The words you are searching are inside this book. To get more targeted content, please make full-text search by clicking here.
Discover the best professional documents and content resources in AnyFlip Document Base.
Search
Published by alex santos, 2023-12-27 06:07:59

DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMA

DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMA

B R A S I L E M D E S T A Q U E CHAPADA DOS VEADEIROS V O L U M E 1 4 E D IÇ Ã O L I M I T A D A | D E Z E M B R O , 2 0 2 3 O Parque pode ser visitado durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril. w w w.bra sile m d e sta q u e.c o m.br


Um paraíso na terra PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 02 Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes. COMUNICADO IMPORTANTE DA PREFEITURA DE ALTO PARAÍSOGO: Nosso país é uma região endêmica do vírus da Febre Amarela, portanto, orientamos que, ao programar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros tome a vacina da Febre Amarela com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da sua viagem. Lembre-se: a única forma de evitar a Febre Amarela é se VACINANDO. Após vacinado, venha tranquilo(a), divirta-se e desfrute da sua estadia neste paraíso. bandas se provam delícias como o chucrute, o Kassler e o Spatzle, massa de batata semelhante ao nhoque. Separe um espaço na barriga para provar ainda pães, cucas, bolachas, tortas e outros doces tipicamente germânicos. Vale a pena ficar de olho no calendário para não perder as festas, que têm desde as comidas locais até apresentações folclóricas e religiosas, de clubes de caça e tiros ou de bandinhas que preservam a cultura alemã. Entre os principais feriados e celebrações está a Festa Pomerana, que acontece anualmente no mês de janeiro, reunindo desfiles e farta gastronomia e a Osterfest, festa da páscoa.


ATRATIVOS E EXPERIÊNCIAS E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 03 COMO CHEGAR De Brasília/DF são cerca de 220 km até a cidade de Alto Paraíso de Goiás.O acesso é feito pela BR-020, em direção à Formosa/GO. No trevo, pegar a BR-010, sentido Alto Paraíso. Após cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118. Para a Área de Visitação em São Jorge: chegando a Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por mais 36 km. O caminho de São Jorge até a portaria do Parque tem menos de 1 km de extensão, sendo possível ir caminhando, de bicicleta ou de carro. Para a Área de Visitação no Pouso Alto: saindo de Alto Paraíso, o visitante deverá seguir pela rodovia GO-118 no sentido Cavalcante por aproximadamente 14km até a entrada para a Base do PNCV. A entrada (Lat.: 14° 1'36.88"S; Long.: 47°31'46.03"O) fica à esquerda, em uma porteira logo após a placa do km176, onde se inicia a estrada de serviço do PNCV. ATRATIVOS E EXPERIÊNCIAS Na Área de Visitação em São Jorge, os visitantes podem percorrer cinco trilhas para conhecer os atrativos do Parque Nacional: Travessia das Sete Quedas, Travessia São Jorge - Capela (Caminho dos Veadeiros), Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha do Cânion II e Cariocas e Trilha da Seriema. Na Área de Visitação no Pouso Alto há trilha cênica com aproximadamente 2km de extensão e setores de escalada na modalidade boulder. Na Área de Visitação no Mulungu há de trilha de 1,5km, com importante desnível, e acesso ao Setor de Escalada do Morro da Baleia.


