08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP Ação Social – recepção aos calouros de medicina 2018 Alguns depoimentos das lições tiradas do 1º contato com pacientes internados no HCFMUSP: Apesar da ótima estrutura e organização elaborada para este primeiro contato com o paciente, o que mais me surpreendeu foi o conhecimento de vida do senhor Clóvis Augusto, que como maior dica aos jovens calouros disse: “não procure a felicidade na profissão, no status ou no dinheiro, mas em si mesmo”, o que me revelou mais do que a “Carta sobre a Felicidade” do filósofo Epicuro. “O médico não pode nos tratar como lixo”. Creio que com essa fala simples e sintetizante, podemos notar que a relação médico-paciente transcende o formalismo técnico, fundamentando-se numa relação de confiança e acolhimento. Essa conversa provavelmente tornou o dia dela melhor, mas certamente marcará toda a minha formação médica, tendo como base a humanização. “Seja um sonhador. Não custa nada sonhar”; paciente da Neurologia do HCFMUSP. Além de desejar médicos humanizados e apaixonados pela profissão o paciente explicitou seu desejo por médicos que, em suas palavras, não fossem “medíocres” ou “mais do mesmo”.
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP Eixo Humanização – Planejamento Estratégico FMUSP A humanização constitui, desde 2017, um eixo de trabalho no planejamento estratégico da Diretoria Executiva da FMUSP, promovendo a integração dos colaboradores, o desenvolvimento humano e profissional, ampliando as ações educacionais em humanização proporcionando o bem estar no ambiente de trabalho. Objetivo geral: Desenvolver conceitos e práticas para a CULTURA DA HUMANIZAÇÃO na FMUSP DIRETRIZES AÇÕES Acolhimento para funcionários Manual de Integração; Integração dos Novos e Antigos Funcionários. Gestão Inclusiva Comissão de Desenvolvimento Humano & Profissional; Treinamento de Lideranças. Cultura de Humanização Campanha de Humanização na FMUSP; Cartilha de Humanização. Ambiência no Trabalho Espaço de Convivência do Colaborador; Regimento Interno - Espaço Colaborador FMUSP. Plano de trabalho:
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP Eixo Humanização – Planejamento Estratégico FMUSP Resultados: Ambiência: Espaço do Colaborador Projeto elaborado e liberado pelo CONDEPHAAT. Ambiência: reforma das copas Reforma das copas iniciada. Gestão Inclusiva: Desenvolvimento Humano e Profissional Desenho da proposta de criação de uma comissão e do Fluxo de Solicitação de cursos e participação em congressos. Fluxo proposto:
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP Eixo Humanização – Planejamento Estratégico FMUSP Resultados: Acolhimento: Integração dos Colaboradores Manual da Integração FMUSP Apresentação da Integração Gestão Inclusiva: Curso de Desenvolvimento de Liderança • Treinamento “Liderança, Gerenciamento e Motivação de Equipes, com foco em Resultados”: formação e desenvolvimento de lideranças – abordagem teórica e prática. • Contratação da empresa de educação empresarial All Experts – investimento: R$6.912,00 • Carga horária: 02 dias de treinamento (21 e 28/06/2018), 02 turmas de 08 horas cada. • Nº convidados: 56 colaboradores. • Nº participantes que concluíram o curso: 36 colaboradores. Produtos: Avaliação do nível de aproveitamento do curso (n=26 respondentes):
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP Eixo Humanização – Planejamento Estratégico FMUSP Resultados Cultura de Humanização: Campanha de Sensibilização para a Humanização Produto: Cartilha de Humanização FMUSP Elaborou-se uma Cartilha de Humanização de forma colaborativa. Foram realizadas entrevistas com professores e pesquisadores (09), profissionais técnicos (11) e alunos (07) da FMUSP. Foram 27 entrevistas realizadas no total. Para elaboração da arte e design gráfico de toda campanha, contratou-se a empresa Lawrence – investimento: R$ 7.400,00
v 08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP HUMANIZAÇÃO NO ENSINO MÉDICO – DISCIPLINA UC21 Desde 2016, com o currículo novo da graduação médica da FMUSP, a temática da humanização e da bioética foi inserida na Unidade Curricular 21 (UC21) para alunos primeiro e segundo ano da graduação em medicina. A UC21 adota método educacional inovador ao relacionar os saberes interdisciplinares da ciência médica com os saberes das humanidades médicas e bioéticas. Nº de reuniões Tempo dedicado Indicador de presença 8 16h 83% Carga horária de planejamento das atividades educacionais em 2018: Os médicos que compõem o grupo de professores de humanidades possuem formação diversa e desenvolvem o cuidado assistencial com base em valores da humanização. A metodologia de ensino é centrada nos alunos, colocando-os em contato com os pacientes e profissionais do Hospital das Clínicas, vivenciando experiências clínicas e humanas do contexto assistencial hospitalar.
