The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.

YBR Cursos - Marca Registrada - Uso Exclusivo

Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by Renato Cataneo, 2021-03-13 14:59:48

Apostila Mecânica Preventiva

YBR Cursos - Marca Registrada - Uso Exclusivo

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
a. Faça a manutenção de forma preventiva
Essa manutenção é muito importante, principalmente quando o pulverizador fica parada por um período, pois nesse caso é comum haver ressecamentos, rachaduras em mangueiras, peças desgastadas, entre outros problemas. Normalmente, o manual do equipamento detalha o que precisa ser observado durante a manutenção preventiva.
Na gestão agrícola, é preciso estar atento ao agendamento e controle dessas manutenções, além assegurar que elas sejam realizadas nas datas previstas. Na safra, as pulverizações deverão ser feitas em momentos específicos durante o ciclo da cultura, e muitas delas não poderão ser adiadas por conta de consertos do pulverizador. Assim, esse equipamento deverá estar em perfeitas condições antes do seu uso.
b. Guarde o pulverizador em ambiente fechado
Os pulverizadores possuem muitos componentes em plástico e borracha, que podem ser facilmente danificados pela exposição ao sol e chuva. O ressecamento desses componentes reduz a vida útil do equipamento e, com certeza, trará problemas para o uso. Por isso, o lugar do pulverizador é em ambiente fechado, protegido do sol e da chuva.
c. Monitore possíveis vazamentos
Tanto na manutenção preventiva, quanto durante o uso, sempre deve-se monitorar os possíveis vazamentos. Esse é um problema bem comum e que impacta em desperdício de produto, perda de qualidade na aplicação e contaminação ambiental. Vazamentos podem indicar danos em peças que precisam ser trocadas ou que alguns reparos foram feitos de maneira inadequada. Os vazamentos devem ser monitorados especialmente nas mangueiras, nas conexões do circuito de pulverização, na bomba e no mexedor mecânico.
d. Mantenha o equipamento sempre limpo
A limpeza deve ser uma regra a ser seguida com rigidez. Não se recomenda de maneira alguma deixar restos de calda armazenada no tanque, nem mesmo de um dia para o outro. A calda com defensivos pode danificar o pulverizador por efeito corrosivo, podendo também causar entupimento de bomba, de mangueiras e de pontas de pulverização. Produtos que decantam no tanque, principalmente os de formulação em WP ou WG, comumente podem causar problemas com a bomba e entupimento de pontas, caso forem deixados de um dia para o outro no tanque.
e. Utilize pontas de pulverização em perfeitas condições
A qualidade das pontas de pulverização é decisiva para uma aplicação eficiente. Durante uma safra, muito do investimento em produtos passa pelas pontas de pulverização,
100


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
as quais possuem um custo baixo comparado à função que desempenham. Algumas pontas são feitas de materiais mais resistentes que outras, e por isso devem ser monitoradas, pois o desgaste é natural e inevitável. Operar com pontas desgastadas irá impactar em baixa qualidade de aplicação, desuniformidade de proteção e desperdício de produto. O valor de um conjunto de pontas novas é muito menor do que o prejuízo que uma aplicação de baixa qualidade pode gerar.
Caso tenha problemas com pontas entupidas, jamais tente desobstruir utilizando a boca ou objetos pontiagudos como agulhas ou arame. O correto é utilizar jato de ar ou uma escovinha macia destinada para essa finalidade. Objetos metálicos causam desgaste e danificam a ponta, podendo inviabilizá-la para uso.
f. Use filtros adequados às pontas e ao tipo de produto
Os filtros possuem a função de barrar pequenas impurezas, que poderiam obstruir a ponta, porém os filtros não podem obstruir a passagem do produto. Assim, deve-se adequar o filtro ao tipo de ponta que está sendo usada e também ao tipo de calda que será aplicada. Formulações pó-molhável (PM) ou suspensão concentrada (SC), por possuírem partículas sólidas em suspensão na calda, podem apresentar problemas quando utilizadas com filtros de malha muito fina, uma vez que partículas de pó podem ficar retidos no filtro, formando uma pasta que pode obstruí-lo. Isso exigirá do operador paradas para limpeza de bicos com frequência.
101