Projetos na Câmara e Senado propõem nova taxa e cota de conteúdos nacionais para plataformas de streaming E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 04 Dois Projetos de Lei (PLs), um que tramita no Senado Federal, e outro na Câmara dos Deputados, propõem a criação de impostos e de uma cota para obras nacionais nos serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. As propostas também obrigam as plataformas a pagar uma taxa de contribuição para o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional. A regulação também valerá para plataformas de vídeos, como o YouTube, TikTok e Twitch. De acordo com o PL 8889/17, que tramita na Câmara, empresas de conteúdo teriam que cumprir uma cota de até 20% de obras nacionais, a depender da receita bruta das empresas, e realizar repasses à Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). O valor da taxação começa em 0%, para as empresas com receita bruta anual até R$ 3,6 milhões, e tem como limite 4%, para as plataformas com receita bruta anual acima de R$ 70 milhões. Em entrevista à Jovem Pan News, o advogado especialista em direito digital Adriel Voltolini, os PLs não devem afetar diretamente os produtores de conteúdo: “O fato gerador nesses casos vai ser conforme a renda anual dessas big techs. Os 3% vão ser proporcionais ao quanto elas faturaram no ano, isso não impacta diretamente os influencers”. No entanto, a Câmara Brasileira de Economia Digital demonstrou preocupação quanto aos projetos de lei que tratam da regulamentação das plataformas de streaming. Segundo a entidade, caso a proposta siga adiante ela pode reduzir o acesso dos brasileiros à cultura, inibir a inovação no setor audiovisual e ameaçar a ordem econômica e a livre iniciativa. A instituição vê com preocupação o fato dos projetos incluírem, com viés de tributação, diversos tipos de conteúdo audiovisual publicados em diferentes tipos de plataformas digitais. Ou seja, a entidade argumenta que, na prática a proposta passaria a tributar conteúdos compartilhados por pessoas comuns, causando impactos ao modelo gratuito da internet, à publicidade digital feita por pequenos anunciantes e à remuneração de criadores de conteúdo, sem nenhum mecanismo que direcione os recursos arrecadados para investimentos no próprio ecossistema de produção de conteúdo digital. “Quando falamos de 3%, estamos falando de valores altíssimos (…) Querendo ou não, isso acaba impactando muito no orçamento das empresas, 3% de qualquer valor que elas ganhem é um valor altíssimo e esse valor vai deixar de entrar para as mesmas, para ir para o governo, para essa intenção que eles têm de incentivar a cultura brasileira, o que foi o pretexto. Porém, desta forma, pode impactar diretamente os consumidores, os influenciadores e as empresas de uma maneira geral”, criticou Voltolini.


Sintomas e tratamento Entre os dias 7 e 15 de dezembro, quem for aos cinemas de 125 cidades do Brasil assistirá a filme de 29 segundos com alerta sobre os riscos do glaucoma, causa mais comum da cegueira irreversível no mundo. A campanha da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) quer mostrar a importância dos exames preventivos com oftalmologista. A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar. "Infelizmente, no glaucoma a perda de visão é definitiva. No cinema, que é uma arte tão querida por todos, onde vemos imagens belíssimas, o paciente com a visão ruim, não consegue aproveitar. Então quisemos chocar as pessoas. Quase 150 mil pessoas serão impactadas por essa ação e o objetivo é informar que existe essa doença e fazer com que as pessoas procurem o oftalmologista para iniciar o tratamento o mais cedo possível”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Galvão Filho. Apesar de ser a mais comum causa de cegueira o glaucoma ainda é desconhecido por grande parte da população. Segundo uma pesquisa realizada por oftalmologistas ligados à SBG, com 1.636 indivíduos, 90% ignoravam que já apresentavam sinais de risco da doença. As estimativas da SBG mostram que 2,5 milhões de pessoas vivem com a doença no país. Segundo a SBG, no mundo, há pelo menos 3,6 milhões de cegos e 4,1 milhões de indivíduos com deficiência visual moderada a grave devido ao glaucoma. Estima-se que 2040, o número de pessoas com glaucoma em todo o planeta chegará a 114 milhões. De 1% a 2% da população terá a doença. Quando se considera os indivíduos acima dos 70 anos, esse percentual sobe para 6% a 7%. Os dados do dossiê elaborado pela SBG, indicam que em 2022 foram realizadas 10.805.942 consultas oftalmológicas pelo SUS, em todo o Brasil. Como o SUS atende 76% da população (24% têm cobertura de planos de saúde), o que corresponde a cerca de 163 milhões de brasileiros, o percentual de indivíduos que visitaram o oftalmologista uma vez por ano fica em torno de 6,7%. “Por isso, os casos no Brasil são descobertos tão tarde. E o glaucoma descoberto tardiamente é mais difícil e mais caro para tratar. É quatro vezes mais caro tratar um glaucoma avançado do que um inicial. Além disso, os pacientes sofrem mais porque os defeitos visuais são irreversíveis. E isso implica em mais acidente de trânsito, mais quedas e mais custo para o estado”, enfatizou Galvão. Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 05 O glaucoma não tem cura, mas, com diagnóstico precoce, é possível conter o avanço da doença. Por isso, a consulta anual ao oftalmologista é tão importante. A doença afeta a visão das laterais para o centro do olho e por isso o indivíduo não percebe que há algo errado, podendo se dar conta apenas quando até 60% do nervo ótico já estiver destruído. “As pessoas simplesmente não percebem que a visão está sumindo. Elas só percebem quando começam a bater no carro, esbarrar nas pessoas, na lateral de móvel, isso quando o campo visual periférico está danificado”, explicou. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade e normalmente é causada pelo aumento da pressão intraocular, que também passa desapercebida pelo paciente. “O glaucoma não tem sintomas, mas tem sinais. Quando eu vejo o paciente no consultório, um dos primeiros sinais de glaucoma é a pressão intraocular elevada”. Outros aspectos que também podem ser observados em um exame no consultório são defeitos no nervo ótico e no fundo de olho, como aumento da escavação, sangramento e assimetrias de escavação. Ao notar esses sinais, o médico deve pedir exames mais detalhados. Segundo o médico, o glaucoma não tem um tratamento específico e definitivo, e é muito difícil controlar, mas é possível estacionar a doença e a perda de campo visual. Além da pressão intraocular elevada, são fatores de risco o diabetes, a hipertensão arterial e miopia. Pessoas negras também precisam ficar atentas, pois têm maior predisposição a desenvolver o glaucoma. “Se a pessoa tem um desses fatores de risco presentes, precisa ir ao oftalmologista uma vez ao ano”, disse Galvão. O presidente da SBG enfatizou ainda que todo o tratamento para o glaucoma está disponível no SUS para pacientes de qualquer localidade do Brasil. “Se prescrito por um médico, o paciente tem a possibilidade de fazer o tratamento no SUS, incluindo desde os colírios que alguns estados até fornecem gratuitamente, até o tratamento com laser e cirurgias”, finalizou.