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP PÁGINA DA HUMANIZAÇÃO – SITE DA FMUSP Reconhecimento e institucionalização da humanização no site da FMUSP
08. HUMANIZAÇÃO NA FMUSP SIMPÓSIO DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DA USP Apoio na organização do evento Liga de Humanização Fundada pela aluna da Faculdade de Medicina da USP, Nicole Sigrist, sob orientação da Profa. Dra. Izabel Rios, ambas responsáveis pela Liga. A Liga promove atividades semanais para alunos do primeiro ao quarto ano de medicina e para alunos da enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia da USP. Objetivo: Aulas teóricas e vivências práticas de humanização nas enfermarias do HC para o desenvolvimento de competências relacionais na área da saúde.
9. Educação em Humanização A educação permanente pode ser entendida como aprendizagemtrabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ministério da Saúde
09. EDUCAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO A Linha de Educação em Humanização do NTH tem o objetivo de desenvolver, implantar e aprimorar projetos educacionais a fim de produzir conhecimento e práticas segundo diretrizes da humanização. As iniciativas do NTH voltadas para a educação são: Oficinas de Humanização, Visitas Técnicas, Curso de Especialização e Cursos Livres. Conheça um pouco mais cada uma delas: Oficinas de Humanização: é uma das estratégias didático-pedagógicas utilizada pelo NTH que preconiza o ensino por meio de metodologia ativa, definida a partir de necessidades observadas por gestores e colaboradores no cotidiano de trabalho. Visitas Técnicas: apresentar ao público externo a organização do modelo de trabalho da Rede Humaniza FMUSPHC, processos e procedimentos realizados pelo NTH, bem como determinados projetos e/ou programas institucionais de Humanização. Especialização em Gestão da Humanização em Serviços de Saúde: promover conhecimento de conceitos, práticas e técnicas da gestão da humanização como política nos serviços de saúde, assim como desenvolver lideranças para sua condução institucional. Cursos Livres: cursos de curta duração ministrados pelo NTH com objetivo de abordar temas específicos da humanização.
09. EDUCAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO Visitas Técnicas Visitante Assunto de interesse Duração da visita Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro Modelo Estratégico de Gestão da Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP 3 horas Hospital Sírio-Libanês Humanização e Experiência do Paciente 4 horas Profa. Claudia Figaro-Garcia Humanização no HCFMUSP – Projetos e Ações 2 horas Hospital de Caridade São Vicente de Paulo Modelo Estratégico de Gestão da Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP 3 horas Estágio Prático Como campo do estágio prático optativo de 01 mês do programa de “Gestão de Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde” do Hospital Sírio-Libanês, a residente Verônica Simões de Oliveira escolheu o Núcleo Técnico de Humanização. A residente teve a oportunidade de acompanhar a realização e atuar em projetos da Humanização no HCFMUSP, visitar projetos da Rede Humaniza e participar das discussões da gestão estratégica da humanização. HumanizaR Propostas de trabalho personalizadas com o objetivo de assessorar o processo de implantação de um modelo estratégico de gestão da humanização gerenciado por indicadores .
10. Comunicação Institucional em Humanização Fortalecer e aprimorar o padrão de comunicação na saúde, criando interfaces, conexões e redes, é uma necessidade premente. Profa. Dra. Izabel Rios e Maria Aparecida Rodrigues
10. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM HUMANIZAÇÃO Canais de comunicação utilizados pelo NTH: Site da Rede Humaniza FMUSPHC; Site da FMUSP; Facebook da Rede Humaniza FMUSPHC; Facebook do GTH-FMUSP; Imprensa – canal HC no Youtube; HC Online; Portal da Rede HumanizaSUS; Elemídia; Listas de e-mail; Twitter HCFMUSP. O NTH publica periodicamente nos canais de comunicação e mídias sociais do HCFMUSP diferentes materiais, como relatórios e artigos, divulgando programas, projetos e ações do NTH e da Rede Humaniza. O objetivo é dar visibilidade não só às ações, mas também às pessoas nelas envolvidas, além de configurar um canal de transparência e compartilhamento do trabalho com a sociedade.
