The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.

RELATÓRIO HUMANIZAÇÃO - 2014 - ISBN

Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by Humaniza Nth, 2023-07-17 08:57:39

Relatório de Gestão NH - 2014

RELATÓRIO HUMANIZAÇÃO - 2014 - ISBN

51 Quadro 25: Programação do 1º Encontro Estação Saúde e Cultura Horário Atividades 9h às 9h30 Recepção dos convidados Café da manhã feito pelas nutricionistas do HC 9h30 às 10h Apresentação sobre o Hospital das Clínicas da FMUSP Saúde não tem idade – Prof. Dr. Wilson Jacob Filho Institucional – Dra. Elizabeth de Faria 10h às 11h Tour - Trem Expresso Circular HCFMUSP Cultura e Extensão – Dr. André Mota Visita ao IOT, ICHC e FMUSP 11h às 12h Encerramento Humanização – Dra. Izabel Rios Avaliação de reação Destaque para o tour realizado pelas ruas ao redor do Complexo com o Trem Expresso Circular, conhecendo a história e as peculiaridades de cada Instituto, acompanhado pelo Dr. André Mota, Coordenador do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da USP. O encerramento deu-se com a palestra sobre as ações e os programas da Humanização na instituição com a Dra. Izabel Rios, Coordenadora do NTH e da Rede Humaniza FMUSPHC. 7. Regimento Interno Com a transformação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em entidade autárquica de regime especial - conforme edição da Lei Complementar no 1.160, de 9 de dezembro de 2011 - elaborou-se o Regimento Interno da Comissão Técnico Científica de Humanização levando em consideração todas as especificidades e definições deste regime. Para tanto, trabalhou-se conjuntamente na elaboração deste Regimento o Núcleo Técnico e Científico de Humanização, Núcleo de Planejamento e Gestão e Diretoria Clínica. O modelo de regimento proposto foi apresentado e debatido em duas reuniões da Comissão de Humanização, considerando as opiniões e sugestões dos membros presentes, e buscando administrar a diversidade.


52 8. Estruturação de Recursos Humanos - NTH Apesar do grande elenco de atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, o NTH até o final de 2014 contava com equipe bastante reduzida de pessoas (uma médica, uma psicóloga, um administrador e uma secretária), sendo que algumas delas eram inclusive cedidas por outros serviços do HC. A expansão das atividades em andamento, conforme a própria demanda do Complexo como um todo se encontrava muito comprometida devido à falta de pessoas na equipe. Em função disto, a Diretoria Clínica do HC desenvolveu o projeto de estruturação dos recursos humanos do NTH, no qual foram pleiteados cargos para um médico (20h semanais), um educador em saúde (40h semanais) e dois outros para Assistente Técnico de Humanização (40h semanais). O projeto foi aprovado pela Administração Superior do HC e imediatamente iniciaram-se os processos seletivos. Deste modo, concluídas as contratações, o NTH tem a seguinte estrutura: Figura 3 – Estrutura de Recursos Humanos – NTH Coordenador Médico Educador Assistente B Assistente C Oficial Administrativo Assistente A Fonte: NTH, 2014. O profissional médico selecionado iniciou as atividades junto ao NTH em novembro de 2014. Os processos seletivos dos demais funcionários iniciaram-se em 2014 e foram concluídos em 2015.


53 9. Na Roda da Rede, uma Rede e Ações A humanização pode ser pensada em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Do nosso ponto de vista, sua essência é a construção coletiva de compromissos éticos e técnicos que se expressam em ações para o cuidado ao paciente e melhoria das relações de trabalho entre os profissionais da saúde. O desenvolvimento da humanização nos serviços será um longo caminho de maturação da cultura institucional para valores e atitudes, envolvendo cada vez mais pessoas nesse modo de ser e fazer em Saúde. A Rede Humaniza FMUSPHC, formada por profissionais da saúde capacitados para atuar no âmbito da gestão dos serviços, se apresenta como dispositivo para o aprimoramento das diversas práticas de saúde, senão em todos, certamente nos principais setores da Instituição. A Rede identifica e procura dar visibilidade, ou desenvolve ações de humanização voltadas ao público interno (colaboradores e equipes) e ao público externo (pacientes e familiares) que o Núcleo Técnico acompanha e se solicitado assessora. Tais ações podem ser pontuais ou de caráter contínuo, podem virar programas e ao longo do tempo ser incorporados à rotina dos serviços. © 2015 Núcleo Técnico e Científico de Humanização. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.


54 Fontes e referências - BRASIL. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2004. - WWW.planetree.org - LEVY, P. Inteligência Coletiva. São Paulo: Ed Loyola, 1998. 1ª. edição - RIOS IC. Caminhos da Humanização na Saúde – Prática e Reflexão. São Paulo. Aurea, 2009. - HCFMUSP. Regimento Interno da Rede Humaniza FMUSPHC. São Paulo, 2010. - HCFMUSP. Núcleo Técnico e Científico de Humanização. São Paulo, 2012. - Arte Despertar. Relatório Arte Despertar 2014. Disponível em: http://issuu.com/artedespertar/docs/relat__rio_-_arte_despertar_-_final/0. São Paulo, 2015. - HCFMUSP. Relatório de acompanhamento das ações locais de Acolhimento com Classificação de Risco nas Unidades de Urgência e Emergência Referenciadas do Hospital das Clínicas da FMUSP. São Paulo, 2014 - HCFMUSP. Núcleo Técnico e Científico de Humanização. São Paulo, 2014. - HCFMUSP. HC Online, n. 400. São Paulo, 2014. - ImageMagica. Disponível em: http://www.imagemagica.org. São Paulo, 2015. - HCFMUSP. Projeto de estruturação de recursos humanos para o Núcleo Técnico e Científico de Humanização. São Paulo, 2014. - FMUSP. Autarquia Especial. Disponível em: http://www.fm.usp.br/site/AutarquiaEspecial. São Paulo, 2015. - MV. Disponível em: http://www.mv.com.br/. São Paulo, 2015.


Click to View FlipBook Version