Terremoto de magnitude 6,9 atinge Filipinas após tremor que matou duas pessoas e provocou alerta de tsunami Um novo terremoto de magnitude 6,9 foi registrado em frente à costa sul das Filipinas na madrugada de segunda-feira, 4, (noite de domingo no Brasil), informou Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), depois que um forte terremoto na mesma região deixou no sábado pelo menos duas pessoas mortas e provocou um alerta de tsunami. O tremor, o mais recente de uma série de fortes abalos na região, ocorreu pouco antes das 4h locais (17h de domingo no horário de Brasília) a uma profundidade de 30 km e a cerca de 72 km do município de Hinatuan, na ilha de Mindanao. O Instituto Filipino de Sismologia, que registrou o terremoto com magnitude 6,7, afirmou que não havia risco de tsunami. Pouco depois, outro tremor de magnitude 5,4 foi registrado pelo USGS na região, a 28 km de Aras-Asan, a uma profundidade de 43 km. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 06 Um primeiro terremoto de magnitude 7,6 ocorreu no sul das Filipinas no sábado, levando os residentes a evacuar para áreas mais altas ou para o interior. Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas após o fenômeno, relataram as autoridades. Desde o forte terremoto de sábado, que levou as autoridades a ativar um alerta de tsunami em Surigao do Sul e Davao Oriental, houve mais de 500 réplicas. Os tremores causaram alguns danos materiais, embora até o momento as autoridades não tenham registrado nenhuma morte ou pessoas feridas. As Filipinas ficam no chamado Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica e vulcânica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e à bacia do Pacífico, na qual são registrados cerca de 7 mil terremotos, a maioria deles moderados, todos os anos. A maioria é de intensidade leve.


Site de acompanhantes faz proposta de R$ 100 milhões em dez anos ao Rubro-Negro E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 07 Na última sexta-feira, o Vitória revelou duas propostas que podem mexer com futuro no RubroNegro. Uma delas é a mudança, por R$ 200 milhões, do nome do clube para "Fatal Model Vitória". Uma situação complexa e que envolve uma série de etapas caso vá adiante (veja aqui o processo). Mas existe uma outra proposta com um trâmite menos burocrático, com a venda do naming rights do Barradão por R$ 100 milhões em 10 anos. Uma transação que também seria histórica a nível nacional. Antes de mais nada, vale um alerta. Os sócios do Vitória estão em votação se aprovam ou não a venda do naming rights do Barradão, assim como a mudança do nome do clube. As duas propostas foram feitas pela Fatal Model e não são cumulativas. Ou seja: é uma ou outra. . Se a proposta do naming rights for a vencedora? "A decisão que está ao poder do Conselho Diretoria é a venda do naming rights. Se for aprovada, vamos mandar para os órgãos internos do clube", disse o presidente Fábio Mota. O que o Vitória pretende fazer com o dinheiro? Caso a venda dos naming rights se concretize, o Vitória quer usar o dinheiro como primeiro passo para as reformas do Barradão. A ideia é usar os R$ 100 milhões para a construção da cobertura do estádio. O clube projeta um gasto total de R$ 350 milhões com a modernização do seu santuário. O último clube a vender os naming rights do estádio foi o Athletico, em junho deste ano, quando a Arena da Baixada passou a se chamar Ligga Arena. Processo semelhante aconteceu com Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e, na Bahia, com a Arena Fonte Nova.


