreender as suas dinâmicas de formação e transformação, dividiu-se o relevo em alguns tipos principais, com base em suas fisionomias externas, são eles: montanhas, planaltos, planícies e depressões. -P são formas de relevo que apresentam elevações de altitudes superiores em comparação com regiões imediatamente vizinhas. [...] Esse tipo de relevo geralmente é caracterizado por ser geologicamente recente, possuindo essa forma mais acidentada por ter sofrido por menos tempo a ação dos agentes modeladores da superfície terrestre. Quando grupos de montanhas ou serras localizam-se paralelamente uns aos outros, formando uma espécie de “parede” em grandes extensões, há o que se chama de cordilheira, como a Cordilheira dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia). 0P algumas vezes chamados de platôs, os planaltos são elevações de relevo que possuem uma extensão um pouco ampla e a parte mais alta relativamente plana. Apresentam, em geral, altitudes medianas, sendo menores que as montanhas e maiores que as planícies. [...]


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 3 0ă P são áreas mais ou menos planas e que possuem uma altitude menor em relação às montanhas e aos planaltos. Caracterizam-se pela grande quantidade de sedimentos acumulados em sua superfície, geralmente trazidos pela água das chuvas, dos rios ou, no caso das planícies litorâneas, pela água dos oceanos e dos mares. $  »Psão áreas que apresentam altitudes inferiores em relação ao relevo circundante (depressão relativa) ou em relação ao nível do mar (depressão absoluta). Em geral, costuma abranger regiões geologicamente antigas e que, portanto, sofreram bastante com ações de erosão e sedimentação das rochas e dos solos, o que se revela em sua superfície, geralmente ondulada. PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é Relevo?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-relevo.htm. Acesso em: 5 fev. 2021. (Adaptado).


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 4 4. EXPLORANDO A TRILHA Conhecemos as formas de relevo existentes no Brasil. Vamos nos aprofundar mais em nossos conhecimentos para saber em que trilha estamos caminhando.... Texto 2 – Relevo O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar. Essas formas estão em constantes transformações devido aos agentes modeladores, ou seja, às forças que atuam diretamente no desenho das formas, reconfigurando-as a todo momento. Agentes como o vento, a água, o tectonismo, o vulcanismo e os seres biológicos são os responsáveis por essas transformações. No Brasil existem apenas três formas de relevo: planaltos, planícies e depressões. Não há aqui formações montanhosas, pois elas estão ligadas à atividade tectônica de placas, e como o Brasil está no centro da Placa Sul-Americana, não apresenta dinâmicas fortes capazes de formar montanhas. [...] Planaltos são formações terrestres mais antigas e com altitude mais moderada, têm sua formação ligada aos processos erosivos e agentes externos da Terra, como chuva, vento e água. Como exemplos temos serras, morros e chapadas. As chapadas apresentam estruturas semelhantes a mesas, conhecidas como escarpas, que são quedas acentuadas em seu relevo e cujos topos são planos. [...] As serras são formadas por cadeias de morros e são pontiagudas, apresentam altitude entre 600 mil e 3000 mil metros. [...] As áreas de planícies apresentam estruturas pouco acidentadas, ou seja, com relevo mais plano. Podem apresentar-se na natureza de três formas: costeira, lacustre e fluvial. Planícies costeiras são áreas litorâneas, praias, formadas pela ação do mar e pela decomposição de sedimentos marinhos. Planícies lacustres são superfícies planas próximas de lagos, formadas pela decomposição de sedimentos deles e planícies fluviais


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 5 são áreas planas nas proximidades dos rios, formadas pela decomposição de sedimentos deles[...]. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-relevo.htm. Acesso em: 5 fev. 2021. (Adaptado). Texto 3 – Agentes do Relevo “Os agentes do relevo são assim chamados por serem forças atuantes no   ®à» das formas dessas estruturas, eles podem ser classificados de duas maneiras: internos ou externos. Os agentes internos ou endógenos são formas que atuam do interior da Terra para fora. São exemplos das forças endógenas as placas tectônicas, que, ao moverem-se, causam terremotos ou atividade vulcânica, os dois processos são capazes de atuar nas estruturas do relevo, mudando-as ou modificando-as. Já os agentes externos ou exógenos são processos que agem na parte externa da Terra, de fora, modificando o relevo. Eles causam o que chamamos de intemperismo, ou seja, a erosão da forma, modificando-a ou mudando sua estrutura. São exemplos dessas forças: vento, Sol, água e agentes biológicos. As àĨ ° do lugar provocam a ação de um agente mais do que de outro. Por exemplo, em um clima desértico, a temperatura e o vento tendem a ser mais atuantes que a água, já em locais de clima mais úmido, a ação da água pode promover maior intemperismo químico, podendo causar a quebra de uma rocha ou promover o surgimento de uma erosão em um rio. [...]”. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-relevo.htm. Acesso em: 5 fev. 2021. (Adaptado). Para saber mais – Se estiver com acesso à internet, pesquise nos suportes a seguir: A relação entre vegetação, clima e solo. Disponível em: üŊŊĻłνωωØľ¾łÿēãłÙĢē¾λŏĢēλÙĢęλØľω÷ãĢ÷ľ¾ż¾ω¾ϒľãē¾Ù¾ĢϒãěŊľãϒŢãgetacao-clima-solo.htm. Acesso em: 5 fev. 2021. Floresta Amazônica é rica em biodiversidade, mas não é o pulmão do mundo. Disponível em: üŊŊĻłνωω÷΋λ÷ēĢØĢλÙĢęωČĢľě¾ēϒě¾ÙÿĢě¾ēωěĢŊÿÙÿ¾ωΌΊ΋ΓωΊΒωΌ΍ωŽĢresta-amazonica-e-rica-em-biodiversidade-mas-nao-e-o-pulmao-do-mundo. ghtml. Acesso em: 5 fev. 2021.


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 6 O Relevo Brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nXeZOdwUSsk. Acesso em: 5 fev. 2021. Interrelação Clima e Relevo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0. Acesso em: 5 fev. 2021. 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA A partir da leitura e discussão dos textos da seção anterior “Explorando a Trilha”, responda em seu caderno e/ou bloco de anotações as questões que seguem. 1 O relevo é constituído por quatro formas: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Vários estudiosos brasileiros Ùē¾łłÿżÙ¾ľ¾ęϰ¾łϰãłŊľŏŊŏľ¾łϰßãϰľãēãŢĢϰãϰÙĢěłÿßãľ¾ęμϰãęϰ consenso, que no Brasil não existe uma dessas formas. À qual forma do relevo o enunciado refere-se? Por quê? 2 O que são os agentes endógenos do relevo? Dê exemplos e explique como cada um atua. 3 Explique o que são as “depressões” do relevo e explique os tipos ÿßãěŊÿżÙ¾ßĢłλ 4 `ϰľãēãŢĢϰäϰßãżěÿßĢϰÙĢęĢϰ¾ϰöĢľę¾ϰß¾ϰłŏĻãľöāÙÿãϰŊãľľãłŊľãμϰ ĻĢßãěßĢϰłãľϰÙē¾łłÿżÙ¾ßĢϰßãϰ¾ÙĢľßĢϰÙĢęϰ¾ϰŢ¾ľÿ¾ÜÕĢϰßãϰěāŢãēλϰ AßãěŊÿżĽŏãϰãϰÙ¾ľ¾ÙŊãľÿűãϰĢłϰö¾ŊĢľãłϰľãłĻĢěł¿ŢãÿłϰĻĢľϰß¾ľϰöĢľę¾ϰ όęĢßãē¾ľύϰ¾ĢϰľãēãŢĢλ