11. Cultura de Humanização A humanização semeia transformações contínuas para sustentar mudanças na cultura organizacional. Pedro Resende
Avaliação de Cultura Institucional para Humanização Hospitalar – Cultura de Humanização Objetivo: desenvolver tecnologia de avaliação da cultura organizacional referente à humanização com o propósito de aperfeiçoar as práticas e gestão da humanização nos serviços. E avaliar, através de abordagens quantitativa e qualitativa, o grau da efetivação da cultura institucional de humanização até a data de realização da avaliação. 11. CULTURA DE HUMANIZAÇÃO Técnicas e Instrumentos: 1. Exame documental; 2. Visita técnica à unidade - observação direta; 3. Entrevista semiestruturada com responsável pela humanização; 4. Entrevista semiestruturada com colaboradores; 5. Entrevista semiestruturada com gestores; 6. Entrevista semiestruturada com pacientes e acompanhantes. Ajustes no conjunto de instrumentos de Avaliação da Cultura Institucional de Humanização (estabelecimento dos pesos e notas); Finalização do “Manual de Desenvolvimento de Avaliação da Cultura de Humanização”; Elaboração do “Dossiê de desenvolvimento do projeto de Avaliação da Cultura de Humanização”. Atividades: O projeto CULTURA DE HUMANIZAÇÃO foi contemplado no Planejamento Estratégico do HCFMUSP para 2019. Reuniões: Superintendência: 03 | Protocolo (elaboração Dossiê): 03 | NTH (ajustes técnicos): 02.
12. Experiência do Paciente em Humanização A experiência do paciente com o cuidado à saúde é fortemente determinada por fatores humanos delimitados dentro do escopo da humanização. Profa. Dra. Izabel Rios Foto: Renato Stockler
O estudo da experiência do paciente em humanização teve início em 2015 nas enfermarias e serviços parceiros dos projetos de humanização do NTH. Objetivo: avaliar as impressões de pacientes e acompanhantes de unidades do Hospital das Clínicas quanto à humanização. O questionário utiliza uma escala de mensuração do tipo Likert de quatro alternativas. As respostas indicam a combinação da direção de resposta (concordo e não concordo) com a intensidade da resposta (extensão do concordar e não concordar); e, relaciona-se com a forma como o paciente apreende toda a experiência vista, ouvida e sentida ao receber os cuidados. Os resultados alimentam o indicador Índice de Insatisfação em Humanização e compõem o Painel de Indicadores de Humanização das Unidades. Em 2018: 13 questionários aplicados com pacientes e acompanhantes da enfermaria de ginecologia. O Questionário de Experiência do Paciente em Humanização foi estudado estatisticamente em 2018. No processo de validação interna, o questionário foi aplicado a 757 pacientes e acompanhantes de unidades de internação e ambulatorial do hospital. Dentre as técnicas estatísticas de validação utilizadas, fez-se análise estatística descritiva exploratória univariada e multivariada e observou-se o Alfa de Cronbach. As questões abertas foram analisadas por metodologia qualitativa do tipo discurso do sujeito coletivo. 12. EXPERIÊNCIA DO PACIENTE EM HUMANIZAÇÃO
O estudo da experiência do paciente em humanização foi inscrito como paper para o Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde 2019 (QualiHosp). 12. EXPERIÊNCIA DO PACIENTE EM HUMANIZAÇÃO Troca de experiências: NTH, Instituto de Radiologia (InRad) e Escritório de Experiência do Paciente do Hospital Sírio-Libanês Submissão de trabalho para congresso: Visita do NTH ao Escritório de Experiência do Paciente do Hospital Sírio-Libanês; Visita do Escritório de Experiência do Paciente do Hospital Sírio-Libanês ao NTH e InRad; Reuniões periódicas entre as lideranças das três organizações envolvidas - aproximação dos temas humanização e experiência do paciente; Alinhamento entre NTH e InRad sobre o trabalho em experiência do paciente no HC.
