Capa Capa Capa
Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 1 Informação e Dados Uma das características mais marcantes da era actual é a informação. A forma como é trabalhada, como é difundida (imprensa, rádio, televisão, publicidade, Internet, etc.). A informação sempre foi um recurso fundamental à actividade humana. Desde o inicio dos anos 80 que a informação tem tomado um papel de maior como bem económico, tornando-se essencial quer para as empresas quer para indivíduos. Para as organizações, em sociedades de mercado, a necessidade de informação tem crescido a um grande ritmo. Os suportes informáticos como suportes dos sistemas de informação encontram-se em permanente evolução. Os sistemas de informação existiam muito antes dos sistemas informáticos. A primeira fase da introdução dos sistemas informáticos já foi completa. Esta fase caracterizou-se sobretudo pela automação de rotinas específicas de trabalho. Agora espera-se uma segunda fase, mais inovadora e onde os sistemas de informação apoiem fortemente o processo de decisão. Mas os sistemas de informação devem articular quer a informação interna da empresa, que a externa (Ex: Fornecedores e clientes, etc.) e acrescente às empresas capacidade competitiva. O registo de factos numa organização, isto é os dados, são o que serve de suporte ao sistema de Processamento/Tratamento de dados. O seu processamento após uma fase de validação gera a informação. Esta se for de qualidade, ajuda o processo de decisão. No entanto, as necessidades de informação numa empresa dependem do nível de gestão. Normalmente consideram-se os seguintes níveis: operacional, táctico e estratégico. É no nível estratégico que consome mais informação, pois é onde são efectuadas o maior número de decisões. Assim sendo a informação deve ser precisa, fiável e adequada à finalidade. O nível operacional é onde se faz a recolha e a alimentação de dados para o sistema. No nível intermédio, estão normalmente localizados os técnicos que tratam a manutenção das aplicações, do desenho Tecnologias de Informação As Tecnologias de Informação (TI) são como a expressão indica as tecnologias que tem a ver com o tratamento da Informação. As TI consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, baseados em meios electrónicos, nomeadamente computadores e/ou sistemas informáticos. Ultimamente, utiliza-se a designação Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que o tratamento da informação cada vez mais aparece vinculada aos processos de transmissão ou comunicação dessa mesma informação, entre vários locais (mesmo a nível global). As principais áreas das TICs são: Informática Burótica Telemática Controlo e Automação
Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 2 Informática O significado da palavra informática tem origem na junção das palavras Informação e Automática. Consequentemente a informática é o tratamento da informação por meios automáticos. Por meios automáticos entendem-se computadores e sistemas informáticos. Principais áreas da informática A informática é uma área muito vasta que engloba a concepção, criação e utilização de meios informáticos. Os sistemas informáticos são constituídos por duas componentes: O Hardware - refere-se aos dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem um sistema informático. O Software – refere-se aos programas de computador, capazes de fazer funcionar o Hardware, com ou sem intervenção do utilizador. O Software divide-se em duas categorias fundamentais: Software de sistema – essencialmente composto pelo sistema operativo, consiste na primeira camada de Software que transfigura o Hardware num sistema em o utilizador pode efectuar tarefas e interactuar ou fazer funcionar os seus programas. Software de Aplicação – que engloba todo o tipo de programas de computador com que o utilizador pode realizar tarefas genéricas (Ex: criar cartas, efectuar cálculos, manipular desenhos, etc.) A informática reparte-se em três grandes áreas: Concepção e implementação de Hardware Concepção e desenvolvimento do Software Utilização dos sistemas informáticos Assim sendo, as principais áreas profissionais ligadas à informática são: Engenharia de Hardware Engenharia do Software ou programação Montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos Utilizador dos sistemas para fins profissionais Burótica A burótica designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação num escritório. Um termo relacionado com a burótica é escritório electrónico. Trata-se de conceber, adaptar e utilizar os meios informáticos para escritórios de instituições. Associa-se normalmente a uma série de tarefas ligadas à informação que circula num escritório. Pode ter de se utilizar e montar redes de computadores, instalar faxes/modem e respectivo Software para permitir troca de informação com o exterior.
Tecnologias de informação e comunicação Catarina Alves 28 de junho de 2023 P á g i n a | 3 Telemática Esta tecnologia de informação conjuga os meios informáticos (computadores, modems, redes, etc.) com meios de comunicação à distância ou telecomunicações. A palavra Telemática vem da conjugação das palavras Telecomunicações e Informática. É uma das áreas das TIC em maior expansão. A forma mais simples de utilizar esta TIC é através de um modem quer liga um computador pessoal a uma rede de computadores, nomeadamente à Internet. Automação e Robótica Trata-se fundamentalmente, da intervenção de sistemas ou meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. Alguns domínios nesta área: Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD’s) – sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde certos computadores fazem o tratamento desses dados. Controlo de Processos por Computador – sistemas baseados em sensores, mas onde intervêm outros dispositivos capazes de controlar processos (EX: PLC – Programable Logic Controler). CAM (Computer Aided Manufacturing) outro sistema de fabrico controlado por computador (CAD/CAM designa Desenho e Fabrico assistido por computador). CIM (Computer Integrated Manufacturing) um nível avançado de fabrico baseado em computadores, com total integração dos processos de produção graças aos sistemas informáticos. Robótica – sistemas electromecânicos em que intervêm meios e processos informáticos. Introdução à estrutura e funcionamento de um computador De uma forma básica, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos, mecânicos, electrónicos e eletromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura geral de um sistema informático pode ser vista como consistindo nos seguintes componentes: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output.