TRILHA 7 | Tema: Relevo e suas relações com o clima e a vegetação. 7 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA Ufa! Foram muitas as idas e vindas, não é? Mas, vamos aprender um pouco mais. `ØłãľŢãϰÙĢęϰ¾ŊãěÜÕĢϰ¾ϰż÷ŏľ¾ϰ¾ϰłã÷ŏÿľν Figura 1 – Vários elementos do Relevo Disponível em: üŊŊĻνωωţţţλČĢŢãęãŨĻēĢľ¾ßĢľλÿ¾÷λŏłĻλØľωÿěßãŨλĻüĻςĻЇØēĢ÷ϗãöãÿŊĢЙΌΊĢľĢ÷ľ¾żÙĢ. Acesso em: 5 fev. 2021. A arte é muito importante e portanto, vamos literalmente colocar a mão na massa e produzir uma maquete! Sim, uma maquete representando as formas de relevo do Brasil. Pode acrescentar rios, cachoeiras, etc. Faça bem bonito e explicativo. Vamos lá? 7. A TRILHA NA MINHA VIDA Hora de registrar todo o planejamento da atividade da seção “A Trilha é Sua”. Relate, em seu caderno e/ou bloco de anotações, como foi seu percurso, o que você aprendeu, o que ainda tem dúvida e precisa pesquisar mais, quais łŏ¾łϰę¾ÿĢľãłϰßÿżÙŏēß¾ßãłμϰĽŏ¾ÿłϰϾē¾Ţľ¾łϰěĢŢ¾łϰĽŏãϰŢĢÙçϰ¾ĻľãěßãŏμϰÙĢęĢϰ a trilha lhe ajudou, o que faltou a trilha apresentar. O espaço é seu: utilize-o como achar mais conveniente.


8 8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL Vamos compartilhar? Você possui fotos de suas viagens que tenham alguma das formas de relevo brasileiro? Se positivo, elabore um álbum ßãϰöĢŊĢ÷ľ¾ż¾łϰãϰÿßãěŊÿżĽŏãϰĢϰēĢÙ¾ēϰĽŏãϰŢĢÙçϰłãϰãěÙĢěŊľ¾ϰãϰĢϰŊÿĻĢϰßãϰľãēãŢĢλϰ ffi¾łĢϰěÕĢϰŊãěü¾ϰ¾łϰöĢŊĢ÷ľ¾ż¾łμϰö¾Ü¾ϰŏęϰ¿ēØŏęϰß¾łϰöĢľę¾łϰßãϰľãēãŢĢϰÙĢęϰ gravuras de jornais e revistas. Capriche no seu trabalho! 9. AUTOAVALIAÇÃO ¾ύϰ ĢÙçϰľãłãľŢĢŏϰ¾ē÷ŏęϰŊãęĻĢϰĻľĢ÷ľ¾ę¾ßĢϰϾľ¾ϰľã¾ēÿű¾ľϰ as atividades? Quanto e como? Conseguiu realizá-las no tempo programado? Caso negativo, explique o porquê. ØύϰffiĢěłÿßãľ¾ϰĽŏãϰ¾ϰŊľÿēü¾ϰ¾ęĻēÿĢŏϰ¾ϰłŏ¾ϰÙĢęĻľããěłÕĢϰ łĢØľãϰ¾ϰ¾Ŋŏ¾ÜÕĢϰßĢłϰö¾ŊĢľãłϰÙēÿę¿ŊÿÙĢłϰě¾ϰßãżěÿÜÕĢϰßĢłϰ diferentes tipos de clima, relevo, solo e vegetação? Ùύϰ{ŏ¾ÿłϰĢłϰ¾łłŏěŊĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰŢĢÙçϰę¾ÿłϰ÷ĢłŊĢŏςϰyĢľϰĽŏçς ßύϰ ĢÙçϰ¾Ùü¾ϰĽŏãϰÙĢěłã÷ŏãϰ¾ĻēÿÙ¾ľμϰě¾ϰłŏ¾ϰŢÿß¾μϰ¾łϰ aprendizagens dessa trilha e compartilhar com seus colegas? Comente.


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 1 1. PONTO DE ENCONTRO Olá, estudante! Nossa parceria tem sido um sucesso! Se você chegou até aqui é porque se empenhou para percorrer os caminhos e enfrentar os ßãł¾żĢłϰß¾łϰěĢłł¾łϰŊľÿēü¾łλϰ&ϰÙĢęĢϰϾľÙãÿľĢłϰĽŏãϰłĢęĢłμϰŊãϰÙĢěŢÿßĢϰ¾ϰ embarcar em uma nova aventura. Vamos juntos conhecer as Escalas ffi¾ľŊĢ÷ľ¿żÙ¾ł? Mais uma vez, será um prazer estar ao seu lado. 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA Certamente você sabe o que é um mapa. No decorrer da sua vida, já deve ŊãľϰŢÿłŊĢϰęŏÿŊĢłϰę¾Ļ¾łλϰ"Ģϰę¾ÿłϰłÿęĻēãłϰ¾Ģϰę¾ÿłϰłĢżłŊÿÙ¾ßĢμϰßĢϰ÷ľ¾ěßãϰ¾Ģϰ pequeno, você já deve ter percebido a importância dos mapas para a humanidade. Não é de hoje que eles são utilizados, entre diversas situações, para facilitar o deslocamento no espaço terrestre, planejar a ocupação do solo e representar a ocorrência espacial de fenômenos naturais e intervenções provocados pelos seres humanos. No entanto, você sabe o que é a escala de um mapa? Sabe ler e interpretar a escala de um mapa? Qual a relação existente entre a escala de um mapa e o tamanho real do espaço nele representado? Registre as respostas em seu caderno e/ou bloco de anotações. 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA Você reconhece o espaço representado no mapa a seguir? Descreva-o. Consegue localizar-se nesse mapa? Na sua opinião, esse mapa possui ŏę¾ϰãłÙ¾ē¾ςϰffi¾łĢϰłÿęμϰĻľĢÙŏľãϰÿßãěŊÿżÙ¿ϒē¾λϰZÕĢϰãłĽŏãܾϰßãϰľã÷ÿłŊľ¾ľϰ¾łϰ respostas no seu caderno e/ou bloco de notas. TRILHA 8 Tema: Escalas Cartográficas.


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 2 Figura 1 – Mapa Rodoviário Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/mapas/mapas.htm. Acesso em: 21 set. 2020. 4. EXPLORANDO A TRILHA Até aqui, você tem sido ótimo. No entanto, para saber exatamente o que é a ãłÙ¾ē¾ϰßãϰŏęϰę¾Ļ¾μϰŊ¾ęØäęϰÙü¾ę¾ß¾ϰßãϰãłÙ¾ē¾ϰÙ¾ľŊĢ÷ľ¿żÙ¾μϰãϰÙĢěüãÙãľϰ ¾łϰłŏ¾łϰãłĻãÙÿżÙÿß¾ßãłμϰŊãϰÙĢěŢÿßĢϰ¾ϰēãľϰĢłϰŊãŨŊĢłϰ¾Ø¾ÿŨĢϰãμϰłãϰŊÿŢãľϰ¾ÙãłłĢϰ


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 3 a internet, assista ao vídeo disponível através do link indicado, caso não tenha, lembre-se seu livro didático é uma excelente ferramenta para conhecer mais sobre esse tema. Texto 1 – Escala Cartográfica A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico. [...] Essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é a escala. Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real. Consequentemente, essa proporção é de 1 por 500. Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: ʑ flæ e ʑ  °®. A escala numérica representa em forma de fração a proporção da escala, havendo, dessa maneira, o seu numerador e o seu denominador. Confira: No esquema acima, podemos notar que o numerador representa a área do mapa e o denominador a área real. Convém, geralmente, deixar o numerador sempre como 1, para assim sabermos quanto cada unidade do mapa equivale. Quando ela não possui a medida indicada (cm, m, km) em sua notação, significa, por convenção, que ela está em centímetros. Caso contrário, essa unidade de medida precisa ser apontada.