Rio se prepara para o verão que promete ser um dos mais quentes. Com o objetivo de dar mais segurança a cariocas e turistas durante a época mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros do Rio lançou, na sexta-feira (1º), a Operação Verão 2023/2024, com simulado operacional em Copacabana, na Zona Sul. A Guarda Municipal do Rio e a Capitania dos Portos também iniciaram, recentemente, ações especiais de fiscalização das posturas municipais e das regras de navegação na Praia dos Amores, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Já a Polícia Militar, usa drones, desde setembro, para patrulhar as orlas. Os bombeiros anunciaram reforço no efetivo, com o aumento de 20% no número de guarda-vidas nas praias. Para o próximo verão, o órgão vai contar com 91 motos-aquáticas recém-adquiridas e dois sonares Side Scan para buscas subaquáticas, além de um drone que emite alertas sonoros para os banhistas em situação de risco no mar, em pedras e costões. As ações fazem parte de um investimento de mais de R$ 31 milhões feito pelo governo. Segundo os bombeiros, outras compras estão sendo feitas, como as de embarcações de médio porte multimissão, 43 botes infláveis de resgate, garrafas térmicas, geladeiras e outros itens que vão reforçar os postos. Desde o início de 2023 até agora foram mais de 24 mil salvamentos marítimos, de acordo com a corporação. O número significa um aumento de 60%, já que o mesmo período do ano passado registrou cerca de 15 mil salvamentos. Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros recomenda procurar sempre locais próximos aos postos de guardavidas; respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização; perguntar ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para o banho de mar; não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar; evitar entrar na água logo após se alimentar e não desviar a atenção das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato. Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia e evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. O próximo verão promete ser um dos mais quentes da história do Rio, segundo especialistas. Uma das principais preocupações das autoridades cariocas é a combinação entre calor intenso e as mudanças climáticas e consequências geradas pelo fenômeno El Niño. Apesar de o verão começar em dezembro e terminar em março, a prefeitura do Rio informou que planejou ações que começaram em novembro e vão até abril de 2024. No último dia 18, a capital Fluminense bateu recorde e teve sensação térmica de 59,7ºC em Mangaratiba, na Zona Oeste. O número é o maior da série histórica do sistema Alerta Rio, que iniciou as medições em 2014. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 08


