The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.

Este caderno de exercícios aborda várias temáticas da utilização da folha de cálculo

Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by Catarina Alves 173008 - ETPM, 2023-06-28 07:54:14

Caderno de ejercicios - TIC Módolo2

Este caderno de exercícios aborda várias temáticas da utilização da folha de cálculo

Keywords: word

Capa Capa Capa


Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 1 Informação e Dados Uma das características mais marcantes da era actual é a informação. A forma como é trabalhada, como é difundida (imprensa, rádio, televisão, publicidade, Internet, etc.). A informação sempre foi um recurso fundamental à actividade humana. Desde o inicio dos anos 80 que a informação tem tomado um papel de maior como bem económico, tornando-se essencial quer para as empresas quer para indivíduos. Para as organizações, em sociedades de mercado, a necessidade de informação tem crescido a um grande ritmo. Os suportes informáticos como suportes dos sistemas de informação encontram-se em permanente evolução. Os sistemas de informação existiam muito antes dos sistemas informáticos. A primeira fase da introdução dos sistemas informáticos já foi completa. Esta fase caracterizou-se sobretudo pela automação de rotinas específicas de trabalho. Agora espera-se uma segunda fase, mais inovadora e onde os sistemas de informação apoiem fortemente o processo de decisão. Mas os sistemas de informação devem articular quer a informação interna da empresa, que a externa (Ex: Fornecedores e clientes, etc.) e acrescente às empresas capacidade competitiva. O registo de factos numa organização, isto é os dados, são o que serve de suporte ao sistema de Processamento/Tratamento de dados. O seu processamento após uma fase de validação gera a informação. Esta se for de qualidade, ajuda o processo de decisão. No entanto, as necessidades de informação numa empresa dependem do nível de gestão. Normalmente consideram-se os seguintes níveis: operacional, táctico e estratégico. É no nível estratégico que consome mais informação, pois é onde são efectuadas o maior número de decisões. Assim sendo a informação deve ser precisa, fiável e adequada à finalidade. O nível operacional é onde se faz a recolha e a alimentação de dados para o sistema. No nível intermédio, estão normalmente localizados os técnicos que tratam a manutenção das aplicações, do desenho Tecnologias de Informação As Tecnologias de Informação (TI) são como a expressão indica as tecnologias que tem a ver com o tratamento da Informação. As TI consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, baseados em meios electrónicos, nomeadamente computadores e/ou sistemas informáticos. Ultimamente, utiliza-se a designação Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que o tratamento da informação cada vez mais aparece vinculada aos processos de transmissão ou comunicação dessa mesma informação, entre vários locais (mesmo a nível global). As principais áreas das TICs são: Informática Burótica Telemática Controlo e Automação


Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 2 Informática O significado da palavra informática tem origem na junção das palavras Informação e Automática. Consequentemente a informática é o tratamento da informação por meios automáticos. Por meios automáticos entendem-se computadores e sistemas informáticos. Principais áreas da informática A informática é uma área muito vasta que engloba a concepção, criação e utilização de meios informáticos. Os sistemas informáticos são constituídos por duas componentes: O Hardware - refere-se aos dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem um sistema informático. O Software – refere-se aos programas de computador, capazes de fazer funcionar o Hardware, com ou sem intervenção do utilizador. O Software divide-se em duas categorias fundamentais: Software de sistema – essencialmente composto pelo sistema operativo, consiste na primeira camada de Software que transfigura o Hardware num sistema em o utilizador pode efectuar tarefas e interactuar ou fazer funcionar os seus programas. Software de Aplicação – que engloba todo o tipo de programas de computador com que o utilizador pode realizar tarefas genéricas (Ex: criar cartas, efectuar cálculos, manipular desenhos, etc.) A informática reparte-se em três grandes áreas: Concepção e implementação de Hardware Concepção e desenvolvimento do Software Utilização dos sistemas informáticos Assim sendo, as principais áreas profissionais ligadas à informática são: Engenharia de Hardware Engenharia do Software ou programação Montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos Utilizador dos sistemas para fins profissionais Burótica A burótica designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação num escritório. Um termo relacionado com a burótica é escritório electrónico. Trata-se de conceber, adaptar e utilizar os meios informáticos para escritórios de instituições. Associa-se normalmente a uma série de tarefas ligadas à informação que circula num escritório. Pode ter de se utilizar e montar redes de computadores, instalar faxes/modem e respectivo Software para permitir troca de informação com o exterior.


Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 3 Telemática Esta tecnologia de informação conjuga os meios informáticos (computadores, modems, redes, etc.) com meios de comunicação à distância ou telecomunicações. A palavra Telemática vem da conjugação das palavras Telecomunicações e Informática. É uma das áreas das TIC em maior expansão. A forma mais simples de utilizar esta TIC é através de um modem quer liga um computador pessoal a uma rede de computadores, nomeadamente à Internet. Automação e Robótica Trata-se fundamentalmente, da intervenção de sistemas ou meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. Alguns domínios nesta área: Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD’s) – sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde certos computadores fazem o tratamento desses dados. Controlo de Processos por Computador – sistemas baseados em sensores, mas onde intervêm outros dispositivos capazes de controlar processos (EX: PLC – Programable Logic Controler). CAM (Computer Aided Manufacturing) outro sistema de fabrico controlado por computador (CAD/CAM designa Desenho e Fabrico assistido por computador). CIM (Computer Integrated Manufacturing) um nível avançado de fabrico baseado em computadores, com total integração dos processos de produção graças aos sistemas informáticos. Robótica – sistemas electromecânicos em que intervêm meios e processos informáticos. Introdução à estrutura e funcionamento de um computador De uma forma básica, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos, mecânicos, electrónicos e eletromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura geral de um sistema informático pode ser vista como consistindo nos seguintes componentes: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output.


Click to View FlipBook Version