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
g. Monitore o funcionamento do agitador de calda, ele é fundamental
É possível misturar diferentes defensivos no tanque do pulverizador para a aplicação. Porém, é necessária uma correta preparação desta calda para não comprometer a qualidade. A ordem de colocação dos produtos deve ser respeitada e a agitação da calda para homogeneização é fundamental. Produtos com formulações sólidas devem ser adicionados por primeiro e devem ser bem misturados para obter-se total homogeneização e evitar que sejam decantados.
Caso essa etapa seja mal feita, podem ocorrer problemas na bomba e obstrução de pontas e filtros. Caso o agitador do pulverizador seja pouco eficiente e sejam utilizados produtos sólidos, uma prática que pode trazer benefícios é fazer uma pré-mistura antes de adicionar ao tanque do pulverizador.
h. Além de regular o equipamento, realize a calibragem
É na regulagem se prepara o equipamento para atender a uma determinada necessidade, como por exemplo, a escolha das pontas, a adequação do espaçamento entre bicos, o volume de calda a ser aplicado, entre outros. Na calibragem é feita a verificação do equipamento, se está atendendo ao que foi regulado e se foram feitos ajustes finos na pressão para deixá-lo pronto. Nessa fase, por exemplo, instalar um manômetro para verificar a uniformidade da pressão das barras de pulverização é uma prática recomendada.
Um equipamento bem regulado e calibrado é sinal de uma aplicação bem feita. Do contrário, pode-se comprometer o desempenho dos produtos e reduzir a produtividade da cultura (BAYER, 2021).
102


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
7. CHECK-LIST – MÁQUINAS AGRÍCOLAS
No novo mundo, check-lists de pranchetas e papéis foram absolutamente substituídos pela tecnologia. A área agrícola e de produção de aliments e grãos, talvez seja o local ou segmento, onde isso mais revolucionou a produção e os resultados. Desta forma, é inevitável que na qualificação de Operadores Modernos isso seja referenciado.
Então, é importante saberem que diversos apps foram criados e estão disponíveis para auxiliar, trazendo desde informações como clima e cotações agrícolas até relatórios completos para embasar a tomada de decisões, mas também o plano de manutenção das máquinas agrícolas.Sem tempo para ler agora? Baixe esta matéria em PDF
6.1 O que são os aplicativos?
Aplicativos são softwares (programas) que funcionam como um conjunto de ferramentas com o objetivo de realizar tarefas e trabalhos específicos. Podem ser usados no computador ou nos smartphones e são popularmente chamados de “apps”.
Eles revolucionaram a comunicação e realização de uma série de atividades diárias das pessoas. Desde a comunicação – na qual, com alguns apps, como Google Meets, WhatsApp ou até mesmo Facebook, podemos instantaneamente falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo – até o planejamento e colaboração em tempo real em trabalhos.
Nos processos agrícolas essa transformação também está acontecendo.
Os aplicativos podem te ajudar com o planejamento agrícola, diminuindo as pilhas de papéis na sua mesa. A era do “achismo” na tomada de decisão chegou ao fim. E você fará melhor aproveitamento dos recursos necessários para a condução das lavouras. E tudo isso de um jeito simples, fácil e extremamente intuitivo de fazer. Nos computadores ou até pelo smartphone.
A maioria deles você pode encontrar facilmente na Google Play para quem usa Android ou na App Store para quem usa o iOS.
Confira abaixo algumas sugestões de aplicativos para planos de manutenção, mas também existem aplicativos para questões climáticas, questões de mercado, conrole de pragas, cálculos de insumos, planilhas financeiras e controle de custos, Geomapas
103


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
a. Produttivo: Um programa de manutenção preventiva pode salvar gastos significativos com manutenções emergenciais. Uma ótima ferramenta para controlar os procedimentos são os checklists de manutenção preventiva. Eles podem ser aplicados para equipamentos industriais, equipamentos elétricos, equipamentos de refrigeração, veículos, sistemas de segurança, manutenção predial, maquinários entre outros. O aplicativo permitie criação e edição de modelos de checklist e você tem itens gerais que podem ser personalizados de acordo com o tipo de ativo (PRODUTTIVO, 2021).
Modelo de Aplicativo para Plano de manutenção (PRODUTTIVO, 2021)
b. JRS: Um programa de inspecção de veículos e manutenção App - Inspeção de frota, agendamento, gerenciamento de manutenção. Gerar Relatório de Inspeção PDF assinado de Equipamentos e Máquinas Pesadas. Transição para o registro digital gratuito em papel mantendo-se na nuvem privada segura. Capacite todos os membros da frota com o Android, o acesso baseado em aplicativos iOS de registros de veículos. Motorista, operador pode relatar problemas, enviar relatório de inspeção, solicitar manutenção.
104