Tartaruga mais antiga do mundo completa 191 anos, na ilha de Santa Helena, no Atlântico. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 09 OPensa-se que ele tenha nascido por volta de 1832. Jonathan foi presenteado a Sir William Grey-Wilson – que mais tarde se tornou governador – chegando de Seychelles a Santa Helena em 1882. Mais 31 governadores vieram e foram embora nas décadas seguintes. Na verdade, Jonathan poderia até ter 200 anos de idade, pois ninguém sabe a sua idade exata, segundo Matt Joshua, chefe do turismo em Santa Helena. Ele disse à CNN: “Jonathan pode mesmo ter 200 anos, porque as informações relativas à sua chegada à ilha não são exatas e não há nenhum registo real do seu nascimento”. Outras provas da sua idade surgiram quando uma velha fotografia tirada entre 1882 e 1886 foi revelada. Nela, um Jonathan completamente crescido pode ser visto a pastar no jardim da Plantation House, a residência do Governador de Santa Helena, onde passou a maior parte da sua vida. O quelônio mais antigo era Tu’i Malila, uma tartaruga irradiada que viveu até 188 anos, pelo menos. Apresentada à família real de Tonga pelo explorador britânico Capitão James Cook por volta de 1777, Tu’i Malila morreu em 1965. Desde o nascimento de Jonathan, o mundo mudou imensamente – a primeira fotografia de uma pessoa foi tirada em 1838, a lâmpada incandescente foi inventada em 1878, o primeiro voo a motor foi para os céus em 1903, e em 1969 Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se as primeiras pessoas na Lua. Para não mencionar duas guerras mundiais e a chegada da Internet. No entanto, o mundo de Jonathan pouco mudou em quase dois séculos – os seus principais interesses continuam a ser dormir, comer e acasalar. Jonathan é alimentado à mão, pois a velhice deixou-o cego e sem olfato, de modo que desconhece a comida se esta for simplesmente colocada no chão. A sua audição, porém, é excelente, e responde bem ao som da voz do seu veterinário, segundo o Guinness. O seu veterinário, Joe Hollins, disse ao GWR que apesar de alguns dos seus sentidos falharem agora, Jonathan ainda tem muita energia – embora ela varie com o tempo. “Em dias suaves, ele vai tomar sol – o seu longo pescoço e pernas esticadas completamente para fora da sua concha para absorver calor e transferi-lo para o seu núcleo”, disse ele. Com tempo mais frio, ele prefere “escavar a si próprio em folhas ou aparas de relva e ali permanecer todo o dia”. Vivendo ao lado de três outras tartarugas gigantes – David, Emma e Fred – os alimentos preferidos de Jonathan incluem couve, pepino, cenoura, maçã e outras frutas sazonais. Hollins acrescentou: “Apesar da sua idade, Jonathan ainda tem uma boa libido e é visto frequentemente a acasalar com Emma e por vezes com Fred – os animais muitas vezes não são particularmente sensíveis ao gênero!” O animal idoso é como uma celebridade na ilha, localizada no Atlântico Sul. Joshua disse: “Há gerações e gerações de nascidos em Santa Helena, também conhecida como Santos, que têm fotografias da avó com ele quando criança. “Ele é muito amado e as pessoas olham por ele.” Oficiais na ilha estão atualmente trabalhando nas celebrações do aniversário de Jonathan, que estão planejadas para o final deste ano. Será emitida uma série de selos comemorativos e qualquer pessoa que o visite este ano receberá um certificado com a primeira foto conhecida da sua pegada.


Filme do Chico Bento ganha primeiro teaser. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 10 AA Mauricio de Sousa Produções (MSP) divulgou o teaser do filme do Chico Bento, que tem o título completo de "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa". O longa é ambientado na Vila da Abobrinha, cidade fictícia dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, que foi recriada em Bragança Paulista e Itatiba, no interior de São Paulo. Na trama, a turma vai se unir para salvar a goiabeira maraviósa de Nhô Lau em uma história escrita por Elena Altheman ("Use Sua Voz") e Raul Chequer ("Choque de Cultura"), e dirigida por Fernando Fraiha ("Bem-Vinda, Violeta!"). O elenco destaca o estreante Isaac Amendoim no papel título, além de Anna Julia Dias como Rosinha, o interesse amoroso de Chico; Pedro Dantas como Zé Lelé, o primo e melhor amigo do personagem; Lorena de Oliveira como Tábata, a melhor amiga de Rosinha; e a dupla Davi Okabe e Guilherme Tavares como Hiro e Zé da Roça. Para completar, o filme ainda inclui os experientes Augusto Madeira ("Bingo: O Rei das Manhãs") e Enzo Henrique ("Exploradores") como os vilões Dotô Agripino e Genesinho. A Mauricio de Sousa Produções revelou que o personagem ganharia seu próprio live-action numa cena pós-créditos exibida em "Turma da Mônica: Lições" (2021). O anúncio do pequeno Isaac como o protagonista foi feito em março deste ano pelo próprio Mauricio de Sousa. O personagem foi criado pelo desenhista em 1961, inspirado em um tio-avô. Agora, ele assume a responsabilidade de dirigir o retrato inédito do Chico Bento no filme "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa", que ainda não tem previsão de estreia, mas segundo o próprio Chico/Isaac chega "daqui a poquim nos cinemas".


BRASIL EM DESTAQUE DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMA recebeu o Prêmio Melhores do Ano em RIO DE JANEIRO - RJ É com grande satisfação que anunciamos que a DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMA recebeu o prêmio de melhores do ano como reconhecimento ao seu notável desempenho e excelência em seus serviços. Com um compromisso inabalável com a qualidade, inovação e satisfação, a DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMAdestaca-seno mercado. Sua equipe dedicada e talentosa tem sido o alicerce do sucesso, proporcionando soluções sob medida e atendimento excepcional aos clientes. Com uma visão estratégica, a empresa superou desafios, alcançou metas ambiciosas e estabeleceu novos padrões de referência no setor. Parabenizamos a DRA. NÁDIA AMÂNCIO DE LIMA por sua conquista notável e desejamos que continue a inspirar e liderar o mercado com sua visão inovadora e compromisso inabalável com a excelência. Nosso prêmio é o reflexo do reconhecimento merecido por sua dedicação e talento. Parabéns! E D I Ç Ã O N O V E M B R O Por: ROGER CESAR PG 11 A empresa está localizada na Rua Augusto de Vasconcelos, 544, sala 428, campo grande, Rio de Janeiro - RJ 23045120 Contato pelo fone (21) 3251-1249 ou (21) 99218-1499


Tom Cavalcante negocia volta para a Record. E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 12 Tom Cavalcante está em negociações com a Record. Aos 61 anos, o humorista deve voltar à emissora em que comandou, entre 2004 e 2011, o Show do Tom. No retorno, ele deve apresentar um formato internacional de game show. De acordo com informações do colunista Flavio Ricco, do R7, Tom Cavalcante vai apresentar a versão brasileira de Still Standing (“Ainda em Pé”, em tradução livre), em exibição na TV aberta da Argentina. Os participantes encaram uma competição que combina curiosidades, agilidade mental e conhecimentos gerais. Quem perde sai do jogo e despenca, literalmente, pelo chão do estúdio, que se abre. As gravações devem acontecer no primeiro semestre de 2024, e a exibição será a partir de julho. O programa será realizado pela produtora Boxfish. O game, que tem adaptações em vários países, já teve uma versão brasileira, com o título Quem Fica em Pé?. Sob o comando de José Luiz Datena, a atração foi ao ar na Band, entre 2012 e 2013. Nos últimos anos, Tom Cavalcante apareceu com frequência na Globo e participado de humorísticos em canais a cabo vinculados à emissora carioca, especialmente o Multishow. Os projetos mais recentes do comediante foram nas redes sociais e em plataformas de streaming. Desde 2021, ele apresenta o reality show LOL: Se Rir, Já Era!, do Prime Video.


Novo método para teste de glicose usa saliva no lugar de sangue E D I Ç Ã O D E Z E M B R O PG 13 Um novo método para realizar exame de glicose de forma rápida e prática, que não envolve sangue e agulha, foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Colgate-Palmolive. Trata-se de um biossensor eletroquímico que coleta amostras de saliva. A saliva tem sido explorada como uma forma alternativa de rastrear biomarcadores importantes. No entanto, a maioria dos métodos requer equipamento de laboratório. Para tornar as análises convenientes para testes caseiros, é necessária uma plataforma de detecção simples, mas precisa. Os pesquisadores usaram um biossensor eletroquímico baseado em aptâmero (E-AB), que produz uma mudança eletroquímica mensurável quando um pedaço de DNA ou RNA especialmente projetado se liga ao alvo desejado. Os sensores foram imersos na saliva, sem necessidade de etapas adicionais de preparação ou reagentes. Em experimentos, os pesquisadores descobriram que os dispositivos retornavam resultados em 30 segundos, permaneciam estáveis na saliva não diluída por até três dias e mantinham a sensibilidade por até uma semana, se lavados após cada uso. Essa simplicidade torna o teste fácil o suficiente para ser realizado em casa sem auxílio de um profissional. Os pesquisadores afirmaram que essa tecnologia é a primeira do gênero a detectar glicose na saliva humana e esperam que possa ajudar a monitorar a saúde em casa, de forma menos invasiva e mais fácil de realizar, especialmente para pessoas com doenças crônicas como, por exemplo, diabetes. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica ACS Sensors.


BRASIL EMDESTAQUEVOLUME 14 E D IÇ Ã O L I M I T A D A | D E Z E M B R O , 2 0 2 3 www.brasilemdestaque.com.br


Click to View FlipBook Version