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 4 Já a escala gráfica representa diretamente o espaço relacional e suas medidas. Nos esquemas acima, podemos perceber que cada intervalo entre um número e outro representa uma distância específica, que é devidamente apontada pela escala. Esse tipo de escala possui o mérito de aumentar e reduzir juntamente ao mapa. Assim, se eu transferir um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta, o que não aconteceria com a escala numérica, que, nesse caso, teria de ser recalculada. [...] PENA, Rodolfo F. Alves. “Escala Cartográfica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm. Acesso em: 11 fev. 2021. (Adaptado). Texto 2 – Escala grande, escala pequena... Qual é a diferença? Imagine que todo mapa é uma visão aérea sobre determinado espaço. Dessa forma, para saber se uma escala é grande ou pequena, ou se ela é maior do que outra, basta entender que a escala nada mais é do que o nível de aproximação da visão aérea do mapa. Outra forma é observar a escala numérica, lembrando que ela se trata de uma divisão. Assim, quanto menor for esse denominador, maior será a escala. Exemplo. Considere essas duas escalas: a) 1:5000; b) 1:10000. A primeira escala é uma divisão de 1 para cinco mil que, quando calculada, com certeza dará um número maior que uma divisão de 1 para dez mil. Portanto, a primeira escala é maior do que a segunda. Assim, é possível perceber que, quanto maior for a escala, menor será a área representada no mapa e vice-versa, pois, quanto maior a escala, maior é a aproximação da visão aérea do local representado. Isso nos permite,


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 5 por sua vez, um maior nível de detalhamento das informações, pois quanto mais próximos estamos de um local, mais detalhes conseguimos visualizar. Em resumo, a sentença é: Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento. Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande. [...] PENA, Rodolfo F. Alves. “Escala Cartográfica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm. Acesso em: 11 fev. 2021. (Texto Adaptado). Para saber mais. Se estiver com internet, acesse o vídeo: A Escala Gráfica e a Escala Numérica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHCGIlQfA4Q. Acesso em: 21 set. 2020. 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA Que legal! Você está progredindo na nossa aventura do conhecimento. Estamos na metade do percurso da nossa trilha. Agora com os conheÙÿęãěŊĢłϰłĢØľãϰ¾łϰãłÙ¾ē¾łϰÙ¾ľŊĢ÷ľ¿żÙ¾łμϰ¾ě¾ēÿłãϰ¾ŊãěŊ¾ęãěŊãϰ¾łϰßŏ¾łϰ escalas a seguir e responda as questões em seu caderno. Escala I Escala II


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 6 1 {ŏ¾ēϰß¾łϰãłÙ¾ē¾łϰäϰßĢϰŊÿĻĢϰ÷ľ¿żÙ¾ς 2 Qual das escalas é do tipo numérica? 3 Quais as unidades de medida utilizadas nas escalas? 4 Existe diferença de tamanho quanto às escalas? Explique. 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA As escalas podem ter uma aplicação direta em situações do nosso cotißÿ¾ěĢλϰAę¾÷ÿěãϰĽŏãϰŢĢÙçϰĻľãÙÿł¾ϰö¾űãľϰŏęϰÙľĢĽŏÿϰόę¾Ļ¾ϰłÿęĻēÿżÙ¾ßĢύϰßĢϰłãŏϰ quarto de dormir para planejar uma reforma. Com um mapa em mãos, você consegue ter uma visão reduzida do seu quarto e pode organizar melhor as mudanças que deseja fazer. Para isso, deverá seguir os passos seguintes: 1º PASSO ϔϰŊÿēÿű¾ěßĢϰŏę¾ϰżŊ¾ϰęäŊľÿÙ¾μϰŊÿľãϰŊĢß¾łϰ¾łϰęãßÿß¾łϰßĢϰłãŏϰ quarto. Em seguida, converta os valores encontrados para a unidade centímetro. Lembre-se que a cada 1 metro, temos 100 centímetros. 2º PASSOϰϔϰ"ãżě¾ϰãęϰĽŏ¾ēϰϾĻãēϰĢϰłãŏϰę¾Ļ¾ϰłãľ¿ϰľãĻľãłãěŊ¾ßĢλϰAěßãpendente do tamanho do seu quarto, lembre-se que as dimensões do papel serão o limite para o tamanho do seu mapa. 3º PASSO – Crie a escala do seu mapa, estabelecendo quantos metros ou centímetros do espaço real do seu quarto serão representados por cada centímetro no mapa. Exemplo: se o quarto possui 3 metros de largura e 3 de comprimento, e o mapa será representado em uma folha de papel do tipo A4, que possui as dimensões 210x297mm, uma boa escala para o mapa seria 1:20, ou seja, cada centímetro no mapa representará 20 centímetros do espaço real do quarto. 4º PASSO – Utilizando uma régua, trace as linhas do seu mapa de ę¾ěãÿľ¾ϰĽŏãϰãēãϰżĽŏãϰÙãěŊľ¾ēÿű¾ßĢϰěĢϰϾĻãēλϰZÕĢϰãłĽŏãܾϰĽŏãϰپ߾ϰ centímetro traçado na régua equivale a uma dimensão real do seu


TRILHA 8 | Tema: Escalas Cartográficas. 7 Ľŏ¾ľŊĢλϰ&łł¾ϰľãē¾ÜÕĢϰżÙĢŏϰãłŊ¾ØãēãÙÿß¾ϰĻãē¾ϰãłÙ¾ē¾μϰĽŏãϰßãŢãľ¿ϰÙĢěłŊ¾ľϰ junto ao mapa. Ļģłϰżě¾ēÿű¾ľϰĢϰÙľĢĽŏÿϰßĢϰłãŏϰĽŏ¾ľŊĢμϰ¾ĻľãłãěŊãϒĢϰ¾ĢϰĻľĢöãłłĢľλ 7. A TRILHA NA MINHA VIDA &łŊ¾ęĢłϰĽŏ¾łãϰěĢϰżě¾ēϰß¾ϰěĢłł¾ϰŊľÿēü¾λϰ&łĻãľĢϰĽŏãϰŢĢÙçϰãłŊãȾϰ÷ĢłŊ¾ěßĢλϰ Certamente, você já notou que a escala é um elemento indispensável nos mapas. Sabe que, sem ela, um mapa perde muito e nos impede de mensurar distâncias e tamanhos do espaço real. Diante disso, escreva um pouco sobre a sua visão dos mapas antes de conhecer as escalas cartográżÙ¾łμϰÙĢěłÿßãľ¾ěßĢϰĽŏãϰ¾÷Ģľ¾ϰŢĢÙçϰČ¿ϰÙĢěüãÙãϰãϰÙĢěłã÷ŏãϰ¾ŊäϰŏŊÿēÿű¾ľϰ¾łϰ ãłÙ¾ē¾łϰě¾ϰĻľĢßŏÜÕĢϰß¾łϰłŏ¾łϰĻľģĻľÿ¾łϰľãĻľãłãěŊ¾ÜĹãłϰÙ¾ľŊĢ÷ľ¿żÙ¾łλϰ`ϰĽŏãϰ mudou na sua visão sobre os mapas? Registre tudo em seu caderno e/ou bloco de anotações. 8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL Você percebeu que os mapas, com escala, podem ser bastante úteis no nosso dia-dia. No entanto, você já viu um mapa da sua cidade? Já utilizou esse mapa em alguma situação? É muito comum vermos o mapa-múndi, os mapas do Brasil, das regiões brasileiras e até dos estados, disponíveis nas escolas, nas bibliotecas e também na internet. Entretanto, muitas vezes não conhecemos o mapa da nossa própria cidade. Já pensou no quanto seria legal se todos os cidadãos de uma cidade pudessem ter um acesso fácil ao mapa de sua cidade, sempre que preciso. Isso é perfeitamente possível. Basta acessar, gratuitamente, a plataforma do Google Maps disponível na internet. Procure conhecer melhor essa plataforma, que pode ser acessada tanto pelo endereço eletrônico https://www.google.com.br/maps, quanto pelo aplicativo de mesmo nome, instalado em smartphones. Que tal compartilhar essa ferramenta com o máximo possível de pessoas? Acesse a plataforma, conheça as suas funcionalidades e compartilhe o que