13. Voluntariado Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Centro de Voluntariado de São Paulo
O ano de 2018 foi de reorganização do voluntariado no Hospital das Clínicas, no que se relaciona com a humanização a nível corporativo. Tal reorganização foi necessária para melhor estruturar o voluntariado pessoa física e repensar a dinâmica de funcionamento do Grupo de Trabalho de Humanização Voluntariado (GTH-V). Voluntariado pessoa física: Foi desenhado o pré-projeto “Voluntariado Humanização - Pessoa Física”, considerando a Lei no 9.608 sobre o Serviço Voluntário e a Ordem Conjunta de Serviço Nº 28/2017, que disciplina a prestação de serviço voluntário no HCFMUSP. Grupos voluntários: Não houve reuniões do GTH-V em 2018. Todavia, a atuação dos grupos voluntários nos diversos institutos do HCFMUSP não foi prejudicado, tampouco a parceria em projetos e ações específicas do Núcleo Técnico e Científico de Humanização. Membros GTH-V: Associação Viva e Deixe Viver | ImageMagica | Conselho Familiar | Projeto Criarte | Associação Voluntariado HU-USP | Terapia Assistida por Cães | Associação Amigos do Nariz Vermelho | Associação Arte Despertar | Associação Amigos do Coração | Ação Solidária | AVOHC | Cão Terapeuta
14. Arte e Cultura A arte é facilitadora de encontros, muitas vezes do encontro consigo mesmo. Profa. Dra. Izabel Rios e Pedro Resende
Biblioteca Solidária – Sala de leitura no Prédio da Administração Projeto iniciado em abril de 2013 e visa promoção da leitura através da doação e troca de livros entre os colaboradores do HC. A sala de leitura da Biblioteca Solidária, inaugurada em 2017 para acolher nossos leitores, está localizada no 3º andar do Prédio da Administração do HC. Resultados: Mensalmente é elaborado o ranking “Os + lidos” com a relação dos livros mais procurados pelos colaboradores do hospital. Em 2018 Desde o início do projeto Nº livros doados 491 3.317 Nº livros retirados 425 4.018 14. ARTE ECULTURA Biblioteca Solidária – geladeira de livros na Central de Dispensação de Medicamentos O projeto realizado desde 2016 na Central de Dispensação de Medicamentos é alimentado por meio da doação de livros e revistas que abastecem a geladeira doada pelo grupo Canto Cidadão. Total de livros doados: 1.850 (632 em 2018) Total de revistas doadas: 79 (37 em 2018) Resultados:
• Programa Arte nos Hospitais – Canto Cidadão (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Objetivo: Provocar e sensibilizar pessoas através de apresentações teatrais em hospitais, em ação voluntária. Através do Programa “Arte nos Hospitais”, o Grupo “Canto Cidadão” apresentou espetáculos indicados para todos os públicos e faixas etárias no Instituto Central e Instituto do Coração. Período: Janeiro a Dezembro. Resultados: 14. ARTE ECULTURA Fonte: Canto Cidadão
15. Educação Popular A comunicação no contexto hospitalar adquire contornos específicos no que se refere ao diálogo, à clareza das informações e à precisão com que estas são transmitidas, fazendo parte do conjunto de ações que caracterizam o cuidado em saúde. Profa. Dra. Izabel Rios e Maria Aparecida Rodrigues
15. EDUCAÇÃO POPULAR Nº assistentes NTH Período Duração Total horas dedicadas pelo NTH 05 Jan. e Fev. 2018 07 dias 45h25 SURTO DE FEBREAMARELA Equipe de Apoio Comunicacional: 17 pessoas Principais atribuições do NTH: Em 2018 foram 03 momentos em houve a necessidade de realização da Educação Popular: Surto de Febre Amarela; Novo Fluxo do Pronto-Socorro Oftalmologia e Otorrinolaringologia; Novo Fluxo da Unidade de Emergência Referenciada do Instituto Central. A Educação Popular é uma ação de comunicação com a população que transita pelos arredores do HC em momentos de mudanças estruturais do funcionamento do Hospital ou em situações emergenciais do contexto da saúde no Brasil. Com o surto de febre amarela que atingiu vários estados do Brasil no início de 2018, a demanda por vacinação e atendimentos por suspeitas de casos aumentou muito no HC. Em função, estruturou-se uma ação para orientação da população com informações sobre a febre amarela e o serviço de saúde ofertado pelo Hospital das Clínicas. o Elaboração de material de apoio para a equipe (texto); o Composição e treinamento da equipe; o Elaboração da escala da equipe; o Supervisão da atuação na educação popular; o Monitoramento resultados.