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
c. Soluções Avançadas CASE IH: O Plano de Manutenção Case IH funciona como um plano de saúde para o maquinário agrícola. Com um valor fixo mensal, o produtor garante todas as intervenções preventivas em suas máquinas. Os pacotes são programados de acordo com a necessidade e a aplicação do equipamento. Tudo é planejado para que as máquinas tenham o máximo de disponibilidade e desempenho.
Esses são algumas sugestões, mas existem uma infinidade de aplicativos nesse sentido disponíveis no mercado. Alguns gratuitos, mas a grande maioria pagos. Navegue, explore, experimente alguns, muitos tem adesão de 15 dias grátis e depois identifique qual melhor se adequa a sua realidade e a da sua empresa.
7.2 Modelo Check-List Máquinas Agrícolas
Apesar de muitas ferramentas estarem disponíveis para a execução dos Check-list da manutenção preventiva e etc..., ainda se identifica muitos operadores realizando o Ckeck-list manual. Em especial, nos locais mais remotos e nas regiões onde a tecnologia não chegou com tanta facilidade. Mesmo sendo mais trabalhoso de avaliar os dados e planejar as trocas, esse tipo de anotações ainda são utilizadas, válidas e extremamente necessárias se não houver outra forma mais moderna.
Desta forma, apresentamos um ficha simples que poderá ser utilizada como base para o Check-list das máquinas agrícolas de vocês e também pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada ambiente de trabalho.
105


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
106
CHECKLIST DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS EQUIPAMENTO: MARCA: MODELO:
ACOMPANHAMENTO DAS TROCAS DE ÓLEOS, FILTROS E SERVIÇOS EXECUTADOS
FILTROS ÓLEOS LUBRIFICANTES OUTRAS TROCAS/SERVIÇOS
DATA DA TROCA/ KM ou HS SERVIÇO
AR Combustível Óleo
Sep. Água Motor
Cx. Marcha Cx. Direção Freio (Óleo) Dif. Dianteiro Dif. Traseiro
T. de Força Sist. Hidráulico Água Radiador Adit. Radiador Graxa (Lubrif.) Correia Motor Bateria
Pneus Abastecimento
OBS: Anotar Data, Km ou Hora e assinalar com um “X” a troca ou o serviço executado.
ÓLEOS UTILIZADOS
MOTOR
CX. DIREÇÃO HIDRÁULICO DIFERÊNCIAL
FILTROS UTILIZADOS
AR COMBUSTÍVEL LUBRIFICANTE SEP. ÁGUA
OBS: Anotar os produtos utilizados na troca ou o serviço executado.


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
8. MANUAIS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Conforme já relatamos é imprescindível que o Operador de Maquinas Agrícolas conheça o equipamento que está operando e a melhor forma de conhecer detalhes relacionados a manutenção, operação e segurança da máquina é conhecer seus Manuais. Desta forma, solicite o Manual da máquina ao empregador, baixe-o ou adiquira-o na internet. Algumas marcas disponibilizam os mesmos em seus sites, outros apresentam a versão em aplicativos para sua máquinas, assim você terá o manual sempre em suas mãos. Lembre-se de que cada marca e modelo apresenta características especificas que precisam ser consideradas durante a manutenção e operação.
Os sites e aplicativos para androids já estão disponíveis para baixar esse tipo de manual. Na maioria das vezes, se ele foi perdido ou danificado ou não está mais disponível será necessário adiquiri-lo na loja especifica da marca e modelo utilizado por você.
Para ilustrarmos melhor esse material adicionamos algumas informações técnicas dos tratores, colheitadeiras e pulverizadoras. As marcas e modelos foram selecionados aleatoriamente, não configurando recomendação ou associação com os equipamentos a serem utilizados nas aulas práticas.
8.1 Trator
107


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
108


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
109


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
110


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
111


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
8.2 Colheitadeira
112


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
113


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
114


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
115


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
116


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
117


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
8.3 Pulverizadora
118


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
119


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
120


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
121


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
122


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
123


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
ATENÇÃO!
1. Siga o manual do fabricante
Ler o manual não é a atividade mais empolgante do mundo, mas é muito importante e não deve ser deixada de lado. Nele, estão contidas informações indispensáveis para que você tenha o melhor desempenho no trabalho no campo.
Assim, você vai saber quais são as datas de manutenção de acordo com o uso. Fique de olho no horímetro, nele estarão dispostas as horas trabalhadas. Quando atingir o tempo indicado, não deixe de fazer uma boa revisão. É bem semelhante ao que ocorre com automóveis, em que são previstas manutenções seguindo a distância percorrida.
2. Não esqueça das revisões nas suas máquinas
A revisão é muito importante, pois, nela as peças das máquinas agrícolas são lubrificadas e ajustadas para que funcionem como deveriam. São feitas regulagens para cada tipo de uso, deixando a máquina com o melhor desempenho para o seu trabalho.
Parece bobagem, mas fazer revisões quando é indicado, evita que os pequenos defeitos se agravem e que o custo de manutenção seja maior. É um cuidado que faz você poupar dinheiro.
3. Cuidado com a limpeza e armazenamento
Para evitar a oxidação e acúmulo de resíduos em suas máquinas, é necessário fazer uma boa limpeza de vez em quando. Quando limpar, retire o excesso de água que pode ter acumulado durante a lavagem e tenha atenção especial para componentes elétricos.
Armazenamento de máquinas agrícolas
Nos períodos entre uma safra e outra, sempre que possível, deixe suas máquinas em um local preservado, coberto, longe da umidade e da exposição às condições climáticas.
124


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
ATENÇÃO!
4. Fique atento aos sinais
Quando você está trabalhando, percebe algo estranho? Pode ser um sinal importante. São cheiros, ruídos ou tremores. Pare o trabalho e dê uma olhada especial, caso fique em dúvida, chame um mecânico.
Outro ponto que muitos operadores de máquinas ignoram os avisos do painel. Quase sempre não é um problema elétrico, mas sim, com seu equipamento.
5. Qualidade no combustível
Usar combustíveis de qualidade ajuda na performance e durabilidade da sua máquina. Fique atento ao fornecedor, prazo de validade e forma de armazenamento do óleo diesel em sua propriedade rural ou empresa.
125


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAMAMAQUINAS. Disponível no endereço eletrônico https://www.bamaqmaquinas.com.br/blog/operador-de-maquinas-pesadas/. Acessado em 12/01/2021.
CBO. Disponível no endereço eletrônico http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf. Acessado em 30/10/2017.
MACONSULTORIA. Disponível no endereço eletrônico https://www.maconsultoria.com/arquivos/f5b3c8cbd7208dfd68733ecc2bd30c67.pdf. Acessado em 15/01/2021.
Manual da Colheitadeira JohnDeer.
Manual da Escavadeira Hidráulica Catterpillar.
Manual da Pá carregadeira Catterpillar.
Manual da Pulverizadora JohnDeer.
Manual da Retroescavadeira Catterpillar.
Manual do Trator JohnDeer.
PRODUTTIVO. Disponível no endereço eletrônico ttps://www.produttivo.com.br. Acessado em 12/03/2021.
SANTORO, Marcelo. BLOG.AEGRO. Disponivel no endereço eletrônico https://blog.aegro.com.br/aplicativos-planejamento-agricola. Acessado em 12/03/2021.
TERRAPLANAGEM NET. Disponível no endereço eletrônico http://www.terraplenagem.net/. Acessado em 31/10/2017.
VIA CARREIRA. Disponível no endereço eletrônico https://viacarreira.com/arrumar-emprego- na-crise-economica-15-dicas-de-ouro-225927/. Acessado em 31/10/2017.
126


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
ANOTAÇÕES
127


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ OPERCACTION. Disponivel no endereço eletrônico https://operaction.com.br/manutencao-
_______________________________________________________________________________ de-retroescavadeiras-5-dicas/. Acessado em 08/03/2021.
_______________________________________________________________________________
___C_B_O_._D__is_p_o_n__ív_e_l_n_o__e_n_d_e__re_ç_o__e_l_e_tr_ô_n__ic_o__h_t_tp_:_/_/_w_w__w_._m__te__cb__o_.g_o__v_.b_r_/_c_b_o_s_it_e_/_p_a_g_e_s_/_h_o_me.jsf. _______________________________________________________________________________
Acessado em 30/10/2017.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ Manual da Escavadeira Hidráulica Catterpillar.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ Manual da Pá carregadeira Catterpillar.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ Manual da Retroescavadeira Catterpillar.
_______________________________________________________________________________
TERRAPLANAGEM NET. Disponível no endereço eletrônico http://www.terraplenagem.net/. _______________________________________________________________________________
Acessado em 31/10/2017. _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
VIA CARREIRA. Disponível no endereço eletrônico https://viacarreira.com/arrumar-emprego- _______________________________________________________________________________
na-crise-economica-15-dicas-de-ouro-225927/. Acessado em 31/10/2017. _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
128


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
129


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
130


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
131


OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS OU AGRÍCOLAS – PARTE III
132


Click to View FlipBook Version