8 aprendeu com os seus familiares, amigos e colegas de turma. Caso não Ŋãěü¾ϰ¾ÙãłłĢϰ¾ϰÿěŊãľěãŊϰŢãľÿżĽŏãϰłãϰě¾ϰłŏ¾ϰãłÙĢē¾μϰãěŊľãϰłŏ¾ϰö¾ęāēÿ¾ϰĢŏϰ em alguma biblioteca existe um mapa da sua cidade e reproduza-o, sinalizando os principais pontos. 9. AUTOAVALIAÇÃO ZĢłł¾ϰ¾ŢãěŊŏľ¾ϰãłŊ¿ϰÙüã÷¾ěßĢϰ¾Ģϰżęπϰ ĢÙçϰöĢÿϰŏęό¾ύϰãŨÙãēãěŊãϰÙĢęϾ- ěüãÿľĢό¾ύϰßãϰŊľÿēü¾λϰ€ŏ¾ϰßãßÿÙ¾ÜÕĢϰöĢÿϰĢϰĻľÿěÙÿϾēϰÙĢęØŏłŊāŢãēϰϾľ¾ϰĢϰ sucesso nesse percurso que agora precisa ser avaliado. Leia com atenção os seguintes questionamentos e anote as suas respostas no caderno. ¾ύϰ ĢÙçϰÙĢěłã÷ŏÿŏϰßãßÿÙ¾ľϰŏęϰŊãęĻĢμϰãęϰÙ¾ł¾μϰϾľ¾ϰö¾űãľϰ¾ϰ trilha? Comente. Øύϰ ĢÙçϰöãűϰŊĢßĢłϰĢłϰľã÷ÿłŊľĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰěĢϰłãŏϰcaderno? Comente. Ùύϰ"ãłÙľãŢ¾ϰĢłϰĻĢłłāŢãÿłϰßãł¾żĢłϰĽŏ¾ěŊĢϰ¾ϰęãßÿÜÕĢϰßãϰ ßÿłŊÆěÙÿ¾łϰě¾ϰłŏĻãľöāÙÿãϰĻãē¾łϰãłÙ¾ē¾łϰ÷ľ¿żÙ¾łϰãϰěŏęäľÿÙ¾łϰ dos mapas. ßύϰffiĢęϾľŊÿēüĢŏϰĢłϰľã÷ÿłŊľĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰãϰę¾Ŋãľÿ¾ÿłϰ produzidos, com os colegas e o professor? Comente. ãύϰ`ϰĽŏãϰę¾ÿłϰŊãϰÙü¾ęĢŏϰ¾ŊãěÜÕĢϰßŏľ¾ěŊãϰãłŊ¾ϰŊľÿēü¾ς Foi um prazer estar com você. Até a próxima!


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 1 1. PONTO DE ENCONTRO Olá, meninos e meninas! Mais uma vez estamos nos encontrando para juntos adquirirmos mais conhecimentos. E, nesta trilha, vamos conhecer ŏę¾ϰϾē¾Ţľ¾ϰěĢŢ¾ϰãϰłãŏϰłÿ÷ěÿżÙ¾ßĢϰϾľ¾ϰ¾ϰŢÿß¾ϰě¾ϰˆãľľ¾νϰBiodiversidade. ˆãěüĢϰÙãľŊãű¾ϰßãϰĽŏãϰŢĢÙçϰł¾ØãϰĢϰĽŏãϰłÿ÷ěÿżÙ¾λϰZÕĢςϰ&ěŊÕĢϰŢ¾ęĢłϰϾľŊÿľϰ para uma aventura que envolve humanos, bichos, vida, plantas, preserŢ¾ÜÕĢμϰŏěÿÕĢμϰØãęϒãłŊ¾ľλϰ ¾ęĢłϰē¿ς 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA O termo biodiversidade — ou diversidade biológica — descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Quem mora no campo está diretamente ligado com a biodiversidade, pois o contato maior com os animais e plantas nos dá maior qualidade de vida e bem estar. Você já teve ÙĢěŊ¾ŊĢϰÙĢęϰ¾ϰě¾Ŋŏľãű¾ϰüĢČãςϰˆãęϰĻē¾ěŊ¾łϰ Ģŏϰ¾ěÿę¾ÿłϰãęϰłŏ¾ϰÙ¾ł¾ςϰ ĢÙçϰĢØłãľŢ¾ϰĢϰ ÙľãłÙÿęãěŊĢϰß¾łϰĻē¾ěŊ¾łϰ¾ĢϰłãŏϰľãßĢľςϰN¿ϰ plantou uma árvore ou tem um bichinho ßãϰãłŊÿę¾ÜÕĢςϰ ĢÙçϰ¾ÙĢęϾěü¾ϰĻãēĢłϰěĢŊÿciários a preocupação de muitas pessoas ãęϰĻľãłãľŢ¾ľϰ¾ϰě¾Ŋŏľãű¾ςϰ|ã÷ÿłŊľãϰãłŊ¾łϰĽŏãłŊĹãłϰěĢϰłãŏϰcaderno e vamos trilhar por lugares maravilhosos onde a natureza vai nos ensinar a preserŢ¿ϒē¾λϰyľãϾľ¾ßĢłς Figura 1 – Biodiversidade e saúde Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/biodiversidade-e-saude/. Acesso em: 1 abr. 2021. TRILHA 9 Tema: Biodiversidade


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 2 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA A imagem (Figura 2) representa o 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, cuidado ÙĢęϰ¾ϰö¾ŏě¾μϰ¾ϰŽĢľ¾ϰãϰĢϰęãÿĢϰ¾ęØÿãěŊãλ Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida e as suas inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os ÙÿãěŊÿłŊ¾łϰÙē¾łłÿżÙ¾ľ¾ęϰãϰßãľ¾ęϰěĢęãϰ¾ϰłĢęãěŊãϰ΋μΏϰęÿēüÕĢϰßãϰãłĻäÙÿãłλ &łĻãÙÿ¾ēÿłŊ¾łϰ¾żľę¾ęϰĽŏãϰĢϰflľ¾łÿēϰäϰÙĢěłÿßãľ¾ßĢϰĢϰϾāłϰß¾ϰϛęã÷¾ßÿŢãľsidade”, pois aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia. Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis: a de espécies όÿěÙēŏÿϰŊĢßĢłϰĢłϰĢľ÷¾ěÿłęĢłϰß¾ϰˆãľľ¾ύμϰ¾ϰ÷ãěäŊÿÙ¾ϰόäϰ¾ϰĽŏ¾ěŊÿß¾ßãϰßãϰ÷ãěãłϰ entre os indivíduos de uma espécie) e a de ecossistemas (é a quantidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem). ˆĢßĢłϰĢłϰěāŢãÿłϰłÕĢϰöŏěß¾ęãěŊ¾ÿłϰϾľ¾ϰ¾ϰłĢØľãŢÿŢçěÙÿ¾ϰß¾łϰãłĻäÙÿãłμϰ incluindo da espécie humana. Os ambientes mais ricos em quantidade ßãϰãłĻäÙÿãłϰěĢϰĻē¾ěãŊ¾ϰłÕĢνϰ¾łϰŽĢľãłŊ¾łϰŊľĢĻÿÙ¾ÿłμϰĢłϰľãÙÿöãłϰßãϰÙĢľ¾ÿłμϰĢłϰ grandes lagos tropicais e as profundezas do mar. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/. Acesso em: 15 abr. 2021. (Adaptado). Disponível em: https://www.todamateria.com.br/biodiversidade/. Acesso em: 15 abr. 2021. (Adaptado). Figura 2 – Dia Internacional da Biodiversidade Disponível em: https://www.upf.br/ noticia/dia-internacional-da-biodiversidade-cuidado-com-a-fauna-aϒŽĢľ¾ϒãϒĢϒęãÿĢϒ¾ęØÿãěŊã. Acesso em: 1 abr. 2021.