15. EDUCAÇÃO POPULAR Nº assistentes NTH Período Duração Treinamento Total horas dedicadas pelo NTH Total pessoas informadas 04 Fev. e Mar. 2018 10 dias 02h 30h 475 NOVO FLUXO DO PRONTO-SOCORRO OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA Equipe de Apoio Comunicacional: 16 pessoas Desenvolvimento de atenção individual para os cidadãos que circulam no entorno HCFMUSP, fornecimento de informações e respostas às dúvidas quanto ao funcionamento pronto-socorro da oftalmologia e otorrinolaringologia. Nº assistentes NTH Período Duração Treinamento Total horas dedicadas NTH Total pessoas informadas 06 Nov. e Dez. 2018 16 dias 05h10 108h40 2.448 NOVO FLUXO DA UNIDADE DE EMERGÊNCIA REFERENCIADA DO INSTITUTO CENTRAL Equipe de Apoio Comunicacional: 28 pessoas Com o início do quarto ciclo do referenciamento da Unidade de Emergência Referenciada do Instituto Central, estabeleceuse restrição total de acesso à Unidade para demanda espontânea, focando o atendimento aos casos graves que chegam através de resgate ou por ambulância autorizada pelo Plantão Controlador. Diante da mudança, organizou-se a equipe para comunicação e esclarecimento de dúvidas junto à população do entono do HCFMUSP.
16. Participação em Atividades Institucionais Orgulho de Fazer o Melhor para as Pessoas, com as Pessoas - compromisso e razão pela qual cada membro da Instituição dia após dia dedica seus esforços. Missão – Visão do HCFMUSP
16. PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES INSTITUCIONAIS • Eixo Temático “Protocolos Clínicos” A missão deste eixo temático, que o NTH integrou, foi desenvolver um canal sistematizado para a solicitação de protocolo clínico-assistencial, com fluxo definido e critérios para avaliação e priorização das solicitações. A fim de instituir recursos para monitoramento e gerenciamento das solicitações e dos resultados, com o objetivo de alcançar os melhores desfechos . Principais contribuições do NTH: Quadro de Desenvolvimento de Protocolo Clínico – Canvas; Explicativo de preenchimento do Quadro de Desenvolvimento de Protocolo Clínico; Guideline "Protocolo Clínico-Assistencial Gerenciado - definições e orientações sobre o estabelecimento de protocolos clínicos gerenciados no HCFMUSP"; Vídeo animado da solicitação de protocolos clínicos (utilizado no evento Brilho nos Olhos). Participação: Reuniões Eixo Protocolos Clínicos: 09 reuniões com o grupo; Reuniões de tarefa: 04 reuniões; Comissão de Prontuários Eletrônicos e Protocolos Clínicos: 01 reunião de instalação dos trabalhos.
• Planejamento Estratégico do HCFMUSP - 7º Workshop “Brilho nos olhos” O workshop promovido pela Superintendência e Diretoria Clínica do HCFMUSP focou na transformação digital em busca de soluções para o paciente e reuniu cerca de 170 multiprofissionais no Centro de Convenções Rebouças - entre lideranças, professores, colaboradores e convidados especiais. O evento da gestão Juntos Somos + HC/Juntos Somos Melhores contribuiu para definir o Planejamento Estratégico 2019 e apresentou a retrospectiva de 2018, com os principais resultados e realizações dos Eixos Temáticos. Os Eixos Temáticos são grupos de trabalho multidisciplinares, que englobam profissionais das áreas assistenciais, administrativas e de apoio. O NTH esteve presente nos 02 dias do workshop. 16. PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES INSTITUCIONAIS Foto: NCI
16. PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES INSTITUCIONAIS • Planejamento Estratégico da FMUSP x O evento organizado pela Diretoria Executiva da FMUSP reuniu as lideranças administrativas da faculdade para apresentação dos resultados obtidos ao longo de 2018 e traçar os desafios para 2019. Profa. Dra. Izabel, responsável pela coordenação do Eixo Humanização, apresentou os resultados alcançados em 2018 (abordado anteriormente neste relatório). • Comissão de Bioética Participação: 19 reuniões. • Comissão de Acesso e Qualidade Hospitalar Participação: 06 reuniões. • Núcleo de Ética e Direitos Humanos da FMUSP Participação: 01 reunião. Planejamento estratégico FMUSP
Relatório de Gestão – NTH 2018 Telefone: 2661-2417 D E-mail: [email protected] D Site: hc.fm.usp.br/humaniza d Facebook: www.facebook.com/RedeHumanizaFMUSPHC Contatos: