The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.
Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by a13850, 2023-10-12 05:38:42

test1

t

Keywords: abc

RCOM 10º Ano


Módulo 1 <Comunicação de Dados> O que vais aprender neste módulo: -Identificar os sistemas de comunicação pela sua evolução; -Identifcar os tipos de sistemas de comunicação;


A EVOLUÇAO DOS SISTEMAS DE COMUNICAÇAO


Sistemas de comunicação. são a base dos sistemas colaborativos. usados na composição de sistemas mais complexos como redes sociais e ambientes virtuais; nesses contextos são denominados serviços de comunicação. O QUE SÃO SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO?


O homem começou a dominar a natureza, a fabricar utensílios, a usar roupas de diversas peles para se proteger do frio, fazer fogueiras e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para comunicar com os outros. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se. A comunicação era pouco usada na pré-história, daí que começou a ser utilizada uma “língua” simples: os sinais de fumo. QUAL É A SUA EVOLUÇÃO?


Com o aparecimento das primeiras civilizações, surgiram os primeiros códigos verbais. Com a criação destes, o homem evoluiu de outra forma, pois adquiriu a capacidade de emitir e receber mensagens num código comum, pôde partilhar conhecimentos na agricultura, passando pela matemática até à arte. No ano 4000 a.C., nasceu a escrita na mesopotâmia e no Egipto Em 59 a.C, o primeiro jornal foi lançado, em que naquele tempo,tendo o mesmo serviço que faz ultimamente.


Após o aparecimento da escrita, o homem queria falar com familiares ou amigos localizados a uma maior distância. Daí que nasceu o correio, e após algum tempo, o pombo correio, que facilitou imenso a comunicação com os outros. O código Morse é um sistema de codificação com caracteres alfabéticos e numéricos que utiliza sequências de sinais, geralmente sob a forma de impulsos eléctricos, sons ou luzes, para transmitir mensagens através de longas distâncias. Foi desenvolvido por Samuel Morse e Alfred Vail na década de 1830 e desempenhou um papel essencial nas comunicações durante mais de um século. .


Em 1896, surgiu o rádio, uma das maiores fontes de comunicação do homem. Esta fonte permite partilhar as notícias muito mais facilmente, e também funciona como uma fonte de entretenimento. Em 1973, houve o aparecimento do telemóvel, que facilitou ridiculamente a comunicação entre as pessoas, e impulsionou a comunicação de empresas. No ano de 2004, nasceu finalmente o e-mail (correio electrónico), que permitiu a habilidade de falar com as pessoas quando e onde quiseres


FUNÇÕES DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO


MODELO DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO


Simplex: Half-duplex: Full-duplex: Esse modo é efetuado nos 2sentidos, mas a transmissão não ésimultaneamente bidireccional. e suas funções. Simplex é um modo de uma sódireção de transmissão que não émuito pratico mas é mais econômico. Essa forma de comunicação ésimultânea nos 2 sentidos diferentedos outros acima. SIMPLEX, HALF-DUPLEX, FULL-DUPLEX


Dados Analogicos Tomam valores contínuos dentro de um determinado intervalo, o exemplo mais comum são as vozes e vídeos. Dados Digitais Tomam valores descritos são exemplos caracteres de texto e números inteiros. Também todos os dados armazenados e tratados por componentes digitais.


Sinais analógicos O sinal analógico tem um tipo de sinal continuo, que varia em função do tempo Sinais Digitais Sinal Digital é uma sequência discreta (descontínua) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo


Qual a diferença entre um sinal analógico e digital? Um sinal analógico é aquele que varia no tempo de forma contínua, enquanto que um sinal digital aparece sob a forma de dígitos, isto é, valores traduzidos por códigos ou números e tem um sinal descontinuo


Vantagens e Desvantagens dos sinais analógicos É mais fácil de processar. Os sinais analógicos são mais adequadosà transmissão de áudio e vídeo. Fornece uma representação mais precisade um som. É o tipo de som natural. Vantagens Desvantagens O analógico tende a possuir um sinal de qualidade inferior ao digital. Os cabos são sensíveis a influências externas. É muito difícil sincronizar.


A taxa de transmissão é o número de ciclos elétricos ou sinais transmitidos por segundo. Em velocidades de transferência mais baixas, a taxa de transmissão é igual à taxa de transferência de dados medida em bps ou bits por segundo. Às vezes, a taxa de transmissão e os bps ainda são utilizados de forma intercambiável, embora imprecisa, pois os padrões atuais permitem a codificação de vários bits em um único ciclo. Taxa de transmissão Grandezas e medidas


Taxa de Transferência Velocidade com que os dados são transmitidos de um dispositivo para outro. As taxas de transferência são normalmente medidas em bits ou bytes (ou múltiplos destes).


Largura de Banda Largura de banda, ou bandwidth em inglês, é o conceito que determina a medida da capacidade de transmissão, em especial de conexão ou rede. Além de ser um conceito utilizado na informática, a largura de banda também é usada em processamento de sinais, espectroscopia, eletrônica e em outras áreas.


Decibel é uma unidade de intensidade acústica. Um decibel é igual a 0,1 bels (a unidade que surge do quociente entre a pressão produzida por uma onda e a pressão tomada como referência). O termo bel deriva de Bell, o sobrenome de um físico escocês notável que se tornou um cidadão americano: Alexander Graham Bell (1847- 1922). Decibel


Throughput A taxa de transferência é uma medida do número de unidades de informação que um sistema pode processar num determinado período de tempo. Aplica-se amplamente a sistemas que vão desde vários aspectos dos sistemas informáticos e de rede até às organizações.


BIT RATE A BIT RATE, COMO O NOME INDICA, DESCREVE A TAXA NA QUAL OS BITS SÃO TRANSFERIDOS DE UM LOCAL PARA OUTRO. ELE MEDE QUANTOS DADOS SÃO TRANSMITIDOS EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO. A TAXA DE BITS É COMUMENTE MEDIDA EM BITS POR SEGUNDO (BPS), QUILOBITS POR SEGUNDO (KBPS) OU MEGABITS POR SEGUNDO (MBPS).


MULTIPLEXAGEM NA TELECOMUNICAÇÃO, A MULTIPLEXAÇÃO OU MULTIPLEXAGEM É UMA TÉCNICA QUE CONSISTE NA COMBINAÇÃO DE DOIS OU MAIS CANAIS DE INFORMAÇÃO POR APENAS UM MEIO DE TRANSMISSÃO USANDO UM DISPOSITIVO CHAMADO MULTIPLEXADOR.


MULTIPLEXAGEM POR DIVISAO DE TEMPO O TEMPO DE TRANSMISSÃO DE UM CANAL É DIVIDIDO EM PEQUENAS FRACÇÕES DE TEMPO ATRIBUINDO-SE UMA FRACÇÃO A CADA UMA DAS VÁRIAS TRANSMISSÕES.


POR DIVISÃO DE FRECUÊNCIA ESTA TÉCNICA É MAIS UTILIZADA NA TRANSMISSÃO DE SINAIS ANALÓGICOS. BASEIA-SE NA DIVISÃO DA FREQUÊNCIA TOTAL DE TRANSMISSÃO DO CANAL EM VÁRIOS SUBCANAIS. NESTE TIPO DE MULTIPLEXAÇÃO OS CANAIS ESTÃO 100% DO TEMPO DISPONÍVEIS, PORQUE SÃO DEFINIDOS SUBCANAIS FIXOS PARA ELES. Multiplexagem


Click to View FlipBook Version