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 3 4. EXPLORANDO A TRILHA ffiĢěüãÙãęĢłϰĢϰłÿ÷ěÿżÙ¾ßĢϰßãϰflÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰãϰłŏ¾ϰÿęĻĢľŊÆěÙÿ¾ϰϾľ¾ϰěģłλϰ Vamos aprofundar nesta trilha, que está bem interessante, principalmente ¾ĢϰľãłĻÿľ¾ľϰĢϰ¾ľϰĻŏľĢϰß¾łϰŽĢľãłŊ¾łϰãϰěĢłϰؾěü¾ľęĢłϰě¾łϰ¿÷ŏ¾łϰēÿęϾłϰßĢłϰ rios e lagos, oceanos, vislumbrando belíssimas paisagens... Texto 1 – Habitat e nicho ecológico Ao estudarmos um ser vivo sempre nos preocupamos em conhecer seu habitat e seu nicho ecológico. O que é Habitat? Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência. Quando são retiradas do seu local natural e introduzidas em uma nova área, muitas espécies simplesmente não conseguem sobreviver. Outras, no entanto, acabam encontrando condições favoráveis e se reproduzem de maneira exagerada por falta, muitas vezes, de um predador natural. Essa introdução em ambientes pode prejudicar a espécie, quando o ambiente não é favorável, ou causar danos às espécies que já viviam na área. Existem muitos casos de espécies que acabam levando outras à extinção por causa da competição [...]. O que é Nicho Ecológico? Quando falamos em nicho ecológico, referimo-nos ao modo de vida desse ser, suas relações ecológicas, seu modo de reprodução, do que ele se alimenta, quem são seus predadores naturais, entre outras características. Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive. [...] O papagaio- -da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), por exemplo, é uma espécie encontrada na Mata Atlântica, sendo, portanto, esse o seu habitat. A respeito do seu nicho ecológico, podemos dizer que essa espécie vive aos pares, é muito ativa no período da manhã e no final do dia e alimenta-se de frutos, folhas e até mesmo flores [...]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/habitat-nicho-ecologico. htm. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado).


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 4 Texto 2 – Ecossistemas O que é ecossistema? O ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si [...]. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-biologia-ecossistemas. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado). Texto 3 – Exemplos de Ecossistemas O maior ecossistema que existe é a biosfera. Ela reúne todos os ecossistemas existentes. Refere-se a camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microorganismos vivos, que interagem entre si e com fatores do ambiente. As florestas tropicais representam os ecossistemas mais complexos, dada a grande biodiversidade [...]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ecossistema/. Acesso em: 09 fev. 2021. Texto 4 – Ecossistema: o que é, tipos e brasileiros Figura 3 – Biodiversidade: planeta ˆãľľ¾ϰŊãęϰę¾ÿłϰßãϰΒϰęÿēüĹãłϰßãϰ espécies Disponível em: https://megaarquivo.wordpress.com/2014/03/14/9942-biodiversidade- -planeta-terra-tem-mais-de-8-milhoes-de- -especies/. Acesso em: 9 fev. 2021.


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 5 O Brasil apresenta grande extensão territorial, isso confere diferentes tipos de clima e de solo, resultando em diferentes condições ambientais e ecossistemas. [...] Os principais ecossistemas brasileiros são: da Amazônia, o maior ecossistema brasileiro, que abrange, aproximadamente, 60% do território do Brasil; da Caatinga, que compreende o Nordeste do Brasil e apresenta vegetação adaptada à secas; do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro em extensão e abrange os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Bahia; da Mata Atlântica, que corresponde a 15% do território brasileiro e é o ecossistema mais ameaçado do Brasil; da Mata dos Cocais, que abrange parte do Nordeste e representa uma vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga; do Pantanal, que localiza-se na Região Centro Oeste do Brasil e é considerado a maior planície inundável do mundo; da Mata das Araucárias, que abrange a região Sul do Brasil e é caracterizado pelo predomínio do pinheiro-do-paraná, conhecido como Araucária; de Mangue, que é característico de regiões alagadiças do ambiente de encontro entre águas doces e marinhas e o dos Pampas, presente no estado do Rio Grande do Sul e tem como características a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ecossistemas-brasileiros/. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado). Texto 5 – Dicas importantes para preservar o meio ambiente [...] Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem! Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias [...]. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não nos falte, no futuro, e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio [...]. Podemos citar como exemplo a caça e pesca descontroladas, a extração ilegal de madeira, além do tráfico de animais e plantas [...]. O aumento desenfreado do desmatamento, a poluição do ar, a contaminação dos rios e mares e a produção massiva de lixo vêm colocando em risco não só a saúde dos animais e espécies vegetais, como de todos os seres humanos,


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 6 o que faz com que nos perguntemos: como será o planeta que estamos construindo para o futuro? O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, celebrados em 05 de junho, foram criados para nos lembrar de se preservar os recursos naturais e fazer uma provocação para que cada indivíduo promova uma mudança de atitude. Quais atitudes sustentáveis eu posso ter para tornar o mundo melhor? Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente: Preserve as árvores; cuide bem dos cursos de água; não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida; nunca compre animais silvestres sem registro; cuide bem do seu lixo; reduza o consumo de água; reduza o consumo de energia elétrica; evite andar apenas de carro; compre apenas o necessário e adote as sacolas de pano para colocar pequenas compras de supermercado. Viu só? Com dicas simples, você pode preservar o meio ambiente e ajudar o planeta. Disponível em: https://www.ipe.org.br/ultimas-noticias/443-acao-humana-acelera-em-mil-vezes-a-extincao-da-biodiversidade-em-todo-o-mundo. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado). Disponível em: https://www.institutomix.com.br/blog/meio-ambiente-atitudes- -que-fazem-a-diferenca/. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado). 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA 1 €ĢØľãϰ¾ϰØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰäϰffi`||&ˆ`ϰ¾żľę¾ľϰĽŏãν a) ĢϰŊľ¿żÙĢϰßãϰ¾ěÿę¾ÿłϰěÕĢϰĻľãČŏßÿÙ¾ϰ¾ϰØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰßãϰ determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez. b) a biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo. c) o desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou ěãěüŏę¾ϰĻãľß¾ϰϾľ¾ϰ¾ϰØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰãęϰÆęØÿŊĢϰęŏěßÿ¾ēλ d) abrange todas as formas de vida na natureza; incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 7 2 Um grande ecossistema, onde estão presentes clima, vegetação e animais da região, é conhecido por: a) ØÿĢę¾λϨϨØύϰØÿĢÙãěĢłãλϨϨÙύϰØÿĢłöãľ¾λϰϨϨßύϰØÿĢŊÿĻĢλ 3 Gralha azul é uma ave que vive nas árvores da mata de araucárias, típica da Região Sul do Brasil, sendo o principal dispersor de sementes do pinheiro-do-paraná. O texto indica: a) o habitat da Gralha azul. b) o indivíduo, Gralha azul. c) a população da Gralha azul. d) o nicho ecológico da Gralha azul. 4 Representa o conjunto de interações dos diversos seres vivos entre si, e desses seres com fatores do ambiente físico, como a luz, temperatura, solo, umidade, salinidade e ar. Alimentação, busca de abrigo e respiração são algumas dessas interações. O texto está falando sobre: a) ØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãλϰ ϰ ÙύϪãÙĢłłÿłŊãę¾λ b) ÙĢęŏěÿß¾ßãλϰϰ ϰ ßύϪØÿĢłöãľ¾λ 5 O conjunto formado por fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região, é determinado: a) ÙĢęŏěÿß¾ßãλϰϰ ϰ ÙύϪØÿĢę¾λ b) ü¾ØÿŊ¾Ŋλϰϰ ϰ ϰ ßύϪãÙĢłłÿłŊãę¾λ 6 ˆĢßĢłϰĢłϰö¾ŊĢľãłϰ¾Ø¾ÿŨĢϰÙĢěŊľÿØŏãęϰϾľ¾ϰ¾ϰĻãľß¾ϰßãϰ biodiversidade, exceto: a) a destruição de habitat. b) a contaminação da água, do solo e do ar. c) o aquecimento global. d) o uso sustentável dos recursos naturais.


TRILHA 9 | Tema: Biodiversidade 8 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA Foram muitos aprendizados. A biodiversidade é muito importante e devemos preservá-la para nós, com o objetivo de ter uma boa qualidade ßãϰŢÿß¾μϰϾľ¾ϰ¾łϰĻē¾ěŊ¾łϰό¿ľŢĢľãłμϰŽĢľãłŊ¾łύϰϾľ¾ϰŏęϰęãēüĢľϰ¾ľϰϾľ¾ϰľãłĻÿrarmos, as águas do Planeta (rios, lagos, oceanos) para a conservação dos seres vivos marinhos e de nossas águas. Mas, vamos pôr a mão na massa ãϰÙľÿ¾ľϰŏę¾ϰ¾ľŊãϰÙĢęϰĢϰěĢłłĢϰŊãę¾ςϰ`ϰĽŏãϰ¾ϰØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰěĢłϰęĢłŊľ¾ςϰ Árvores, animais, natureza, o homem dentro deste mundo. Vamos lá! Imprima ou desenhe o mapa do Brasil (mapa mudo), no Ŋ¾ę¾ěüĢϰΎμϰÙĢęϰßÿŢÿłĹãłϰßãϰãłŊ¾ßĢłξϰÙĢēãϰż÷ŏľ¾łϰĢŏϰßãłãěüãϰŽĢľãłŊ¾łμϰ árvores, bichos, rios, cachoeiras, etc; ilustre todo o mapa, bem colorido e variado, como é a nossa biodiversidade e capriche na sua arte! 7. A TRILHA NA MINHA VIDA >Ģľ¾ϰßãϰľã÷ÿłŊľ¾ľϰŊĢßĢϰĢϰĻē¾ěãȾęãěŊĢϰß¾ϰ¾ŊÿŢÿß¾ßãϰß¾ϰłãÜÕĢϰϛϰˆľÿēü¾ϰäϰ sua: coloque a mão na massa”. Relate, no seu caderno de campo, como foi seu percurso, o que você aprendeu, o que você ainda tem dúvida e precisa ĻãłĽŏÿł¾ľϰę¾ÿłμϰĽŏ¾ÿłϰłŏ¾łϰę¾ÿĢľãłϰßÿżÙŏēß¾ßãłμϰĽŏ¾ÿłϰϾē¾Ţľ¾łϰěĢŢ¾łϰĽŏãϰ ŢĢÙçϰ¾ĻľãěßãŏμϰÙĢęĢϰ¾ϰˆľÿēü¾ϰēüãϰ¾ČŏßĢŏμϰĢϰĽŏãϰö¾ēŊĢŏϰ¾ϰˆľÿēü¾ϰ¾ĻľãłãěŊ¾ľςϰ O espaço é seu! Utilize-o como quiser. 8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL ÷Ģľ¾μϰĽŏãϰŊ¾ēϰÙĢěŊľÿØŏÿľϰϾľ¾ϰĽŏãϰ¾ϰØÿĢßÿŢãľłÿß¾ßãϰłãȾϰĻľãłãľŢ¾ß¾ςϰ Escolha uma das sugestões a seguir e capriche! 1. Plante uma árvore, se possível. Fale com seus pais ou responsáveis sobre essa possibilidade. Procure o órgão da prefeitura que poderá fornecer as mudas de árvores, se possível. 2. Cultive um jarro de plantas dentro de casa. Peça ajuda aos seus pais ĢŏϰľãłĻĢěł¿ŢãÿłϰϾľ¾ϰãłŊ¾ϰŊ¾ľãö¾λϰ€ãľ¿ϰØãęϰ÷ľ¾ŊÿżÙ¾ěŊãπ


9 3. Sabe o que pode fazer e que seus pais ou responsáveis podem ÷ĢłŊ¾ľςϰ{ŏãϰŊ¾ēϰĻãßÿľϰϾľ¾ϰł¾ÿľϰÙĢęϰãēãłϰãϰÙĢęĻľ¾ľϰłãęãěŊãłϰßãϰ ŊãęĻãľĢνϰÙĢãěŊľĢμϰł¾ēł¾μϰę¾ěČãľÿÙÕĢμϰ¾ēö¾ÙãμϰÙãØĢēÿěü¾ςϰŊÿēÿűãϰĻĢŊãłϰ de embalagens vazias como vaso e plante as sementinhas. Acompanhe o processo de crescimento das plantinhas, você vai gostar! 9. AUTOAVALIAÇÃO ¾ύϪVocê reservou algum tempo programado para realizar as ¾ŊÿŢÿß¾ßãłςϰ{ŏ¾ěŊĢϰãϰÙĢęĢςϰffiĢěłã÷ŏÿŏϰľã¾ēÿű¿ϒē¾łϰěĢϰŊãęĻĢϰ ĻľĢ÷ľ¾ę¾ßĢςϰffi¾łĢϰěã÷¾ŊÿŢĢμϰãŨĻēÿĽŏãϰĢϰĻĢľĽŏçλ ØύϪConsidera que a trilha te ajudou a conhecer os temas ¾ØĢľß¾ßĢłςϰˆãŢãϰ¾ē÷ŏę¾ϰßÿżÙŏēß¾ßãςϰ{ŏ¾ÿłςϰ{ŏ¾ÿłϰĢłϰ ¾łłŏěŊĢłϰß¾ϰŊľÿēü¾ϰŢĢÙçϰę¾ÿłϰ÷ĢłŊĢŏςϰyĢľϰĽŏçς ÙύϪVocê acha que consegue aplicar, na sua vida, as aprendizagens dessa trilha e compartilhar com seus ÙĢēã÷¾łςϰffiĢęãěŊãλ


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 1 1. PONTO DE ENCONTRO `ē¿μϰãłŊŏß¾ěŊãπϰZãłŊ¾ϰłã÷ŏěß¾ϰˆľÿēü¾ϰŢ¾ęĢłϰãłŊŏß¾ľϰłĢØľãϰa água, sobre o ciclo hidrológico. Vamos nos informar sobre como a água pode gerar ãěãľ÷ÿ¾μϰ¾Ø¾łŊãÙãľϰěĢłł¾łϰÙ¾ł¾łλϰffiĢęĢϰŢĢÙçϰČ¿ϰßãŢãϰł¾Øãľμϰ¾ϰˆãľľ¾ϰäϰöĢľę¾ß¾ϰ por 70% de água. Vamos navegar, conhecer, nos deliciar com água pura e nos conscientizar que, a preservação e o consumo adequado podem fazer com que a água de nosso planeta abasteça muitas e muitas gerações futuras. 2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA Muitas pessoas, sabendo da maior parte ß¾ϰÙĢęĻĢłÿÜÕĢϰßĢϰěĢłłĢϰyē¾ěãŊ¾μϰ¾żľę¾ęϰ categoricamente que ele não deveria se Ùü¾ę¾ľϰϛˆãľľ¾Ϝμϰãϰłÿęϰϛ÷ŏ¾Ϝμϰŏę¾ϰŢãűϰĽŏãϰ cerca de 70% de sua superfície é composta ĻĢľϰãłŊ¾ϰłŏØłŊÆěÙÿ¾λϰX¾łϰÙĢęĢϰĢÙĢľľãϰ¾ϰ łŏ¾ϰßÿłŊľÿØŏÿÜÕĢςϰ`ěßãϰü¿ϰę¾ÿłϰãϰĢěßãϰ ü¿ϰęãěĢłϰ¿÷ŏ¾ϰěĢϰęŏěßĢςϰ{ŏ¾ēϰŊÿĻĢϰßãϰ ¿÷ŏ¾ϰäϰĻľãßĢęÿě¾ěŊãςϰffiĢęϰŊ¾ěŊ¾ϰ¿÷ŏ¾ϰěĢϰ mundo, por que tantos morrem de sede e łĢöľãęϰÙĢęϰŊãľľāŢãÿłϰłãÙ¾łςϰ ĢÙçϰČ¿ϰĢŏŢÿŏϰ ö¾ē¾ľϰãęϰfl¾Ùÿ¾łϰ>ÿßľĢ÷ľ¿żÙ¾łςϰ{ŏ¾ēϰ¾ϰłŏ¾ϰÿęĻĢľŊÆěÙÿ¾ϰãϰöŏěÜÕĢςϰ ¾ęĢłϰ ě¾Ţã÷¾ľϰě¾łϰ¿÷ŏ¾łϰłŏØŊãľľÆěã¾łμϰěĢϰĻãľÙŏľłĢϰãϰϛßãłŊÿěĢϜϰßãϰ¿÷ŏ¾łϰĽŏãϰŢÕĢϰ ãłÙ̾ľϰěŏęϰľÿĢλϰ&ěżęμϰŢ¾ęĢłϰÙĢěüãÙãľϰãϰł¾ØãľϰĢϰĽŏÕĢϰÿęĻĢľŊ¾ěŊãϰäϰ¾ϰ¿÷ŏ¾ϰ em nossa vida! Preparem-se para beber muita água... Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-distribuicao-agua-no-mundo.htm. Acesso em: 16 abr. 2021. [Adaptado] TRILHA 10 Tema: Ciclo hidrológico Figura 1 – Biodiversidade e saúde Disponível em: https://www.acqualimp. com/blog/iniciativa-estimula-consumo- -consciente-da-agua/. Acesso em fev. 2021.


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 2 3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA Figura 2 – Ciclo hidrológico Disponível em: http://waterdropess.blogspot.com/2016/03/o-ciclo-hidrologico.html. Acesso em: fev. 2021. O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente.[...] Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação. Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. [...] Como a água circula no ambiente, ela consegue suprir as necessidades dos seres vivos, que precisam diariamente dessa substância para o funcionamento adequado de seu organismo, além da agropecuária, de diversas atividades industriais e algumas tarefas rotineiras, como lavar roupa e louça. Os rios são de grande importância para as populações do campo e das cidades. Desde o início da Humanidade, a maioria das grandes civilizações surgiu próxima aos rios (Mesopotâmia, com os rios Tigre e Eufrates, com a sociedade egípcia, com o Rio Nilo, entre outras). Isso nos mostra a importância de preservarmos


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 3 esse recurso essencial para a existência de nossas vidas. Sabemos que a água é um recurso renovável reposto na superfície terrestre, diariamente, graças ao ciclo hidrológico. Entretanto, o consumo irracional, com desperdícios, a poluição dos rios e a falta de saneamento básico em várias partes do mundo fazem com que muitos povos venham a sofrer com a escassez desse recurso, que grande parte da população acha infinito, mas não é. O desmatamento, a compactação do solo das cidades, com asfalto e concreto, dificultam a infiltração da água nos solos, o que compromete o volume das águas seguindo o raciocínio do ciclo hidrológico. Os mananciais são ocupados de forma irregular, além da poluição doméstica lançada nos rios, como lixo e esgoto. Algumas regiões do planeta, como o Oriente Médio e alguns países africanos, já sofrem com situações de escassez de água, tendo que importar alimentos básicos, pois a agricultura da região não consegue ser abastecida. Cabe a todos nós a preservação desse recurso essencial. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-ciclo-da-agua.htm. Acesso em: 15 abr. 2021. 4. EXPLORANDO A TRILHA N¿ϰł¾ØãęĢłϰß¾ϰÿęĻĢľŊÆěÙÿ¾ϰß¾ϰ¿÷ŏ¾ϰϾľ¾ϰĢłϰłãľãłϰŢÿŢĢłϰãϰĽŏãϰ¾Ļãł¾ľϰßãϰ existir em grande quantidade no nosso planeta, nem toda água pode ser consumida pelo ser humano. Vamos nos aprofundar em mais conhecięãěŊĢłςϰ ¾ęĢłϰßãłÙĢØľÿľϰĢϰĻĢľĽŏçϰßãϰŊ¾ěŊ¾ϰ¿÷ŏ¾ϰãϰŊ¾ěŊ¾ϰ÷ãěŊãϰęĢľľãľϰßãϰ łãßãςϰ ¾ęĢłϰęãľ÷ŏēü¾ľπ Texto 1 – O que é uma bacia hidrográfica Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d’água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. A forma das terras na região da bacia fazem com que a água corra por riachos e rios menores para um mesmo rio principal, localizado num ponto mais baixo da paisagem. [...] Desníveis dos terrenos orientam os cursos d’água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma de áreas mais altas para as mais baixas. [...] Essas áreas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 4 o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura.[...] As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou estuário. [...] Todas as doze regiões hidrográficas do Brasil possuem potencial, mas a região da bacia da Amazônia merece destaque pelos seus 209.000 m3 de água, quase 60 vezes mais água que o segundo maior rio do mundo, o Rio Nilo. Disponível em: https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e- -uma-bacia-hidrografica/. Acesso em: 09 fev. 2021. (Adaptado). Texto 2 – Principais bacias hidrográficas do Brasil As bacias hidrográficas do Brasil são extensas e formadas por rios caudalosos e importantes para as suas respectivas regiões, fazendo com que o país possua a maior reserva de água doce/potável do planeta. É importante recordar que as bacias hidrográficas consistem em uma grande área em que um rio principal é alimentado por outros rios ao seu redor, os afluentes. As bacias brasileiras são as seguintes: Bacia hidrográfica Amazônica; Bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia; Bacia hidrográfica do São Francisco; Bacia Platina (Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai); Bacia hidrográfica do Parnaíba; Bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental; Bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental; Bacia hidrográfica Atlântico Leste; Bacia hidrográfica Atlântico Sudeste e, por fim, a Bacia hidrográfica Atlântico Sul. A bacia hidrográfica Amazônica é a maior bacia do país e do mundo. Possui uma área de drenagem de 5,8 milhões de km2, abastecendo a população que vive em uma área de quase 7 milhões de km2. Dentro do Brasil, a bacia Amazônica compreende os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Porém ela não é exclusivamente brasileira, alimentando alguns países vizinhos, como: Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela. Seu rio principal, o Amazonas, recebe três nomes ao longo do seu curso. No Peru, onde está localizada a nascente, possui o nome de Rio Marañón, assim chamado nos demais países andinos por onde corre. Quando entra no Brasil, recebe o nome de Rio Solimões. Ao atingir as águas do Rio Negro, torna-se Amazonas, considerado por muitos o maior rio do mundo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-bacias-hidrograficas-brasil.htm. Acesso em: 9 fev. 2021. (Adaptado).


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 5 Texto 3 – Bacias hidrográficas As bacias hidrográficas são de grande importância. A sua principal utilidade é o de gerar economia, podendo ser através de indústrias ou mesmo através da agropecuária. [...] Além disso, a maior parte da nossa energia provém das águas dessas bacias. [...] Ao analisarmos as atitudes humanas percebemos que cuidamos pouco da água que nos cabe. Isso é um grande erro, pois água é o elemento primordial para a existência da vida. Estima-se que apenas 2,5% da água do planeta são doce e deles, apenas 0,4% é próprio para consumo. O restante está nas geleiras ou no subsolo, nos depósitos de água conhecidos como aquíferos. [...] Estudos mais pessimistas apontam que a água será o objeto a ser disputado nas guerras dos próximos anos, caso não tenhamos conscientização sobre sua importância e tomarmos os devidos cuidados. Isso quer dizer que a falta de água em uma região afetará a todos, direta ou indiretamente. Cabe a todos nós a preservação desse recurso essencial. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/bacia-hidrografica.htm. Acesso em: 9 fev. 2021. [Texto adaptado]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bacias-hidrograficas. htm. Acesso em: 9 fev. 2021. [Texto adaptado] Texto 4 – Rio São Francisco O rio São Francisco é o principal curso d’água da bacia hidrográfica da Bahia e apresenta 168 afluentes. A bacia abrange a área dos três biomas, o Cerrado (entre os estados de Minas Gerais e Bahia), a Caatinga (compreendendo o Nordeste da Bahia) e a Mata Atlântica (na região do Alto São Francisco). [...] Em termos naturais, as principais bacias hidrográficas do território baiano são a bacia do rio São Francisco, a bacia do rio Paraguaçu, a bacia do Rio Jequitinhonha, a bacia do rio Jequiriçá, a bacia do rio Mucuri. [...] Há também a classificação quanto ao tamanho (extensão territorial, em km2 ) das bacias hidrográficas da Bahia: bacia grande: São Francisco; bacias médias: Itapicuru, Paraguaçu e Contas; bacias pequenas: Pardo e Extremo Sul e bacias muito pequenas: Vaza-Barris, Real, Inhambupe, Recôncavo Norte, Recôncavo Sul, Leste e Jequitinhonha. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-sao-francisco.htm. Acesso em: 9 fev. 2021. [Adaptado].


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 6 Para saber mais (vídeos complementares): RIBEIRO, Vilma. O ciclo da água. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/ fzO5eCIVzOY. Acesso em: 16 abr. 2021. EMBRAPA. Caminho das Águas - As bacias hidrográficas. YouTube. Disponível em: https://www.youtu.be/n_-COMIy0NM. Acesso em: 16 abr. 2021. 5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA 1 {ŏ¾ēϰ¾ϰę¾ÿĢľϰؾÙÿ¾ϰüÿßľĢ÷ľ¿żÙ¾ϰãęϰãŨŊãěłÕĢϰßĢϰflľ¾łÿēς a) fl¾Ùÿ¾ϰˆĢÙ¾ěŊÿěłϒľ¾÷ŏ¾ÿ¾λ Ùύϰfl¾Ùÿ¾ϰßĢϰŊēÆěŊÿÙĢϰZĢľßãłŊãλ b) Bacia do Paraná. d) Bacia Amazônica. 2 Assinale com um X a alternativa correta. As principais ameaças para a Bacia do Rio São Francisco são: a) mineração, irrigação e poluição. b) grandes períodos de seca no Nordeste. c) grandes cidades. d) navegação de barcos nos trechos navegáveis do Rio São Francisco. 3 O rio São Francisco nasce: a) ěĢϰyÿ¾ŏāλϰϰ ϰ ϰ ϰ ÙύϪěĢϰ|ÿĢϰ9ľ¾ěßãϰßĢϰZĢľŊãλ b) ě¾ϰfl¾üÿ¾λϰϰ ϰ ϰ ϰ ßύϪãęϰXÿě¾łϰ9ãľ¾ÿłλ 4 `ϰÙĢěÙãÿŊĢϰßãϰؾÙÿ¾ϰüÿßľĢ÷ľ¿żÙ¾ϰäν a) ¾ϰ¿ľã¾ϰßľãě¾ß¾ϰĻĢľϰŏęϰľÿĢϰĻľÿěÙÿϾēϰãϰłãŏłϰ¾ŽŏãěŊãłλ b) o conjunto de rios navegáveis em um país. c) o conjunto de rios utilizados para o abastecimento de água em um país. d) ĢϰÙĢěČŏěŊĢϰöĢľę¾ßĢϰĻĢľϰŏęϰľÿĢϰĻľÿěÙÿϾēϰãϰłãŏłϰ¾ŽŏãěŊãłλ


TRILHA 10 | Tema: Ciclo hidrológico 7 5 ϰ¿÷ŏ¾ϰäϰŏę¾ϰłŏØłŊÆěÙÿ¾ϰĻľãłãěŊãϰãęϰ÷ľ¾ěßãϰĽŏ¾ěŊÿß¾ßãϰě¾ϰ superfície terrestre, sendo encontrada nos estados líquido, gasoso e sólido. Os maiores reservatórios de água do planeta são: a) ¾łϰ÷ãēãÿľ¾łλϰϰ ϰ ϰ ÙύϪĢłϰē¾÷Ģłλ b) ĢłϰľÿĢłλϰϰ ϰ ϰ ϰ ßύϪĢłϰĢÙã¾ěĢłλ 6 Qual a porcentagem da água aproveitável pelo homem e em que ĻĢßãϰłãľϰŏŊÿēÿű¾ß¾ς a) 92,2% e pode ser usada para beber novamente. b) 0,5% e é utilizável para agricultura. c) 0,6% e é utilizada para abastecimento doméstico. d) 2,11% e é usada como meio de transporte hidroviário. 6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA Que bom que estamos nadando em águas rasas... muitas informações boas, ěÕĢϰäϰęãłęĢςϰX¾łμϰŢ¾ęĢłϰ¾÷Ģľ¾ϰÙľÿ¾ľμϰě¾ϰöĢľę¾ϰßãϰ¾ľŊãμϰ¾ē÷ĢϰĽŏãϰľãĻľãłãěŊãϰĢϰãłŊŏßĢϰß¾ϰěĢłł¾ϰˆľÿēü¾λϰyãěłãϰãęϰ¿÷ŏ¾ϰÙĢęĢϰ¾ľŊãπ Vamos fazer dois desenhos sobre o ciclo da água. Em um, utilize a sua casa, o seu bairro, a chuva que cai e, com o que você aprendeu, pense onde a água vai escoar. No outro desenho, se você mora no campo tudo bem, mas se não mora, pense que você mora no campo e que perto tem um rio. Faça o mesmo desenho do ciclo hidrológico e veja onde a água irá escoar. Utilize, nos seus desenhos, plantas, animais, homens e destaque a imporŊÆěÙÿ¾ϰß¾ϰ¿÷ŏ¾ϰϾľ¾ϰĢłϰłãľãłϰŢÿŢĢłλ Bom trabalho!


Click to View FlipBook Version